O nome “protestante”, usado para designar pejorativamente os crentes, foi dado aos integrantes do movimento denominado de “A Reforma Protestante”, ocorrido no século XVI contra os falsos ensinos do catolicismo. Poucos sabem, porém, que a Reforma foi liderada por um padre chamado Martinho Lutero, que descobriu a verdade sobre a doutrina da Igreja Católica ao traduzir a Bíblia para o alemão. Lutero defendeu três pontos:
1) SOLA SCRIPTURA (somente a Escritura)
Somente (sola) “a Escritura é a norma determinadora e não a norma determinada para as decisões da fé e da vida” (Mateus 4:4; Marcos 14:27; Marcos 7:11-13)
Avalie! O que tem servido de base para a fé católica? Não tem sido o ensino da Igreja, sem o devido exame da Bíblia e a tradição dos pais?
Artigos Relacionados




Pense: O que dizer de todas as violações às Escrituras, já expostas aqui? Adote 1 Coríntios 4:6 como um novo paradigma de fé: “não ultrapasseis o que está escrito.”.
2) SOLA FIDE e 3) SOLA GRATIA (somente a fé e a graça)
Somos justificados, salvos pela graça, por meio da fé. A justiça de Deus descarta qualquer salvação por obras (Romanos 1:17; Efésios 2:8-9; Tito 3:3-5; Isaías 41:24).
Reflita: Se fazer o bem, não salva, qual é o futuro eterno de quem morre crendo estar salvo pelas obras? Por que o papa omite isso? “Se o papa tem o controle sobre as almas no purgatório, diz Lutero por que ele não abre os portões e as deixa ir?” (João 3:17-18, João 3:36; Romanos 3:23). Muitos estão na Igreja Católica pensando em mudá-la. O padre Lutero saiu. A Bíblia responde: Marcos 7:8-13; Hebreus 10:26-27.
Artigos Relacionados



