PERGUNTA
A adoração ao Sol com seu dia de culto no Domingo influenciou a adoção cristã do Domingo como o novo dia de adoração?
RESPOSTA
A popularidade da adoração ao Sol com seu dia de culto influenciou significativamente a adoção cristã do Domingo como o novo dia de adoração.
Adoração do Sol e a Semana Planetária.
Para apreciar como a adoração ao Sol influenciou a adoção cristã do Domingo, é importante notar antes de tudo que o culto do Sol Invictus - o Sol Invencível - se tornou muito popular na Roma antiga em meados do segundo século. A crescente popularidade do culto ao Sol causou uma mudança significativa na ordem dos dias da semana planetária, que os romanos adotavam pouco antes do início do Cristianismo.
Inúmeros calendários arqueológicos e literários mostram claramente que inicialmente o Sábado era o primeiro dia da semana, seguido pelo Domingo, que era o segundo dia. Essa sequência, no entanto, foi alterada como resultado do aumento da popularidade do culto ao sol. O que aconteceu foi que, em reconhecimento à popularidade do deus-Sol, o dia do Sol (o Domingo) foi avançado da posição do segundo dia para o do primeiro e mais importante dia da semana.
Adoração do Sol e Domingo Cristão.
O avanço do dia do Sol à posição do primeiro dia da semana influenciou especialmente aqueles cristãos que haviam conhecido o dia e a adoração do deus-Sol a escolher o mesmo dia como seu novo dia de adoração. Essa conclusão é corroborada por evidências indiretas e diretas.
Artigos Relacionados




Indiretamente, o culto ao Sol influenciou o Cristianismo na adoção de práticas como a oração voltada para o nascer do Sol, a data natalina de 25 de dezembro e a adoção da simbologia do Sol para retratar Cristo na arte e na literatura.
Mais diretamente, o culto ao Sol influenciou o desenvolvimento de justificativas teológicas para a observância do Domingo. Isto é indicado pelo fato de que as duas justificativas predominantes encontradas na literatura cristã primitiva para a observância do Domingo são: a criação da luz e a ressurreição do “Sol da justiça” no primeiro dia da semana. Jerônimo fornece um exemplo apropriado quando explica: “Se é chamado dia do Sol pelos pagãos, nós o reconhecemos de bom grado como tal, visto que foi neste dia que a luz do mundo apareceu e neste dia o Sol da justiça ressurgiu.” [1]
A conclusão então é que dois fatores principais contribuíram para a mudança do Sábado para o Domingo, a saber, o antijudaísmo e a adoração ao Sol. O primeiro levou muitos cristãos a abandonar a observância do Sábado para se diferenciar dos judeus. O segundo influenciou muitos cristãos a adotar a observância do Domingo para facilitar sua identificação e integração com os costumes e ciclos do império romano.
REFERÊNCIA
[1] Jerônimo, In die dominica Paschal homilia, Corpus Christianorum 78, 550, 1, 52.
Traduzido a partir de Samuelle Bacchiocchi, The Sabbath In New Testament: Answers to Questions, p. 140-141, 2000.
Artigos Relacionados



