Jesus, o Desejado de Todas as Nações

 ...e farei tremer todas as nações, e virá o Desejado de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos     

Ageu 2:7 ARC

Esse versículo fascinante aparentemente tem um duplo significado. Aplica-se primeiro à reconstrução do templo por Zorobabel. Nesse sentido, Deus promete que a riqueza das nações fluirá para o templo em Jerusalém. O restante do versículo promete que Deus encherá o templo reconstruído com a Sua glória. 

Os cristãos têm tradicionalmente visto neste versículo um prenúncio da vinda de Cristo porque Jesus, em João 2:20-21, se referiu ao seu corpo como “este templo”, o que significa que em sua vida, morte e ressurreição, ele cumpriria o que o templo retratava por meio de seu design, seu sacerdócio, sua mobília e seus sacrifícios. Jesus é o “Desejado de Todas as Nações” definitivo e o esplendor da glória de Deus. O que o templo representou, Cristo cumpriu.

Mas isso não é tudo. 

Quando o escritor de Hebreus contemplou a vinda do fim dos tempos, ele citou Ageu 2:6 e aplicou-o à vinda de Cristo:

  Aquele cuja voz outrora abalou a terra, agora promete: "Ainda uma vez abalarei não apenas a terra, mas também o céu". As palavras "ainda uma vez" indicam a remoção do que pode ser abalado, isto é, coisas criadas, de forma que permaneça o que não pode ser abalado.    

Hebreus 12:26-27

É isso o que Deus está fazendo em nossos dias. Ele está sacudindo as nações - literalmente! - para que o mundo esteja pronto para a vinda de Cristo. Assim como o primeiro advento de Cristo aconteceu “quando chegou a plenitude dos tempos” (Gálatas 4:4), da mesma forma seu retorno à Terra ocorrerá quando Deus tiver preparado tudo exatamente como prometeu. 

Jesus é o único que pode cumprir os desejos mais profundos do coração humano. Como disse Pascal, existe um vácuo em forma de Deus dentro de cada pessoa. Se não preenchermos o vácuo com Deus, somos obrigados a preenchê-lo com o “junk food” [comida não saudável] espiritual deste mundo, mas, nesse caso, nunca estaremos satisfeitos. 

As pessoas do mundo desejam a Cristo, embora não o saibam, pois somente ele pode atender às suas necessidades mais profundas. Um dos versos da canção “Hark! the Herald Angels Sing”, de Charles Wesley, contém um versículo que menciona este nome de Cristo (e vários outros também). Embora raramente seja cantada, contém profundas verdades bíblicas:

“Venha, desejado das nações, venha,

Fixa em nós a tua humilde casa;

Artigos Relacionados

Jesus é uma cópia de divindades pagãs? Respondendo “Zeitgeist” Jesus é uma cópia de divindades pagãs? Respondendo “Zeitgeist”
Em 2007, o documentário “Zeitgeist: O Filme” popularizou a ideia, desenvolvida por estudiosos...
A Origem do Papado A Origem do Papado
O Catecismo da Igreja Católica declara: “O Pontífice Romano, em razão de seu cargo de Vigário de...
Mateus 24:20 e a Observância do Sábado Mateus 24:20 e a Observância do Sábado
Em Mateus 24, Jesus está respondendo perguntas dos apóstolos, a respeito de Sua segunda vinda e da...
A Bíblia É Realmente Confiável? A Bíblia É Realmente Confiável?
Nenhum livro deu mais o que dizer, seja bom ou ruim, do que a Bíblia. Atualmente, vivemos um tempo...

Levanta-te, semente vencedora da mulher,

Esmaga em nós a cabeça da serpente. 

 

A semelhança de Adão agora se apaga,

Estampa a tua imagem em seu lugar.

Segundo Adão vindo de cima,

Restabeleça-nos em teu amor.”

"Hark! the Herald Angels Sing" de Charles Wesley

As nações nunca viverão em paz até que conheçam Jesus. Podemos ficar em paz enquanto elas vivem sem ele?

Senhor Jesus, enquanto esperamos pelo seu retorno, ajude-nos a torná-lo conhecido em todas as nações. Amém.


Sobre o autor:

O Dr. Ray Pritchard é o presidente do Keep Believing Ministries, um ministério virtual que atende cristãos em 225 países. Ele é o autor de 29 livros, incluindo Stealth Attack, Fire and Rain, Credo, The ABCs of Christmas, The Healing Power of Forgiveness, An Anchor for the Soul e Why Did This Happen to Me?
Ray e Marlene, sua esposa há 39 anos, têm três filhos - Josh, Mark e Nick, duas noras - Leah e Vanessa, e quatro netos - Knox, Eli, Penny e Violet. Seus hobbies incluem andar de bicicleta, navegar na Internet e qualquer coisa relacionada à Guerra Civil Americana.


Traduzido por Fabricio Luis Lovato a partir de "Desire of All Nations" <https://www.crosswalk.com/blogs/dr-ray-pritchard/desire-of-all-nations.html> de Dr. Ray Pritchard.

Artigos Relacionados

Jesus Ensina que Deus É Injusto? Jesus Ensina que Deus É Injusto?
Algumas pessoas argumentam a partir da Bíblia que Deus condena as pessoas que rejeitam Sua revelação...
Onde está o túmulo de Jesus: na “Igreja do Santo Sepulcro” ou na “Tumba do Jardim”? Onde está o túmulo de Jesus: na “Igreja do Santo Sepulcro” ou na “Tumba do Jardim”?
Onde está localizado hoje o túmulo que foi deixado vazio após a ressurreição de Jesus? Existem duas...
Hebreus 4, o Sábado e o Descanso Eterno Hebreus 4, o Sábado e o Descanso Eterno
Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo...
Os Primeiros Cristãos Praticaram o Batismo de Bebês? Os Primeiros Cristãos Praticaram o Batismo de Bebês?
O Novo Testamento sempre apresenta a fé em Jesus Cristo e o arrependimento de pecados como condições...

Envie suas perguntas