Rede na Praia ao pôr do sol

O Santo Sábado é segundo a bíblia o quarto mandamento da lei de Deus. É também um memorial da criação. Deus criou quando criou o universo. Este estudo, composto por sete lições, foi escrito pelo Rev. Lester G. Osborn e  visa esclarecer a necessidade da observância do Santo Sábado.

 O instinto de dedicar um dia da semana para descanso e adoração está incutido nas fibras de todos os povos e nações. Isto porque - pequena maravilha - Deus assim o fez "no princípio". O ritmo divino de uma vida saudável é o trabalho de seis dias e o descanso de um dia.

A-    A Instituição do Sábado - Gênesis 2:2-3

  1. A terra era uma massa "sem forma e vazia" - desolada - coberta por denso vapor d'água. Porém, o "Espírito de Deus se movia sobre a face das águas". Em seis dias Deus pôs ordem ao caos, tornando-o uma habitação adequada para o homem, que ele criou no sexto dia, depois de preparar-lhe tudo o que viria a necessitar para o seu bem-estar físico.
  2. Porém, o homem - feito à imagem deDeus - é um ser espiritual. Ele necessita mais do que simples conforto físico. Por isso Deus estabeleceu o sábado, uma instituição religiosa, para o seu bem-estar espiritual.
  3. Análise de Gênesis 2:2
    • FATO: a bênção e a santificação do sétimo dia;
    • AGENTE: Deus, o Criador;
    • MOTIVO: Deus "descansou" naquele dia;
    • PROPÓSITO: fazer do sétimo dia o "sábado". (Nota: no hebraico, a partícula intraduzível "eth", indica que a palavra seguinte é o objeto direto e definido do verbo, aparece aqui, precedendo o "sétimo dia" e o pronome "o". Isto evidencia que o sétimo dia foi o dia reservado para receber uma "bênção" especial.)
  4. A semana é uma divisão arbitrária do tempo. A terra não se move em relação a nenhum corpo celeste num ciclo de sete dias. Este ciclo de sete dias nunca se perdeu. (Conf. Gênesis 7:4-10; 8.10,12; 29.27). Tanto as nações antigas quanto as modernas têm essa mesma semana de sete dias e dois terços delas chamam o sétimo dia de "sábado".
  5. Marcos 2:27 - "O sábado foi feito" - ele teve uma origem num ato distinto.

B-    Para quem foi feito o Sábado?

  1. Marcos 2:27: "O sábado foi feito por causa do homem". O original grego emprega o termo genérico "anthropon" - a espécie humana.
  2. Para os judeus? Qual foi a nacionalidade de Adão? Ele viveu pelo menos 2.000 anos antes de Abraão, o ascendente dos judeus. Na verdade esse dia foi confiado aos judeus (Cf. Neemias 9:12-14, "e o teu santo sábado lhes fizeste conhecer"), como igualmente o foram as Escrituras, o monoteísmo e as profecias - a fim de preservá-los para o mundo. Entretanto, eles não têm o monopólio do sábado, como também, não o tem das outras coisas, ou de Cristo, que segundo a carne foi judeu.

C-    O Propósito do Sábado

  1. Dia natalício da criação - Gênesis 2:2-3; Êxodo 20:8-11.
  2. Sinal de que Deus, o criador, é o nosso Senhor da Aliança - Ezequiel 20:12-20.
  3. Para o bem-estar do homem - Marcos 2:27. O homem precisa de descanso, tanto físico quanto mental. Experiências têm demonstrado que o homem tem vida mais longa e produz mais, quando descansa um dia em cada período de sete. (Cf. Êxodo 31.15; 34.21). O homem também necessita de conforto espiritual. O sábado lhe proporciona o tempo para comunhão com Deus, para o estudo da Palavra de Deus, para a associação com o povo de Deus e para prestar serviços à causa de Cristo.

D-   O Sábado (a) contrastado com os Sábados (b)

  1.  Diferente quanto à época de instituição:
    • (a) Na criação, baseado no ciclo semanal.
    • (b) No Sinai, baseados nas fases da lua.
  2. Diferente quanto à aplicação:
    • (a) Universal e eterno.
    • (b) Sociais, nacionais e temporários.
  3. Diferentes quanto à posição no Código Mosaico:
    • (a) Um dos Dez Mandamentos, escrito com o dedo de Deus.
    • (b) Escritos num livro, por Moisés.
    • (a) Guardado dentro da arca.
    • (b) Guardado numa bolsa ao lado da arca.
    • (a) Uma das leis fundamentais da teocracia.
    • (b) Uma das "ordenanças".
  4. Diferente quanto à importância que lhe atribuía a história judaica:
    • (a) Pena de morte para o caso de violação. Os profetas protestavam contra o formalismo na sua observância. A sua profanação era considerada muito grave.
    • (b) Não havia tal rigor contra os "sábados".
  5. Diferente quanto ao destaque que mereceu nos ensinos de Jesus:


E-    O Santo Dia de Deus - Isaías 58:13

Assim como Deus disse a Moisés, do meio da sarça ardente "tira os sapatos de teus pés, porque o lugar onde estás é terra santa" (Êxodo 3:5), assim ele falou através de Isaías "desvia o teu pé do sábado" - não o calques com o pé. A presença de Deus nesse dia, como aconteceu na sarça, tona-o santo. Pode-se adorar melhor a Deus e ter maior comunhão com ele no dia em que sua presença está manifesta dum modo especial.

F-    Perdeu-se o Sábado original?

  1. Podemos seguir a cronologia até Cristo. Certamente ele sabia qual era o sétimo dia. Retrocendo da época do Novo Testamento até a criação, vemos estas três fases: Lucas 23:56 - "e no sábado repousaram, conforme o mandamento"; Êxodo 20.8-11, o "mandamento", que remonta a Gênesis 2:2-3.
  2. Todavia, não precisamos recuar a época anterior a do Êxodo e à da jornada no deserto, porquanto, Deus assinalou o sábado com um triplo milagre em conexão com o maná, cada semana, durante quarenta anos.
  3. Acrescente-se a isto o fato de que em nosso calendário e no calendário judaico, que são completamente independentes, os sétimos dias coincidem.

Conclusão do capítulo

Deus abençoou e santificou o sétimo dia, fazendo-o assim o sábado. Ele não fez isto com qualquer outro dia, ou deixou de fazê-lo com o sétimo. O que Deus fez é para todos os tempos, porque Deus não muda.

É interessante notar que a palavra "santificou" é a mesma usada para as cidades de refúgio, que eram anunciadas publicamente. O texto de Gênesis 2:2-3 então parece indicar uma proclamação, de conhecimento público, praticamente a promulgação duma lei para o sábado. Em parte alguma há uma santificação posterior - a santificação refere-se à mais antiga, por ocasião da criação.

Artigos Relacionados

Sábado! Criação de Deus Para o Nosso Benefício Sábado! Criação de Deus Para o Nosso Benefício
Deus criou o sábado não para ele descansar, mas para os homens descansar neste dia. Na criação do sábado podemos perceber o quanto Deus ama os...
Como o sábado se tornou uma doutrina Adventista? Como o sábado se tornou uma doutrina Adventista?
Quem primeiro guardou o Sábado depois da Reforma Protestante?  Adventistas ou Batistas do Sétimo Dia? Muitos ficariam surpresos ao descobrirem que...

Graça Maior - Rev. Lester G. Osborn, . Disponível em: https://gracamaior.com.br/estudos/sabado/138-sabado-santo-dia-de-deus.html. Acesso em 28 Junho 2017.