O nome “protestante”, usado para designar pejorativamente os crentes, foi dado aos integrantes do movimento denominado de “A Reforma Protestante”, ocorrido no século XVI contra os falsos ensinos do catolicismo. Poucos sabem, porém, que a Reforma foi liderada por um padre chamado Martinho Lutero, que descobriu a verdade sobre a doutrina da Igreja Católica ao traduzir a Bíblia para o alemão. Lutero defendeu três pontos:

1) SOLA SCRIPTURA (somente a Escritura)

Somente (sola) “a Escritura é a norma determinadora e não a norma determinada para as decisões da fé e da vida” (Mateus 4:4; Marcos 14:27; Marcos 7:11-13)

Avalie! O que tem servido de base para a fé católica? Não tem sido o ensino da Igreja, sem o devido exame da Bíblia e a tradição dos pais?

Artigos Relacionados

A Reforma Protestante A Reforma Protestante
Durante muito, os primeiros cristão foram perseguidos e até mortos por causa de Cristo. A situação...
A Igreja Primitiva e as Leis Alimentares do Antigo Testamento A Igreja Primitiva e as Leis Alimentares do Antigo Testamento
A Igreja cristã primitiva possuía em alta conta os Dez Mandamentos (Êxodo 20). Nas palavras de...
Onde está o túmulo de Jesus: na “Igreja do Santo Sepulcro” ou na “Tumba do Jardim”? Onde está o túmulo de Jesus: na “Igreja do Santo Sepulcro” ou na “Tumba do Jardim”?
Onde está localizado hoje o túmulo que foi deixado vazio após a ressurreição de Jesus? Existem duas...
Uma Avaliação da Interpretação Adventista das “Três Mensagens Angélicas” de Apocalipse 14
A Interpretação Adventista sobre as “Três Mensagens Angélicas” As mensagens dos Três Anjos de...

Pense: O que dizer de todas as violações às Escrituras, já expostas aqui? Adote 1 Coríntios 4:6 como um novo paradigma de fé: “não ultrapasseis o que está escrito.”.

2) SOLA FIDE e 3) SOLA GRATIA (somente a fé e a graça)

Somos justificados, salvos pela graça, por meio da fé. A justiça de Deus descarta qualquer salvação por obras (Romanos 1:17; Efésios 2:8-9; Tito 3:3-5; Isaías 41:24).

Reflita: Se fazer o bem, não salva, qual é o futuro eterno de quem morre crendo estar salvo pelas obras? Por que o papa omite isso? “Se o papa tem o controle sobre as almas no purgatório, diz Lutero por que ele não abre os portões e as deixa ir?” (João 3:17-18, João 3:36; Romanos 3:23). Muitos estão na Igreja Católica pensando em mudá-la. O padre Lutero saiu. A Bíblia responde: Marcos 7:8-13; Hebreus 10:26-27.

Artigos Relacionados

A Mulher de Apocalipse 12 é a Virgem Maria? A Mulher de Apocalipse 12 é a Virgem Maria?
O décimo segundo capítulo de Apocalipse aparentemente apresenta um resumo de toda a era do evangelho...
Confissões Protestantes sobre o Sábado e o Domingo Confissões Protestantes sobre o Sábado e o Domingo
Teólogos e pregadores Protestantes de um amplo espectro de denominações têm sido bastante sinceros...
1 Coríntios 16:2 é um texto-prova para a observância do domingo? 1 Coríntios 16:2 é um texto-prova para a observância do domingo?
Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro...
Igreja do Deus Todo-Poderoso ou “Relâmpago do Oriente”: Que Seita É Essa? Igreja do Deus Todo-Poderoso ou “Relâmpago do Oriente”: Que Seita É Essa?
O “Relâmpago Oriental” (também conhecido como A Congregação, Igreja do Deus Todo-Poderoso, Seita dos...

Envie suas perguntas