A lei no Antigo Testamento é um todo unificado, não uma colcha de retalhos de regras e histórias aleatórias, mas isso não significa que podemos tratar tudo da mesma maneira, porque dentro das leis da Antiga Aliança existem classes discerníveis de leis. Se você já se perguntou por que os cristãos são proibidos de cobiçar, mas agora são autorizados a comer carne de porco, então já percebeu porque essas distinções são importantes.

Distinções: Moral, Civil, Cerimonial

Tradicionalmente, os teólogos em todo o espectro teológico reconheceram que algumas das leis da Antiga Aliança eram leis universais, para todos os homens sem exceção (chamadas morais), algumas leis se aplicavam às atividades diárias de Israel como uma nação (chamadas civis) e algumas eram leis que eram obrigatórias antes de Cristo, embora não estivessem ligadas especificamente à terra (chamadas de cerimoniais). E embora alguns movimentos modernos (por exemplo, Teologia da Nova Aliança, Teonomia) neguem, há boas razões para afirmar essa distinção histórica e tripla de leis morais, civis e cerimoniais.

10 Razões Para a Distinção

Hoje quero dar-lhes as dez principais razões para afirmar essa distinção tripla da lei da Antiga Aliança. Estas e outras razões são encontradas no excelente livro de Philip S. Ross, From the Finger of God: The Biblical and Theological Base for the Threefold Division of the Law.

1) Um nome especial: Apenas a lei moral, como encontrada nos Dez Mandamentos, foi separada por um nome especial: Dez Palavras. (Êxodo 34:28; Deuteronômio 4:13; 10:4).

2) Escritos em pedra: Somente os Dez Mandamentos foram escritos em tábuas de pedra (Deuteronômio 4:13).

3) Pelo dedo de Deus: Somente os Dez Mandamentos foram escritos pelo dedo de Deus (Êxodo 31:18).

4) Localização: Os Dez Mandamentos foram colocados na arca da aliança (Êxodo 25:16, 21-22). As outras leis foram colocadas ao lado da arca (Deuteronômio 31:26).

5) O “fim”: Depois dos Dez Mandamentos (Deuteronômio 5:7-21), as Escrituras dizem que Deus “não adicionou mais nada” (Deuteronômio 5:22). Como ainda havia outras leis por vir, isso significa que Ele não acrescentou mais nada aos Dez Mandamentos. Em outras palavras, embora existam outros mandamentos, não existem os “Onze Mandamentos”.

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6) Leis segundo um “modelo”: Embora ambas as leis civis e cerimoniais sejam tipológicas, somente o tabernáculo e todas as leis cerimoniais relacionadas a ele (Êxodo 25, Levíticos 7) são derivadas do “modelo” que foi mostrado a Moisés do céu (Êxodo 25:9, 40; Hebreus 8:5).

7) Leis para a terra: Diferentemente da lei moral e cerimonial, os “estatutos e ordenanças” das leis civis deveriam ser observados “somente na terra” (Deuteronômio 4:5 14; Deuteronômio 5:31; Deuteronômio 6:1; Deuteronômio 12:1).

8) Cumprir ou abolir: A declaração de Jesus em Mateus 5:17 e a declaração de Paulo em Efésios 2:14-15 só podem fazer sentido se você reconhecer a distinção tripla na lei.

9) Ensinamento apostólico: Os apóstolos trabalham dentro dessas categorias. As leis morais ainda são obrigatórias (Efésios 6:1), as leis civis já passaram e estamos sujeitos a leis não-israelitas (Romanos 13:1), e as leis cerimoniais já passaram porque eram tipos e sombras cumpridas em Cristo (Colossenses 2:16-17; Atos dos Apóstolos 11:9-12).

10) É a visão católica (universal): A distinção tripla da lei é uma doutrina que uniu os cristãos de diferentes épocas e tradições teológicas. Justino Mártir, Tomás de Aquino, João Calvino, a Assembléia de Westminster e muitos outros a afirmaram.

 

Traduzido por Fabicio Luís Lovato  a partir de 10 Reasons to Affirm the Moral, Civil, and Ceremonial Laws <http://christopherchelpka.micro.blog/2012/05/31/reasons-to-affirm.html>


NOTA DO TRADUTOR: Como afirmado no ponto 10, a visão de que há uma tríplice divisão da Lei foi mantida historicamente por muitos estudiosos. Poderíamos citar, adicionalmente, Tertuliano, Agostinho, Melanchton, Francis Turrentin e a Confissão de Fé Batista de Londres (1689) e escritores judeus como Boaz Cohen e Samuel Holdhein.

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