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Antigo Testamento

Livro Gênero Autor Data de Escrita

Gênesis

Narrativa Histórica

Moisés

1446-1406 a.C.

Êxodo

Libertação dos Israelitas

Moisés

1446-1406 a.C.

Levítico

Lei e Sacrifícios

Moisés

1446-1406 a.C.

Números

Censo e História

Moisés

1446-1406 a.C.

Deuteronômio

Sermões

Moisés

1446-1406 a.C.

Josué

História da Conquista

Em parte Josué, em parte desconhecido

c. 1406 a.C.

Juízes

História antes da Monarquia

Em parte Samuel, em parte desconhecido

c. 1390 a.C.

Rute

História de uma Estrangeira Fiel

Desconhecido

(Nota: A tradição judaica atribui a Samuel; outros autores propostos são Ezequias e Davi)

c. 1010 a.C.

1 Samuel

História

Desconhecido

(Nota: Possivelmente Samuel, em parte; outras propostas são o sacerdote Abiatar ou algum dos profetas de uma das escolas fundadas por Samuel)

c. 930 a.C.

2 Samuel

História

Desconhecido

(Nota: A tradição considera os profetas Natã e Gade os redatores finais do texto)

c. 930 a.C.

1 Reis

Avaliação dos Reis

Desconhecido

(Nota: Possivelmente algum judeu cativo vivendo na região da Babilônia)

c. 550 a.C.

2 Reis

Avaliação dos Reis

Desconhecido

(Nota: Idem nota anterior)

c. 550 a.C.

1 Crônicas

História do Reinado de Davi

Esdras

 

450-400 a.C.

2 Crônicas

Destaques dos Reis de Judá

Esdras

Depois de 440 a.C.

Esdras

História da Reconstrução

Esdras

Depois de 440 a.C.

Neemias

História da Reconstrução

Neemias

Depois de 440 a.C.

Ester

História de Redenção

Desconhecido

(Nota: Possivelmente Mordecai, cf. defendido por Clemente de Alexandria e Flávio Josefo)

 

Depois de 460 a.C.

História de Perseverança

Desconhecido

(Nota: Autores já propostos foram o próprio Jó, Eliú, Moisés, Salomão, Ezequias, Jeremias e Esdras)

Entre 2000 e 1000 a.C.

Salmos

Poesia e Canções

Davi, Asafe, os filhos de Corá, Salomão, Hemã, Etã, Moisés e desconhecidos

De 1440 a.C. até depois de 538 d.C.

Provérbios

Sabedoria

Rei Salomão, Agur, Lemuel e outros homens sábios

Principalmente 970-930 a.C.

Eclesiastes

Sabedoria

Rei Salomão

c. 900 a.C.

Cantares de Salomão

Poema de Amor

Rei Salomão

c. 900 a.C.

Isaías

Profecia e Julgamento

Isaías

740-680 a.C.

Jeremias

Profecia e Julgamento

Jeremias

626-586 a.C.

Lamentações

Poema de Lamento

Jeremias

Logo após 586 a.C.

Ezequiel

Profecia e Advertência

Ezequiel

593-571 a.C.

Daniel

Profecia e Gênero Apocalíptico

Daniel

605-530 a.C.

Oséias

Profecia e Advertência

Oséias

Provavelmente 722-721 a.C.

Joel

Profecia e Julgamento

Joel

Incerto; c. 600 a.C. ou c. 400 a.C.

Amós

Profecia e Julgamento

Amós

760-750 a.C.

Obadias

Profecia

Obadias

605-586 a.C.

Jonas

História sobre a Misericórdia de Deus

Jonas

722-721 a.C.

Miquéias

Profecia e Julgamento

Miquéias

700-650 a.C.

Naum

Profecia e Julgamento

Naum

Pouco antes de 612 a.C.

Habacuque

Profecia e Julgamento

Habacuque

c. 605 a.C.

Sofonias

Profecia e Julgamento

Sofonias

640-609 a.C.

Ageu

Profecia e Esperança

Ageu

520 a.C.

Zacarias

Profecia e Esperança

Zacarias

520-540 a.C.

Malaquias

Profecia e Julgamento

Malaquias

430 a.C.

 

Novo Testamento

 

Livro Gênero Data de Escrita

Mateus

Evangelho

Apóstolo Mateus, também chamado Levi

50-70 d.C.

Marcos

Evangelho

João Marcos

Meados da década de 50 ao final da década de 60 d.C.

Lucas

Evangelho

Lucas

60-80 d.C.

João

Evangelho

Apóstolo João

50-85 d.C.

Atos dos Apóstolos

História da Igreja Primitiva

Lucas

63 d.C. ou depois

Romanos

Carta

Apóstolo Paulo

c. 57 d.C.

1 Coríntios

Carta

Apóstolo Paulo

55 d.C.

2 Coríntios

Carta

Apóstolo Paulo

55 d.C.

Gálatas

Carta

Apóstolo Paulo

48-59 d.C.

Efésios

Carta

Apóstolo Paulo

60 d.C.

Filipenses

Carta

Apóstolo Paulo

61 d.C.

Colossenses

Carta

Apóstolo Paulo

60 d.C.

1 Tessalonicenses

Carta

Apóstolo Paulo

51 d.C.

2 Tessalonicenses

Carta

Apóstolo Paulo

51 ou 52 d.C.

1 Timóteo

Carta

Apóstolo Paulo

c. 64 d.C.

2 Timóteo

Carta

Apóstolo Paulo

c. 66-67 d.C.

Tito

Carta

Apóstolo Paulo

63-65 d.C.

Filemon

Carta

Apóstolo Paulo

60 d.C.

Hebreus

Carta

Desconhecido, possivelmente Paulo, Apolo ou Barnabé

(Nota: Outro autor proposto é Lucas. Adolf Harnack sugeriu também Priscila)

67-70 d.C.

Tiago

Carta

Tiago

(Nota: Irmão de Jesus, cf. Marcos 6:3)

Possivelmente antes de 50 d.C.

1 Pedro

Carta

Apóstolo Pedro

c. 60-64 d.C.

2 Pedro

Carta

Apóstolo Pedro

65-68 d.C.

1 João

Carta

Apóstolo João

85-95 d.C.

2 João

Carta

Apóstolo João

85-95 d.C.

3 João

Carta

Apóstolo João

85-95 d.C.

Judas

Carta

Judas

(Nota: Irmão de Jesus, cf. Marcos 6:3)

65-80 d.C.

Apocalipse

Carta e Gênero Apocalíptico

Apóstolo João

c. 95 d.C.

(Nota: Ou na década de 60 d.C., durante o reinado de César Nero)

Os filmes do diretor sul-coreano Bong Jong-Ho são aventuras cinematográficas imprevisíveis que magistralmente misturam humor, suspense, mistério e horror. Seu filme mais recente, Parasita, é sem dúvida o seu melhor. E com seis indicações ao Oscar (fazendo história como o primeiro candidato coreano a melhor filme), retornos recorde de bilheteria e uma lista crescente de elogios, Parasita também é um fenômeno cultural global.

O que em Parasita ressoa tão profundamente? Indiscutivelmente, é a descrição corajosa e perturbadora da natureza humana no filme. O título encapsula perfeitamente o enredo - as personagens sugam os outros para sobreviver. No entanto, o parasita que Bong quer revelar não é encontrado apenas em objetos ou lugares estranhos; também está vivo em toda alma humana.

A preocupação de Paulo era clara e objetiva. Os cristãos deveriam ter cuidado para não escandalizar seu próximo, fosse ele quem fosse. O modo como o apóstolo divide as esferas mostra isso. Ele cita primeiro o judeu, ou seja, o falso religioso, apegado à Lei de Moisés, mas com o coração endurecido. Em seguida, o grego, uma espécie de idólatra filosófico, cheios de deuses e de questionamentos. E, finalmente, ele coloca a igreja de Deus. São três realidades. O fato de ele ter cuidado em separá-los deixa claro que se trata de três realidades, três visões bem diferentes. E, mesmo assim, devemos levá-los em conta quanto ao nosso procedimento.

Em seu discurso de abertura, ele disse:"Não podemos impedir os cristãos de irem à igreja"

"Não podemos impedi-los de ler as suas Bíblias e conhecerem a verdade "."Nem mesmo podemos impedí-los de formar um relacionamento íntimo com o seu Salvador".

Listagem de significados de nomes bíblicos.

O estudo destinado a explicação dos nomes próprios recebe o nome de ONOMÁSTICA, que é um dos ramos da lingüística que se inclui a Antroponímia (estudo dos nomes das pessoas).

Os meus olhos anteciparam  as vigílias da noite, para meditar na tua palavra. (Salmos 119:148)

Um grande amigo meu, diz, em uma de suas canções: "Quem te ama te encontra um momento" Sim, e é verdade.

Muitos cristãos não abrem suas bíblias senão no dia do culto. E, nas igrejas onde o próprio texto é projetado na tela, ou distribuído impresso no boletim semanal, nem no final de semana a sua bíblia é aberta.

Estudar as Escrituras é um anseio comum entre os cristãos. No entanto, muita gente não sabe por onde começar ou que método deve ser utilizado para conhecer a Bíblia Sagrada em profundidade.  Neste artigo é esposto algumas dicas para um melhor aproveitamento de seu estudo.

"Se me amais, guardareis os meus mandamentos."

Perguntei a um jovem: "como está a sua comunhão com Deus?" Ele me respondeu, com ares de quem não sente a menor crise de consciência: "Não posso dizer que vai bem, mas o básico eu faço: oro antes de dormir e leio um versículo da bíblia, pelo menos". Pobre garoto! Engana-se a si mesmo! Tal relação espiritual em muito se assemelha aos casais de namorados, com relacionamento em estágio terminal: não há o que conversar, não há o que comentar, só se pede, nada se dá, e a culpa é sempre do outro. Para o menino, Deus ainda deveria estar muito contente de haver um rapaz que lê um "versiculosinho" ou que faz uma "oraçãozinha-merreca" antes do ronco. É mais um jovem evangélico, a demonstrar, de forma grotesca e rústica, a péssima qualidade espiritual da igreja do século XXI.

Quando Daniel soube que o edital estava assinado, entrou em sua casa, no seu quarto em cima, onde estavam abertas as janelas que davam para o lado de Jerusalém; e três vezes no dia se punha de joelhos e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer." Daniel 6:10