O Testemunho das Escrituras

Quando Deus criou os seres humanos, Ele os fez de um modo especial que os distinguiu do resto da criação. Quando Deus fez o primeiro homem e a primeira mulher, Ele colocou neles à "imagem de Deus". O que significa ser criado à imagem de Deus? Muito se tem especulado sobre o que isso poderia significar. É um conceito difícil para compreender, e muitas pessoas tentaram dar uma interpretação da frase "imagem de Deus".

No contexto de Gêneses 1:26-27, duas descrições são usadas para explicar o que à imagem de Deus poderia ser. Quando Deus disse, "façamos o homem à nossa imagem", segue-se uma decisão de que os humanos teriam domínio sobre o resto da criação. Os seres humanos teriam poder sobre os mares, o ar, a terra, e as criaturas que residem nesses reinos. Parece por este contexto que ser criado à imagem de Deus nos faz com que tenhamos uma grande responsabilidade pela criação dele. Da mesma maneira que Deus é o vigia definitivo de sua criação, nós que fomos criados à imagem dele devemos ser os bons mordomos  do que Ele deu a nós. 

Há uma segunda descrição dentro do texto que informa nossa compreensão do que significa ser criado a imagem de Deus. Gêneses 1:27  diz "Criou Deus, pois, o homem à sua própria imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os  criou". Isto indica que ambos, macho e fêmea, são criados à imagem de Deus. 

Enquanto pode ser difícil definir o que ser criado à imagem de Deus faz em nós. Quando Deus decidiu criar a humanidade à imagem dele, Ele proclamou que os seres humanos seriam a obra mais nobre da sua criação. Ele deu para os humanos o direito de governar sobre a  criação. Salmos 8:5 diz que Ele deu para os humanos uma posição muito alta, justamente "fizeste-o, no entanto, por um pouco menor do que Deus, e de glória o coroaste"

O Testemunho da História

Como eu mencionei no Testemunho das Escrituras, é difícil de definir o que a frase, "imagem de Deus" significa. Durante os séculos, muitos tentaram dar interpretações diferentes. Algumas pessoas disseram que "imagem de Deus" se refere à responsabilidade moral que Deus deu a nós. Deus como Criador tem o poder para escolher, e Ele também deu este poder a nós. Quando nós exercitamos nosso livre arbítrio, nós estamos mostrando à imagem de Deus. Outros disseram que à imagem de Deus em nós é nossa capacidade para argumentar. Deus é um ser racional que cria e pensa de um modo racional, ordenado. Como seres humanos, podemos não agir sempre racionalmente, mas nós temos capacidade para argumentar coisas  e isto reflete a imagem de Deus em nós. Ainda outros pensam que a imagem tem que ver com o espírito dentro de nós. Deus é espírito, e Ele nos criou com um espírito. Assim como Deus é eterno, nosso espírito também é eterno. 

Qualquer interpretação que a pessoa tenha sobre o que à imagem de Deus significa, nós provavelmente podemos concordar  que esta imagem foi manchada pelo pecado. Como criaturas nós agora somos uma reflexão distorcida do Criador. Como pecadores que somos a imagem assim, é distorcida do que parece ter sido. Jesus Cristo veio restabelecer aquela imagem de Deus para a humanidade. Ele era o ser humano perfeito. Ele estava sem pecado. Quando Ele morreu em nosso lugar, o sangue dele nos limpou de nossos pecados. Com nossos pecados lavados, a imagem de Deus começa a brilhar novamente em nós. 

Uma Fé para Hoje.

Ser criado à imagem de Deus é uma das grandes verdades das Escrituras. Mas como este conceito teológico deveria mudar nossas vidas? Há três áreas onde a imagem de Deus deve influenciar, pelo menos, o modo que nós vivemos. O conceito de ser criado á imagem de Deus deve afetar o modo que nós pensamos sobre nós mesmos, o modo que tratamos um ao outro, e o modo que nós usamos os recursos do mundo.  

Primeiro, sabendo que fomos criados à imagem de Deus deve influenciar a maneira que pensamos sobre nós mesmos. Muitos cristãos confundem humildade com uma auto-imagem negativa.  Enquanto é verdade que não devemos pensar mais altamente de nós mesmos que de outros,  temos que nos lembrar de nossa posição na Criação. Salmos 8:5 diz que Deus nos colocou só um pouco abaixo que os anjos e Ele nos coroou com glória e honra. Nós somos importantes aos olhos dele. Nós somos tão especiais a Deus que Ele nos dotou da imagem dele. Nós não deveríamos pensar de nós mesmos como criaturas desprezíveis no nível do reino animal.  

Secundariamente, o conhecimento que todos os humanos são criados na imagem de Deus deve afetar o modo que interagimos um com o outro. Em Levíticos 19:18 Deus falou para o povo dele: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" . E Jesus repetiu este mandamento em Mateus 22:39 e disse que este é o segundo maior mandamento. Nós temos que tratar um ao outro com respeito porque cada um de nós fomos criados à imagem de Deus. Quando você encontra outro ser humano, você está olhando alguém que reflete à imagem de Deus. Assim o modo que tratamos os outros seres humanos afeta o modo  que nós tratamos a Deus. Isso é por que 1 João 4:20 diz, como uma pessoa pode amar Deus e, contudo odiar alguém que leva dentro dele ou ela a imagem de Deus? 

Finalmente, o fato de que fomos criados à imagem de Deus, precisa  dirigir o modo que nós tratamos o resto da criação. De acordo com Gêneses 1:26, uma das características de ser criados à imagem de Deus é ser um regente sobre a criação de Deus. Deus deu domínio para os seres humanos sobre a criação dele. Nós que fomos feitos à imagem de Deus devemos ser um fiel mordomo do que Deus confiou a nós.  Nós temos que usar os recursos que Ele deu a nós, mas  também devemos ter cuidado para não desperdiçar esses recursos. Nós não devemos destruir o que o Criador criou. Precisamos cuidar do meio ambiente e trabalhar para corrigir os enganos que nós fizemos para poluir isto. Nós mostramos que nós somos os bons mordomos dos presentes de Deus tendo cuidado com a terra e as criaturas que vivem aqui. Porém, uma vez mais temos que nos lembrar de nossa posição na ordem da criação. Como portadores da imagem de Deus, nós somos mais importantes que o resto de criação. Animais e plantas não substituem os humanos. Nós temos domínio de tudo aquilo vive nos mares, ar e terra. Os seres humanos não estão no mesmo nível juntamente com o resto da criação. Nós temos que nos lembrar de nossa posição de como lidamos com Deus, nós mesmos, um ao outro e o mundo ao redor de nós. 
 
 

Bibliografia

DAVIS, Eric.  Seventh Day Baptist Beliefs - A Study Guide. Nova Iorque: ASTS. 2001.  86p.

Artigos Relacionados

Oseias 2:11 é uma profecia sobre a abolição do Sábado? Oseias 2:11 é uma profecia sobre a abolição do Sábado?
TEXTO: Acabarei com a sua alegria: suas festas anuais, suas luas novas, seus dias de sábado e todas as suas festas fixas. Oséias 2:11 ALEGAÇÃ...
Como a Páscoa Matou a Minha Fé no Ateísmo Como a Páscoa Matou a Minha Fé no Ateísmo
Foi a pior notícia que recebi como ateu: minha esposa agnóstica decidira se tornar cristã. Isso não fazia parte do acordo quando nos casamos! Eu...
“Experiências de Quase-Morte”: As Visitas ao Céu São Reais? “Experiências de Quase-Morte”: As Visitas ao Céu São Reais?
Um livro de um pastor contando a visita de seu filho ao céu subiu ao topo da lista de best-sellers e se tornou um grande filme. Cristãos foram rá...
Os Cristãos Podem Praticar Ioga? Os Cristãos Podem Praticar Ioga?
Muitos acreditam que o Ioga trata-se apenas de uma série de exercícios físicos, de postura e/ou respiratórios, a fim de se alcançar um estado de...

Graça Maior - Eric Davis, . Disponível em: https://mail.gracamaior.com.br/mensagens/210-a-imagem-de-deus.html. Acesso em 24 Maio 2019.
Envie suas perguntas