Este breve estudo de Ubaldo Torres Araújo visa provar que as profecias de Daniel 7 e Daniel 8 , tratam de profecias distintas.

No livro do profeta Daniel, capítulo 8, verso 9 , Lemos: “De um dos chifres saiu um CHIFRE PEQUENO, e se tornou muito forte para o sul, para o oriente e para a Terra Gloriosa”. No mesmo livro, capítulo 7, verso 8, deparamo-nos com a existência de outro “chifre pequeno”:  “Estando eu a observar os chifres, eis que entre eles subiu OUTRO PEQUENO diante do qual três dos primeiros chifres foram arrancados; e eis que nesse CHIFRE havia olhos, como os de homens, e uma boca que falava com insolência”.

É muito fácil verificar que o CHIFRE PEQUENO do primeiro texto surgiu do império Grego (bode peludo) em 175 antes de Cristo. Para constatação deste fato basta ler os versos 7 e 8 do capítulo 8. Por outro lado, verifica-se que o CHIFRE PEQUENO de Dan. 7:8 aparece na Nova Dispensação.

Feitas estas considerações iniciais, torna-se oportuno uma pergunta como esta:
Um “chifre” que nasceu e se extinguiu antes de Cristo pode ser o mesmo que nasceria só depois de Cristo? Nem de leve pode isto passar pela cabeça de alguém. Contudo, alguns teólogos, baseados em argumentos nada sérios, chegaram à conclusão de que os dois CHIFRES PEQUENOS representam um só e o mesmo poder. Era indispensável que chegassem a este resultado. Desta maneira, ficou fácil para eles “provarem” que o CHIFRE PEQUENO de Daniel 8, não representava Antíoco IV Epifanes.

Tudo nos leva a crer que o CHIFRE PEQUENO de Daniel 7, aponta para o figura do Anticristo. Esta e a tendência natural que se nota em grande número de estudiosos das profecias. Encontram-se praticamente sós, e equivocados os ASD que sustentam que os dois chifres são símbolos do mesmo poder. Com semelhante procedimento, evidencia-se a intenção de tirar Antíoco IV Epifanes do panorama profético, cuja ação se limitou à antiga Dispensação. Feito isto, torna-se fácil, para os mesmos, conduzirem as 2.300 tardes e manhãs para o ano de 1.844.

Vamos a seguir, resumir as razões por que os dois textos apreciados não representam um mesmo poder ou uma mesma pessoa.

  1. O CHIFRE PEQUENO de Daniel 8:9 nasceu e morreu dentro da Antiga Dispensação, o mesmo não acontecendo com o CHIFRE PEQUENO de Daniel 7:8, que se projeta para uma época bem distante, dentro da Nova Dispensação.
  2. O CHIFRE PEQUENO de Daniel 8, exerceu sua opressão sobre os judeus, enquanto que a opressão do CHIFRE PEQUENO de Daniel 7 se orienta na direção dos cristãos.
  3. O CHIFRE PEQUENO de Daniel 8 empreenderia suas conquistas para o sul, para o oriente e para a Terra Gloriosa. O CHIFRE PEQUENO de Daniel 7, exercerá sua ação de maneira muito mais ampla. 
  4. O CHIFRE PEQUENO de Daniel 8, surgiu do império Grego e com ele morreu, enquanto que o CHIFRE PEQUENO de Daniel 7, emergirá do Império Romano redivivo e com ele se extinguirá. 
  5. O CHIFRE PEQUENO de Daniel 8, antecedeu a vinda do Messias, O CHIFRE PEQUENO de Daniel 7 antecederá a volta de Cristo. Poderíamos mencionar outras evidências. Mas estas são mais do que suficientes para que se tenha a certeza de que um é o CHIFRE PEQUENO de Daniel 8, e outro, bem diferente, é o CHIFRE PEQUENO de Daniel 7.

Amigo leitor, para um melhor entendimento destas profecias você deve também recorrer a história universal, para comprovar que os chifres pequenos de Daniel 7 não é o mesmo de Daniel 8. Porém, se leres atentamente as escrituras, perceberás que não se refere a mesma profecia.


Esta matéria foi extraída do livro O ADVENTÍSMO de Ubaldo Torres Araújo edição 1.981 páginas 68,69.  


Caso você queira maiores informações sobre qualquer matéria não hesite em entrar em contato comigo!

Artigos Relacionados

Sobre o grave erro na concepção de universo
A astrologia faz cálculos acreditando que os astros estão equidistantes uns dos outros. Mas, o céu que vemos não se trata de um teto. Ele é...
Allan Kardec foi um falso profeta?
Norman Geisler mostra que existem muitos testes para provar um falso profeta. Vários deles estão listados na passagem Bíblica em questão....
A ÁRVORE E SEUS FRUTOS
A história da Igreja cristã apresenta um longo e fatigante conjunto de controvérsias com falsos profetas e falso mestres...
Profecias Bíblicas - Prova da Existência de Deus Profecias Bíblicas - Prova da Existência de Deus
O estudo da profecia bíblica nos faz cristãos mais qualificados, mais capacitados e ativos, cristãos que têm Jesus no centro de suas vidas e...

Graça Maior - Ubaldo Torres Araújo, . Disponível em: https://gracamaior.com.br/estudos/ibsd-x-adventistas-do-setimo-dia/146-os-dois-chifres-pequenos.html. Acesso em 12 Dezembro 2017.