Respostas para os católicos carismáticos

O Catolicismo Carismático começou em 1966 em Pittsburgh. Pensilvânia, USA, na Universidade de Duquesne, propondo conter o avanço dos pentecostais. No Brasil, instalou-se em Campinas com o jesuíta Harold J. Rahm. Apesar de afirmarem-se iguais aos evangélicos, conservam crenças contrárias à Bíblia.

De acordo com Marcelo Duarte, em seu livro “Guia dos Curiosos – Brasil”, no dia 16 de maio de 1968, Rogério M: Oliveira entrou na Basílica de Aparecida e reduziu a imagem da santa em 165 cacos: A artista plástica Maria H: Chartuni, do Museu de Arte de São Paulo, levou dois meses para restaurá-la: Depois disso colocaram-na numa redoma de vidro à prova de bala: Examine Juízes 6:30-31; Isaías 44:11-20; Jeremias 10:3-5; Deuteronômio 4:16-17.

Essas crendices vêm do animismo e de ritualismos de feitiçarias, onde se acredita que há objetos que têm mana, energia comunicada por espíritos. Deuteronômio 18:9-12 diz que Deus abomina tais práticas.

O Espírito Santo deu início à igreja (1Cor 12:13-14), vive na Igreja (Efésios 2:22) e a capacita com dons (Efésios 4:12). Muitos católicos têm buscado experiências sinceras. Contudo, não é possível servir ao Deus vivo, sem antes abandonar os ídolos (1 Tessalonicenses 1:9).

A Bíblia é a única regra de fé e prática. Ela é a base para a obra do Espírito Santo. Muitos, porém, se apóiam apenas na experiência pessoal (Ex: línguas). “Isso equivale a pôr nossa experiência subjetiva acima da verdade de Deus revelada.” Insuficiente! Mesmo sincera, a fé deve ter o respaldo bíblico.

Avalie os sinais bíblicos da obra do Espírito, baseado em 1 João 4:1-3, conforme o avivalista do século XVIII, Jonathan Edwards.