Temos notado ultimamente que as palavras vão perdendo o seu verdadeiro sentido. Por exemplo, louvor, adoração. Queremos nesta meditação falar sobre paixão e amor. Parece que está havendo confusão. São duas palavras distintas. Temos ouvido corinhos onde se usa a expressão, "Estou apaixonado por Cristo"; quando deveria ser, eu amo a Cristo, ou, estou amando Cristo.

Já imaginaram como seria, se amor e paixão fossem sinônimos?  João 3:16 seria: "Porque Deus se apaixonou pelo mundo de tal maneira que enviou o Seu Filho...". Ou esta outra palavra: "Te apaixonarás pelo Senhor teu Deus de todo o teu coração... porque este é o primeiro e grande mandamento. E te apaixonarás pelo teu próximo como a ti mesmo". Como podemos perceber, ficaria muito complicado trocar o amor pela paixão.

Afinal que é paixão? É um sentimento violento, descontrolável e pode levar uma pessoa a cometer loucuras contra a pessoa por quem se sente paixão ou mesmo cometer suicídio; e a história registra muitos fatos assim; enquanto o apóstolo Paulo em I Corintios 13 nos dá características bem diferentes do amor em relação à paixão, dizendo que o amor é benigno, é paciente, tudo sofre, tudo espera, tudo suporta; o amor nunca falha. O amor é capaz de perdoar, enquanto que a paixão pode matar destruir etc., aliás, na Bíblia quando se faz referencia à paixão, se faz referindo-se aos sentimentos carnais. É uma palavra muito pouco usada na Bíblia. Temos que ser cuidadosos quando recebemos um corinho, produzido por alguém que desconhece os ensinos teológicos da Bíblia.

Artigos Relacionados

Sobre Deus
O espiritismo nega a existência de um Deus pessoal. Dizem: "Ab-rogamos a idéia de um Deus pessoal"(...
Sobre o amor de Deus e o inferno
“O amor de Deus exige o inferno. Um Deus de amor não pode forçar as pessoas a amá-Lo. Os que...
Sobre o erro n°5 - a negação do amor ao próximo
Nesta crença o sofrimento e as boas obras libertam a pessoa das reencamações. Como pode ser possível...
O que Deus pensa das imagens?
E eu retribuirei em dobro a sua iniquidade e o seu pecado, porque contaminaram a minha terra com os...

Temos a impressão de que esses grupos chamados, "Grupos de louvor", não examinam esses novos corinhos para verificar se neles existem heresias. Aliás, é dever do pastor que é o chefe do rebanho, fazer seleção desses novos corinhos que surgem por aí à esmo; e assim estaríamos evitando a entrada de tantas heresias que vem desvirtuando a mensagem bíblica. Bom seria se atentássemos para o que diz Paulo em I Corintios 11:19: "Até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros, se manifestem". Perdoem-me dizer que o pastor que não cuida o seu rebanho desses perigos, é um pastor relaxado, descuida e irresponsável. É pastor que permite a entrada de lobos devoradores que destroem o seu rebanho.

Além desta palavra paixão, temos esta outra, referindo-se ao Espírito Santo que diz: "E passeia no meio do teu povo". A função do Espírito não é passear, e sim agir, convencer, cuidar, abençoar etc. Atentemos para as palavras de Paulo em Atos dos Apóstolos 20;28:

Olhai pois por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus que Ele resgatou com Seu próprio sangue".

Deus quer que sejamos zelosos do bem e da verdade; mas zelosos com entendimento. Ele quer que saibamos discernir entre o trigo e o joio. Esperamos ter contribuído para corrigir e evitar esses males; ou pelo menos ter alertado aos amados irmãos da igreja do Senhor.

Artigos Relacionados

O Sentido do Matrimônio O Sentido do Matrimônio
O café da manhã que mamãe preparava era maravilhoso! Embora fôssemos uma família humilde, minha mãe...
Posso ou devo? - João 14:15 Posso ou devo? - João 14:15
"Se me amais, guardareis os meus mandamentos."Perguntei a um jovem: "como está a sua comunhão com...
Chamados para se relacionar Chamados para se relacionar
Estudo sobre 1 Coríntios 7.1-15 Verso áureo Quero que todos os homens sejam tais como também eu...