O Testemunho das Escrituras

Quando Deus criou os seres humanos, Ele os fez de um modo especial que os distinguiu do resto da criação. Quando Deus fez o primeiro homem e a primeira mulher, Ele colocou neles à "imagem de Deus". O que significa ser criado à imagem de Deus? Muito se tem especulado sobre o que isso poderia significar. É um conceito difícil para compreender, e muitas pessoas tentaram dar uma interpretação da frase "imagem de Deus".

No contexto de Gêneses 1:26-27, duas descrições são usadas para explicar o que à imagem de Deus poderia ser. Quando Deus disse, "façamos o homem à nossa imagem", segue-se uma decisão de que os humanos teriam domínio sobre o resto da criação. Os seres humanos teriam poder sobre os mares, o ar, a terra, e as criaturas que residem nesses reinos. Parece por este contexto que ser criado à imagem de Deus nos faz com que tenhamos uma grande responsabilidade pela criação dele. Da mesma maneira que Deus é o vigia definitivo de sua criação, nós que fomos criados à imagem dele devemos ser os bons mordomos  do que Ele deu a nós. 

Há uma segunda descrição dentro do texto que informa nossa compreensão do que significa ser criado a imagem de Deus. Gêneses 1:27  diz "Criou Deus, pois, o homem à sua própria imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os  criou". Isto indica que ambos, macho e fêmea, são criados à imagem de Deus. 

Enquanto pode ser difícil definir o que ser criado à imagem de Deus faz em nós. Quando Deus decidiu criar a humanidade à imagem dele, Ele proclamou que os seres humanos seriam a obra mais nobre da sua criação. Ele deu para os humanos o direito de governar sobre a  criação. Salmos 8:5 diz que Ele deu para os humanos uma posição muito alta, justamente "fizeste-o, no entanto, por um pouco menor do que Deus, e de glória o coroaste"

O Testemunho da História

Como eu mencionei no Testemunho das Escrituras, é difícil de definir o que a frase, "imagem de Deus" significa. Durante os séculos, muitos tentaram dar interpretações diferentes. Algumas pessoas disseram que "imagem de Deus" se refere à responsabilidade moral que Deus deu a nós. Deus como Criador tem o poder para escolher, e Ele também deu este poder a nós. Quando nós exercitamos nosso livre arbítrio, nós estamos mostrando à imagem de Deus. Outros disseram que à imagem de Deus em nós é nossa capacidade para argumentar. Deus é um ser racional que cria e pensa de um modo racional, ordenado. Como seres humanos, podemos não agir sempre racionalmente, mas nós temos capacidade para argumentar coisas  e isto reflete a imagem de Deus em nós. Ainda outros pensam que a imagem tem que ver com o espírito dentro de nós. Deus é espírito, e Ele nos criou com um espírito. Assim como Deus é eterno, nosso espírito também é eterno. 

Artigos Relacionados

A Verdade Sobre a Criação A Verdade Sobre a Criação
Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados: no dia em que o Senhor Deus fez a...
Alguns Efeitos do Transgenerismo Alguns Efeitos do Transgenerismo
Adolescentes que sofrem de disforia de gênero correm um risco muito maior de suicídio do que outros...
Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento
Jesus Cristo é o cumprimento das promessas e profecias do Antigo Testamento. Ele é a semente...
Jesus e o Yom Kippur Jesus e o Yom Kippur
Milhões de judeus em todo o mundo celebram anualmente o "Yom Kippur" (o "Dia da Expiação"). Essa...

Qualquer interpretação que a pessoa tenha sobre o que à imagem de Deus significa, nós provavelmente podemos concordar  que esta imagem foi manchada pelo pecado. Como criaturas nós agora somos uma reflexão distorcida do Criador. Como pecadores que somos a imagem assim, é distorcida do que parece ter sido. Jesus Cristo veio restabelecer aquela imagem de Deus para a humanidade. Ele era o ser humano perfeito. Ele estava sem pecado. Quando Ele morreu em nosso lugar, o sangue dele nos limpou de nossos pecados. Com nossos pecados lavados, a imagem de Deus começa a brilhar novamente em nós. 

Uma Fé para Hoje.

Ser criado à imagem de Deus é uma das grandes verdades das Escrituras. Mas como este conceito teológico deveria mudar nossas vidas? Há três áreas onde a imagem de Deus deve influenciar, pelo menos, o modo que nós vivemos. O conceito de ser criado á imagem de Deus deve afetar o modo que nós pensamos sobre nós mesmos, o modo que tratamos um ao outro, e o modo que nós usamos os recursos do mundo.  

Primeiro, sabendo que fomos criados à imagem de Deus deve influenciar a maneira que pensamos sobre nós mesmos. Muitos cristãos confundem humildade com uma auto-imagem negativa.  Enquanto é verdade que não devemos pensar mais altamente de nós mesmos que de outros,  temos que nos lembrar de nossa posição na Criação. Salmos 8:5 diz que Deus nos colocou só um pouco abaixo que os anjos e Ele nos coroou com glória e honra. Nós somos importantes aos olhos dele. Nós somos tão especiais a Deus que Ele nos dotou da imagem dele. Nós não deveríamos pensar de nós mesmos como criaturas desprezíveis no nível do reino animal.  

Secundariamente, o conhecimento que todos os humanos são criados na imagem de Deus deve afetar o modo que interagimos um com o outro. Em Levíticos 19:18 Deus falou para o povo dele: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" . E Jesus repetiu este mandamento em Mateus 22:39 e disse que este é o segundo maior mandamento. Nós temos que tratar um ao outro com respeito porque cada um de nós fomos criados à imagem de Deus. Quando você encontra outro ser humano, você está olhando alguém que reflete à imagem de Deus. Assim o modo que tratamos os outros seres humanos afeta o modo  que nós tratamos a Deus. Isso é por que 1 João 4:20 diz, como uma pessoa pode amar Deus e, contudo odiar alguém que leva dentro dele ou ela a imagem de Deus? 

Finalmente, o fato de que fomos criados à imagem de Deus, precisa  dirigir o modo que nós tratamos o resto da criação. De acordo com Gêneses 1:26, uma das características de ser criados à imagem de Deus é ser um regente sobre a criação de Deus. Deus deu domínio para os seres humanos sobre a criação dele. Nós que fomos feitos à imagem de Deus devemos ser um fiel mordomo do que Deus confiou a nós.  Nós temos que usar os recursos que Ele deu a nós, mas  também devemos ter cuidado para não desperdiçar esses recursos. Nós não devemos destruir o que o Criador criou. Precisamos cuidar do meio ambiente e trabalhar para corrigir os enganos que nós fizemos para poluir isto. Nós mostramos que nós somos os bons mordomos dos presentes de Deus tendo cuidado com a terra e as criaturas que vivem aqui. Porém, uma vez mais temos que nos lembrar de nossa posição na ordem da criação. Como portadores da imagem de Deus, nós somos mais importantes que o resto de criação. Animais e plantas não substituem os humanos. Nós temos domínio de tudo aquilo vive nos mares, ar e terra. Os seres humanos não estão no mesmo nível juntamente com o resto da criação. Nós temos que nos lembrar de nossa posição de como lidamos com Deus, nós mesmos, um ao outro e o mundo ao redor de nós. 
 
 

Bibliografia

DAVIS, Eric.  Seventh Day Baptist Beliefs - A Study Guide. Nova Iorque: ASTS. 2001.  86p.

Artigos Relacionados

Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento
Jesus Cristo é o cumprimento das promessas e profecias do Antigo Testamento...
Os Pais da Igreja e a Doutrina da Criação Os Pais da Igreja e a Doutrina da Criação
O que a igreja primitiva acreditava sobre a criação? Em seus primeiros 16 séculos, a igreja ensinou...
Cada Livro da Bíblia em Uma Palavra Cada Livro da Bíblia em Uma Palavra
Deus Se revela através de Sua Palavra. Quando Ele fala, Ele nos ensina como Ele é, como Ele age e...
Cinco Problemas Científicos com as Teorias da Evolução Química e Biológica Cinco Problemas Científicos com as Teorias da Evolução Química e Biológica
O Discovery Institute identifica cinco áreas da ciência que apresentam sérios problemas para o...

Envie suas perguntas