Rede na Praia ao pôr do sol

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Nesta lição deixamos de tratar, por um pouco, da observância do sábado por parte de Paulo. Precisamos nos aprofundar um pouco mais no assunto, pois se o primeiro dia da semana tivesse substituído o sábado como dia de descanso e adoração, por ordem ou exemplo de Jesus Cristo, ou de algum dos seus apóstolos, haveríamos de encontrá-lo ocupando um lugar proeminente em o Novo Testamento, considerando-o sagrado e o dia no qual seriam realizadas regularmente as reuniões de culto.

Qual é exatamente a sua posição em o Novo Testamento? Ao examinarmos esses registros encontramos a expressão "primeiro dia da semana" exatamente oito vezes: seis vezes referindo-se à descoberta da ressurreição, uma vez aludindo a uma reunião de cristãos havida na véspera do primeiro dia e uma vez referindo-se aos primeiros dias em geral - portanto, apenas dois específicos primeiros dias!

A) A Descoberta da Ressurreição:

  1. Lucas 23:56 até 24.3; Marcos 16:1-2. O sábado que precedeu a ressurreição foi observado pelos seus seguidores e no dia seguinte, no primeiro dia da semana, eles voltaram ao sepulcro para embalsamar o seu corpo, ou seja, para trabalhar! Encontraram o sepulcro vazio!
  2. João 20:1; Marcos 16:9. Nota: Estudiosos da Bíblia afirmam que, em Marcos 16:9, a palavra "manhã" modifica "apareceu" e não "ressuscitado" (ad. T. - Considerando que a pontuação dos antigos manuscristos gregos do Novo Testamento e com base no texto de Almeida, a tradução mais precisa de Marcos 16:9 é "e Jesus, tendo ressuscitado, na manhã do primeiro dia da semana apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios").
    • Maria, Pedro e João encontraram o sepulcro vazio no primeiro dia da semana, mas pensaram que o corpo de Jesus tivesse sido roubado. Mais tarde Jesus apareceu a Maria e ela foi e anunciou aos outros que o havia visto, porém, eles "não creram". Marcos 16:11
  3. Mateus 28:1. "No fim de" é a tradução do termo grego OPSE e significa literalmente "tarde". A American Standard Version (Versão Padrão Americana), uma das mais respeitadas versões bíblicas, traduz precisamente: "Na tarde do dia de sábado". A Revised Version (Versão Revisada), está equivocada neste ponto, traduzindo OPSE por "após". O Englishman's Greek Testament e o Riverside Cambridge, traduzem-no por "tarde". Nos "Evangelhos do Aramaico", de Lamsa, consta "ao anoitecer do dia do sábado". Algumas das versões modernas em inglês, como a NIV, traduzem erroneamente por "após".
    • O problema está na expressão "ao amanhecer o primeiro dia da semana". Como poderia amanhecer no fim da tarde? Dois fatos esclarecem esta aparente contradição. Primeiro: o dia começava e terminava ao pôr-do-sol. O novo dia começava quando o sol se punha. Segundo: o termo grego EPIPHOSKO , traduzido por "amanhecer", empregado para indicar o aparecimento da luz na alvorada, tem, também, o significado de princípio ou aproximação. Em Lucas 23:54 ele tem este sentido e é traduzido por "começar", veja "era o dia da preparação e ia começar o sábado" (American Standard Version; N.T. em português, corresponde à Tradução Brasileira e a do Padre Matos Soares). A versão de Riverside Cambridge New Testament dá o sentido fiel de Mateus 28:1, traduzindo: "Na tarde de sábado, quando se aproximava o primeiro dia da semana". O Englishman's Greek Testament, também, o traduz: "Mas, na tarde de sábado, quando anoitecia para o primeiro dia da semana", (N.T. A versão Revista e Corrigida de Almeida diz: "E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana").
    • O primeiro dia da semana não poderia estar "amanhecendo" no fim da tarde de sábado; porém, desde que o primeiro dia começava ao pôr-do-sol, ele podia estar se aproximando ou "começando". Essa visita das mulheres "para ver o sepulcro" foi realizada na tarde do dia de sábado. Elas encontraram o sepulcro vazio.
    • Na tarde do sábado o sepulcro estava vazio - CRISTO JÁ TINHA RESSUSCITADO, ELE NÃO ESTAVA MAIS LÁ!
  4. Note que todas as referências pertencem ao mesmo dia da semana e somente relatam a descoberta do sepulcro vazio. Elas não descrevem a ressurreição e nem declaram em que momento ela ocorreu.

4) Supostos Indícios da Observância do Primeiro Dia

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  1. João 20:19; Marcos 16:10-14 e Lucas 24:11-36,37. Esta é a primeira aparição de Jesus a seus discípulos, que estavam atrás de portas fechadas com medo dos judeus. Não era para celebrar a ressurreição, porque eles não criam que ele ressuscitara.Não há nenhum significado quanto ao dia, pois era a primeira oportunidade que ele tinha para ir e provar ao grupo que o seu mestre não estava morto, mas vivo.
  2. João 20:26. "Oito dias depois", pode significar o domingo seguinte, o que é pouco provável. (Conf. Mateus 17:1 e Lucas 9:28. Podia ter sido segunda-feira ou terça-feira). Mesmo que fosse domingo, não há nenhum significado quanto a essa reunião, pois eles "permaneciam juntos todos os dias por medo dos judeus". A sua aparição a eles naquela ocasião não era significativa, porque visava somente provar a Tomé, o qual não estava presente antes, que ele tinha ressuscitado. Não era uma reunião para culto.
  3. Atos dos Apóstolos 2:1. Este dia pode ou não ter sido o primeiro dia da semana, dependendo do dia em que caiu a Páscoa e do método usado no cálculo. Ainda que o fosse, não tem significado para a santificação do primeiro dia da semana, mas do Dia de Pentecostes. O dom do Espírito Santo não teve nada a ver com o dia da semana. Eles estavam reunidos para a festa.
  4. Atos dos Apóstolos 20:7-12. Essa não foi uma reunião de culto semanal, mas uma reunião de despedida em atenção a Paulo, realizada na "noite de sábado" (em prosseguimento ao culto normal de sábado). O "partir do pão" pode ou não ter sido a "Ceia do Senhor". Mesmo que o fosse, vemos em Atos dos Apóstolos 2:46 que eles o praticavam diariamente, não havendo assim um significado especial quanto ao dia para este caso. De qualquer modo, que ligação tem o primeiro dia com a Ceia do Senhor? Ela não foi instituída no primeiro dia, não comemora nada que tenha acontecido nesse dia, e não há nenhuma ordem para celebrá-la nesse dia.
  5. 1 Coríntios 16:2. Isto refere-se à contabilidade e a "pôr à parte, em casa" as contribuições e não sugere nenhuma reunião, de qualquer espécie ou de qualquer santidade. Ao contrário, indica negócios. (N.T. O texto na versão Revista e Atualizada de Almeida diz, "No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for.")

C) O Dia do Senhor

  1. Apocalipse 1:10. Não o domingo, mas o "dia do Senhor", o período de julgamento do qual João escreve e no qual foi arrebatado pelo Espírito Santo. Além do mais, qual foi o dia em que o próprio Senhor Jesus disse ser Senhor (Mateus 12:8; Marcos 2:28; Lucas 6:5)?
  2. Salmos 118:24. Não um dia específico da semana, mas o período do evangelho e da salvação, o tempo da graça (Conf. 2 Coríntios 6:2)
  3. Êxodo 20.10; Isaías 58:13; Marcos 2:28). O único dia da semana que pode reclamar a posse do título de "Dia do Senhor" é o sétimo, que pertence ao Senhor, o qual ele chama seu e do qual Jesus Cristo declarou-se o Senhor.

Conclusão do capítulo

 A expressão "primeiro dia da semana" aparece exatamente oito vezes em o Novo Testamento, seis das quais referindo-se ao mesmo dia - aquele em que a ressurreição foi descoberta. Somento outro "primeiro dia" é mencionado específicamente como dia de culto e a reunião então realizada teve lugar na "noite de sábado". A outra passagem refere-se aos primeiros dias em geral, não como dias de reunião na igreja, mas para se fazer as contas em casa. Em nenhum lugar há qualquer referência à santidade ou importância do primeiro dia. O domingo era um dos seis dias de trabalho, sendo o sétimo dia o sábado, o verdadeiro "Dia do Senhor", no qual eles adoravam.  

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