Sábado, Dia de Descanso e Adoração

O sábado sagrado da Bíblia, o sétimo dia da semana, é tempo sagrado, um dom de Deus para todas as pessoas, instituído na criação, afirmado nos dez mandamentos e reafirmado no ensino e exemplo de Jesus e dos apóstolos.

Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,

Apocalipse 1:10

Teólogos e pregadores Protestantes de um amplo espectro de denominações têm sido bastante sinceros ao admitir que não há autoridade bíblica para observar o domingo em lugar do sábado bíblico.

Na criação, a obra de Deus é selada com as palavras “Ele descansou” (Gênesis 2:3). Esta breve declaração é a chave para a compreensão de um conceito vital que nos une a Ele e à Sua criação. É o conceito do sábado. Deus não descansa da fadiga, mas em contentamento pela realização completada. Seu descanso não é inatividade, porque continua a cuidar do que cria. O Novo Testamento fala desse descanso quando Jesus “assentou-se”  após ter completado sua obra de redenção a fim de proporcionar a outros os benefícios de sua obra (Hebreus 8:1 Hebreus 10:12). Do mesmo modo, o Novo Testamento convida a todos os cristãos a fazerem esse descanso como parte de suas próprias vidas, e entrar nele pela fé em Cristo (Hebreus 4:1). Observar o sábado indica que toda a ordem criada reconheça que veio de Deus e pertence a Deus para sempre, o recipiente de Sua bênção. É por isso que as leis de Deus concernentes ao sábado jamais se confinaram a pessoas, mas incluíram explicitamente os animais e a própria terra. [...]

Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for.

1 Coríntios 16:1-2

O Ellicott's Commentary for English Readers afirma que o texto acima aponta para o primeiro dia da semana como um tempo de "adoração distintamente cristã". O Jamieson-Fausset-Brown Bible Commentary declara que já se evidencia o Domingo como "sagrado pelos cristãos como o dia da ressurreição do Senhor". É verdade que tal texto do apóstolo Paulo comprova que o Domingo substituiu o Sábado como o verdadeiro dia bíblico do Senhor (Êxodo 20:8-11) na Igreja cristã primitiva?

Tanto o Novo Testamento quanto a literatura cristã primitiva contêm indicações implícitas e explícitas da existência da guarda do Sábado. Uma breve alusão será feita neste contexto às evidências mais significativas.

O Testemunho do Novo Testamento

A primeira indicação da guarda do Sábado nos vem do Novo Testamento. A cobertura incomum dada pelos evangelistas às curas e aos ensinamentos de Cristo no Sábado é indicativa da grande importância dada à observância do Sábado no momento de sua escrita.

Mais significativo ainda é o testemunho do Novo Testamento ao novo entendimento cristão da observância do Sábado, ou seja, um dia “para fazer o bem” (Mateus 12:12), “salvar” (Marcos 3:4), “libertar” da escravidão física e espiritual (Lucas 13:16), e mostrar “misericórdia” em vez de religiosidade (Mateus 12:7). Esta nova interpretação cristã indica que a Igreja Apostólica observou o Sábado, mas com um novo significado e de uma nova maneira.

Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia. E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso. Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência, Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações. Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia. Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.

Hebreus 4:4-10

Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

Colossenses 2:14

Por causa desse texto do apóstolo Paulo aos cristãos em Colossos, alguns alegam que a cédula que nos era contrária era a Lei de Moisés. Com a morte de Cristo na cruz, estamos livres da Lei e não mais obrigados a guardar o Sábado. Mas será isso mesmo o que Paulo está nos dizendo?

PERGUNTA

De acordo com sua investigação, quando, onde e por que o culto no Domingo se originou?

RESPOSTA

É difícil identificar a origem de festivais

Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR teu Deus. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu; porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.

Deuteronômio 5:12-15

Com base nesse texto, alguns alegam que o mandamento acerca do Sábado foi dado para o povo de Israel, como lembrete da libertação da escravidão no Egito que o Senhor lhes tinha trazido. Era um sinal entre Deus e Israel, um mandamento específico para o povo judeu, válido apenas na Antiga Aliança. Será válida essa alegação?