100 Respostas Bíblicas para o Catolicismo

100 Respostas Bíblicas para o Catolicismo é um livro de Édino Melo (Editora Ferramenta) que traz respostas bíblicas ao catolicismo.
- Detalhes
- Édino Melo
- Respostas sobre a Igreja Católica e a Bíblia
- Acessos: 4649
A paganização da doutrina cristã ocorreu durante os séculos. Foram acrescentadas diversas práticas condenadas pela Bíblia. Vejam algumas:
- Detalhes
- Édino Melo
- Respostas sobre a Igreja Católica e a Bíblia
- Acessos: 3366
O nome “protestante”, usado para designar pejorativamente os crentes, foi dado aos integrantes do movimento denominado de “A Reforma Protestante”, ocorrido no século XVI contra os falsos ensinos do catolicismo. Poucos sabem, porém, que a Reforma foi liderada por um padre chamado Martinho Lutero, que descobriu a verdade sobre a doutrina da Igreja Católica ao traduzir a Bíblia para o alemão. Lutero defendeu três pontos:
- Detalhes
- Édino Melo
- Respostas sobre a Igreja Católica e a Bíblia
- Acessos: 3551
A Bíblia responde em Êxodo 20.3-17 que o segundo mandamento é omitido no catecismo romano e o último foi desdobrado em dois, para que os católicos não conheçam a verdade sobre a idolatria.
- Detalhes
- Édino Melo
- Respostas sobre a Igreja Católica e a Bíblia
- Acessos: 43661
Os chamados livros apócrifos foram acrescentados à Bíblia pela Igreja Católica em 8 de abril de 1546 no Concílio de Trento (1545 - 1563). Trata-se do livro de Tobias, Judite, Sabedorias de Salomão, Eclesiástico, Barucque, A Epístola de Jeremias, 1 e 2 Macabeus e acréscimos feitos a Ester e a Daniel. Wayne Grudem alista 4 fatos que comprovam que você não pode aceitá-los com Palavras de Deus:
Leia mais: Sobre os Livros Apócrifos que foram colocados a...
- Detalhes
- Édino Melo
- Respostas sobre a Igreja Católica e a Bíblia
- Acessos: 6720
A Igreja Católica Romana está convicta de que a cristandade deve existir sob a direção da Igreja de Roma. Antes os protestantes, evangélico e outros grupos que saíam da Igreja de Roma eram considerados por ela apóstatas e hereges, depois irmãos separados e agora são convidados a voltarem para sua casa. O objetivo final do movimento ecumênico é reunir e unificar toda cristandade (1 João 4:6; 2 João 9:10; 2 Coríntios 6:14; 1 Coríntios 10:21; Amós 3:3)
- Detalhes
- Édino Melo
- Respostas sobre a Igreja Católica e a Bíblia
- Acessos: 5677
Em 1229, no Concílio de Tolosa, o clero proibiu o uso da Bíblia para leigos e até pouco tempo as missas eram em latim. Por quê? Inventaram que ler o livro da capa preta deixava a pessoa louca. Este é o cúmulo do absurdo!
- Detalhes
- Édino Melo
- Respostas sobre a Igreja Católica e a Bíblia
- Acessos: 5169
Jesus jamais mencionou ou disse para consultar outros documentos além da Escritura Sagrada. Ao contrário, 1 Coríntios 4:6 diz: não ultrapasseis o que está escrito. Na verdade, a Bíblia responde severamente:
Leia mais: Sobre o ensino da Igreja Católica e o ensino de...
- Detalhes
- Édino Melo
- Respostas sobre a Igreja Católica e a Bíblia
- Acessos: 5667
No Compêndio do Vaticano II, lê-se o seguinte: "Não é através da Escritura apenas que a Igreja deriva sua certeza a respeito de tudo que foi revelado. Por isso ambas (Escritura e Tradição) devem ser aceitas e veneradas com igual sentido de piedade e reverência" (p.127). No 3º Catecismo (p. 152 a p. 154), lemos que a "tradição é a palavra de Deus, mas comunicada de viva voz por Jesus Cristo e pelos seus apóstolos e transmitida inalterada de século em século até nós... à tradição deve dar-se o valor que se da à Palavra de Deus revelada, contida nas Sagradas Escrituras". Este ensino anula a suficiência da Bíblia como a Palavra de Deus.
- Detalhes
- Édino Melo
- Respostas sobre a Igreja Católica e a Bíblia
- Acessos: 7472
A história mostra que em 1546 a Igreja Católica colocou a tradição eclesiástica em pé de igualdade com as Escrituras. Por diversos fatores, dificultou-se a livre leitura da Bíblia. Muitos ficaram sem conhecer a palavra de Deus por séculos. Deste modo, milhares de pessoas nasceram, viveram e morreram mergulhadas na superstição, sem terem conhecido o plano de salvação. Jesus condenou duramente tal prática (Mateus 15:3 e Marcos 7:3-13).
Leia mais: Sobre a tradição da Igreja ter o mesmo peso que...
Subcategorias
Respostas sobre a Igreja Católica e a Bíblia
O devoto procura fazer a vontade de Deus, em amor a sua fé, da maneira que foi ensinado. As grandes romarias feitas à cidade de Aparecida do Norte e a Juazeiro do Norte são uma evidência dessa dedicação. Contudo, “a autoridade da Escritura não depende do testemunho de qualquer homem ou Igreja, mas depende somente de Deus, que é seu autor” (2 Timóteo 2:16). Veja como Tomas à Kempis, da Ordem de Santo Agostinho, comenta João 14:6:
"Sem o caminho, não há ida, sem a verdade, não há saber, sem vida, não há viver."
Respostas sobre Maria e a Bíblia
O culto a Maria foi organizado em 381 e recebeu o título de Mãe de Deus em 431 d.C. A assunção tornou-se artigo de fé em 1950.
Respostas sobre santos e padroeiros
O item 67 do Concílio Vaticano II, ecumênico, manda que se “observe religiosamente o que foi decretado sobre o culto das imagens de Cristo, da Bem-aventurada Virgem e dos Santos”.
Respostas sobre as imagens
“As imagens de Cristo e da Virgem Maria, Mãe de Deus e de outros santos devem ser possuídas e guardadas, especialmente nas igrejas, e deve ser alvo de honra e veneração”. “Deve-se prestar honra e veneração às imagens” (3o Catecismo - p. 75). O papa Pio IV, em 1564, decretou que o devoto deve manter imagens... e que a elas se deve prestar honra e veneração. Todas as palavras na Bíblia são declaradas completamente verdadeiras e destituídas de erros (Números 23:19). Porém, a imagem que é o mesmo que ídolo, é condenada expressamente por Deus. Veja o que a Bíblia diz.
Respostas sobre o papa
A história mostra que o papado foi criado com fins políticos. O primeiro papa foi Leão I (440-461 d.C.) e não Pedro. Não há este título na Bíblia (Efésios 4:11).
Respostas sobre a Igreja Católica e a salvação
CS. Lewis diz que “Deus não nos salva por sermos bons, mas nos toma bons por ter-nos salvo”. “Jesus morreu pelos pecadores indignos, sem nenhum atrativo nem mérito”, afirma Billy Graham. Pois, “o que levou Deus agir em nosso favor não foi algo em nós (algum suposto mérito) mas, algo Nele mesmo (Seu próprio favor que não merecíamos).”
Resposta para as crenças Católicas
A Bíblia responde claramente às doutrinas católicas. Analise-as.
Respostas para os católicos carismáticos
O Catolicismo Carismático começou em 1966 em Pittsburgh. Pensilvânia, USA, na Universidade de Duquesne, propondo conter o avanço dos pentecostais. No Brasil, instalou-se em Campinas com o jesuíta Harold J. Rahm. Apesar de afirmarem-se iguais aos evangélicos, conservam crenças contrárias à Bíblia.