Nota do Tradutor: No artigo anterior, Mais de 50 Contradições entre Ellen White e a Bíblia, dezenas de contradições com as Escrituras Sagradas foram apontadas nos escritos de Ellen G. White (1827-1915), considerada uma profetisa divinamente inspirada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD). Ao longo desse material adicional, serão apresentadas mais incoerências, bem como acréscimos feitos aos ensinos e fatos bíblicos. Lembremo-nos das palavras de Deus ditas a Moisés: "Nada acrescentem às palavras que eu lhes ordeno e delas nada retirem, mas obedeçam aos mandamentos do Senhor, o Deus de vocês, que eu lhes ordeno." (Deuteronômio 4:2)

  1. Satanás se arrependeu depois de sua queda?

EGW: SIM.

“Depois que Satanás foi expulso do céu, com aqueles que caíram com ele, ele percebeu que havia perdido toda a pureza e glória do céu para sempre. Então ele se arrependeu e desejou ser reintegrado no céu. Ele estava disposto a um lugar apropriado, ou qualquer lugar que lhe pudesse ser designado ... Ele e seu seguidores se arrependeram, choraram e imploraram para serem levados de volta para o favor de Deus, mas não, seus pecados, seu ódio, sua inveja e ciúmes eram tão grande que Deus não podia apagá-los. Ele deve permanecer para receber seu castigo final.”

Spiritual Gifts, vol. 1, p. 18, 19

Nota: Não há base bíblica. Em Mateus 18:21-22, Jesus disse a Pedro para perdoar setenta vezes sete (490 vezes). Se Ellen White estava certa, então é estranho que Deus esperasse mais de Pedro do que estava disposto a fazer a Si mesmo, recusando-se a perdoar Satanás!


  1. Adão tinha mais do que o dobro da altura dos homens hoje.

EGW: SIM. 

“Quando Adão saiu das mãos de seu Criador ... ele era duas vezes mais alto que os homens que agora vivem na Terra ... Eva não era tão alta quanto Adão. Sua cabeça alcançava um pouco acima dos ombros.”

Spiritual Gifts, Vol. III, p. 34

EGW: SIM.

“A altura de Adão era muito maior do que a dos homens que agora habitam a Terra. Eva era um pouco menor em estatura.”

Patriarcas e profetas, p. 45

Nota: A Bíblia não nos diz a altura de Adão e Eva, mas Ellen não nos deixa em dúvida quanto à sua altura.


  1. No fogo do inferno, os iníquos sentem dor enquanto restar um pedaço de carne?

EGW: SIM.

“Vi que alguns foram destruídos rapidamente, enquanto outros sofreram mais. ... Alguns demoraram muitos dias e, enquanto havia uma parte deles não consumida, todo o sentimento de sofrimento estava lá.”

Spiritual Gifts, V. 1, p. 217

  1. Judas teve a convicção de confessar seu pecado?

EGW: 1898. SIM

“Quando as mãos do Salvador estavam banhando aqueles pés sujos e limpando-os com a toalha, o coração de Judas se empolgou com o impulso de vez em quando para confessar seu pecado.”

O Desejado de Todas as Nações, p. 645

EGW: 1902. NÃO.

“Quando Cristo celebrou essa ordenança com Seus discípulos, a convicção chegou ao coração de todos, exceto Judas.”

Evangelismo, p. 275

Nota: A Sra. White disse que sim em 1898 e Deus e Ellen mudaram de idéia em 1902 e disseram que não. É muito difícil acompanhar esse tipo de inspiração. Sou grato por os profetas da Bíblia não terem esse problema.


  1. João foi lançado em um caldeirão de óleo fervente antes de ser banido para a Ilha de Patmos?

EGW: SIM.

“João foi lançado em um caldeirão de óleo fervente; mas o Senhor preservou a vida de Seu fiel servo, assim como preservou os três hebreus na fornalha ardente. Por decreto do imperador, João foi banido para a Ilha de Patmos.”

Atos dos Apóstolos, p. 570

[Nota do Tradutor: Embora não esteja registrada na Bíblia, essa declaração histórica não foi uma invenção de Ellen White, mas pode ser encontrada em Pais da Igreja, como Tertuliano e Jerônimo. No céu descobriremos a veracidade ou não desse incidente.]


  1. O erro e encobrimento sobre Herodes.

Ellen G. White teve a impressão de que o Herodes que participou do julgamento de Jesus foi o mesmo Herodes que tirou a vida de Tiago. Ela não percebeu que foi Herodes Antipas quem participou do julgamento de Jesus e Herodes Agripa I que matou Tiago. Este erro foi devido à sua ignorância da Bíblia e da história da Bíblia.

Escrevendo sob inspiração, Ellen G. White escreveu em 1858 que:

“O coração de Herodes ficou ainda mais duro, e quando ele soube que Jesus ​​havia ressurgido, ele não ficou muito perturbado. Ele tirou a vida de Tiago; e quando viu que isso agradou aos judeus, ele também levou Pedro, pretendendo matá-lo.”

Spiritual Gifts, vol. 1, p.71

Nota: O encobrimento: Este erro nunca foi corrigido nas revisões dos Primeiros Escritos. Mas quando o erro foi descoberto, os autores tentaram corrigi-lo por uma nota de rodapé na página 185 de Primeiros Escritos, dizendo que era “o mesmo espírito herodiano apenas em outra personalidade”. Observe que Ellen estava falando sob inspiração sobre um indivíduo, Herodes, não sobre o espírito de um indivíduo ou sobre seus atributos.


  1. João Batista sabia que ele iria morrer.

EGW: SIM.

“Ele sabia que quando Jesus se estabelecer como mestre, ele deveria morrer.”

Spiritual Gifts, Vol. 1, p. 29

  1. Maria, irmã de Marta e Lázaro, era Maria Madalena, e ela foi levada ao pecado por Simão.

EGW:

“Simão levou ao pecado a mulher que ele agora desprezava.” “Foi Maria quem derramou sobre Sua cabeça o precioso óleo da unção, e banhou Seus pés com as lágrimas dela. Maria foi a primeira no túmulo após a ressurreição.”

O Desejado de Todas as Nações, p. 566, 568

[Nota do Tradutor: Embora não seja possível afirmar com certeza, há alguns indícios bíblicos de que Maria Madalena e Maria de Betânia possam ter sido a mesma pessoa, e alguns pais da Igreja, como Tertuliano, pensaram a mesma coisa. Mas não há evidência bíblica de que ela foi induzida à prostituição por causa de Simão.]


  1. Os irmãos de Jesus eram mais velhos que ele, eram filhos de José e ficaram do lado dos rabinos.

EGW: SIM.

Artigos Relacionados

Confissões Católicas sobre o Sábado e o Domingo Confissões Católicas sobre o Sábado e o Domingo
1) James Cardinal Gibbons, The Faith of our Fathers, 88. ed., p. 89. "Mas você pode ler a Bíblia de...
Mais de 50 Contradições entre Ellen White e a Bíblia Mais de 50 Contradições entre Ellen White e a Bíblia
 Nota do Tradutor: Ellen G. White (1827-1915) é considerada uma profetisa divinamente inspirada pela...
Morcegos São Aves? A Bíblia Não Sabe Biologia? Morcegos São Aves? A Bíblia Não Sabe Biologia?
Em nossa era cientificamente avançada de clonagem, biomimética, processadores Pentium e Internet, o...
Como os Judeus Interpretavam a Profecia do Servo Sofredor (Isaías 53)? Como os Judeus Interpretavam a Profecia do Servo Sofredor (Isaías 53)?
É comumente afirmado que Isaías 53 nunca foi considerado messiânico por rabinos e sábios judeus. Às...

“Tudo isso desagradou Seus irmãos. Sendo mais velhos que Jesus, eles sentiram que Ele deveria estar sob suas ordens. Seus irmãos, como eram chamados os filhos de José, ficaram do lado dos rabinos. Eles insistiram que as tradições deviam ser respeitadas, como se fossem os requisitos de Deus.”

O Desejado de Todas as Nações, p. 86, 87

  1. Os anjos precisam de um cartão de ouro para entrar e sair do céu.

EGW: SIM.

“Todos os anjos que são comissionados para visitar a Terra têm um cartão de ouro, que eles apresentam aos anjos nos portões da cidade.”

Primeiros Escritos, p. 39

  1. Ellen G. White, a única profetisa que recebeu asas enquanto estava em visão.

EGW:

“O Senhor me deu uma visão de outros mundos. Asas me foram dadas, e um anjo me acompanhou da cidade para um lugar que era brilhante e glorioso.”

Primeiros Escritos, p. 39

Nota: Nenhum profeta da Bíblia jamais recebeu asas a qualquer momento. Por que asas foram dadas a Ellen White em sua visão? Na visão, elas não seriam necessárias para viajar. Ela certamente tinha uma imaginação vívida.


  1. Os casamentos devem ser desencorajados.

EGW: SIM. Em 1885, EGW escreveu:

“Nesta era do mundo, como as cenas da história da Terra estão prestes a fechar e estamos prestes a entrar em um momento de dificuldades como nunca houve, quanto menos casamentos forem contraídos, melhor para todos, homens e mulheres.”

Testemunhos 5, p. 366

Nota: Que eu saiba, hoje, os pastores Adventistas não desanimam nenhum casamento. É evidente que eles não aceitam esse ensino. A Bíblia foi escrita para nós e nunca desencoraja casamentos cristãos. A Bíblia fala sobre casamento nos últimos dias, chamando aqueles que proíbem o casamento de “mentirosos” (1 Timóteo 4:1-3


  1. Nós temos poder em nós mesmos?

EGW: NÃO. 1862.

“Se Satanás pode enganar a mente humana a ponto de levar os mortais a pensarem que há um poder inerente em si mesmos para realizar grandes e boas obras, eles deixam de confiar em Deus para fazer por eles o que pensam que há poder em si mesmos para fazer.”

1 Testemunhos, p. 294

EGW: SIM. 1870.

“Todos nós temos uma guerra diante de nós e devemos estar em posição de resistir às tentações de Satanás; e queremos saber que possuímos o poder em nós mesmos para fazer isso.”

Conselhos sobre Dieta e Alimentos, p. 169)

  1. O pagamento do dízimo é um pré-requisito para orar pelos enfermos?

EGW: SIM.

“Oração pelos enfermos. Deveríamos primeiro descobrir se o enfermo estava retendo o dízimo ou causou problemas na igreja.”

Healthful Living, p. 237

Nota: Este ensino proibiria orar por amigos e parentes não cristãos doentes, bem como por cristãos de outras religiões doentes que não acreditam que o dízimo é um requisito para a Igreja Cristã. Não consegui encontrar nenhum exemplo de Jesus ou os apóstolos verificando o desempenho do dízimo de alguém antes que eles os curassem. Eu nunca vi nenhum pastor Adventista seguir Ellen nesse ensino. Se você realmente acredita que Ellen G. White é profetisa, precisará verificar se o doente paga o dízimo antes de orar por ele. 


  1. Os remidos devem preencher as vagas no céu deixadas por Satanás e seus anjos.

EGW: SIM.

“As vagas deixadas no céu pela queda de Satanás e seus anjos serão preenchidas pelos remidos do Senhor.”

Watchman, novembro de 78, 1905

EGW: SIM.

“Era o propósito de Deus repovoar o Céu com a raça humana, se após o teste e a prova eles se mostrassem leais a Ele.”

Signs of the Times, 29 de maio de 1909

Nota: A Bíblia nunca menciona que os remidos tomarão o lugar de Satanás e dos anjos caídos, nem as Escrituras dizem que é o propósito de Deus repovoar o céu com a raça humana. As Escrituras dizem que Deus está criando uma Nova Terra para os remidos. Ver Apocalipse 21:1.


Reivindicação do Adventismo do Sétimo Dia

Adventistas do Sétimo Dia afirmam ser o povo da Bíblia e que suas crenças são apoiadas pelas Escrituras. Eles rejeitam as crenças da Igreja Católica Romana, como orar a Maria e os santos, o confessionário, o rosário, a água benta, o Papa como chefe da igreja etc. Eles rejeitam Joseph Smith e seu livro de Mórmon, rejeitam Mary Baker Eddy e seu livro Science and Health with Keys to Scripture. Eles rejeitam as Testemunhas de Jeová, que têm a Torre de Vigia para guiá-las. Os ASDs rejeitam todas as crenças que não podem ser apoiadas pela Bíblia. O paradoxo é que a igreja aceita as adições de Ellen White à Bíblia e suas contradições sem questionar. E então esperam que os membros façam o mesmo. Essas adições às Escrituras podem parecer triviais demais para serem mencionadas. Contudo, a Igreja insiste que todas essas adições e contradições vieram diretamente de Deus, portanto, tornando Deus parte de seu engano.

Como isso é possível? Os Adventistas do Sétimo Dia dizem:

“Os escritos da Sra. Ellen G. White nunca foram projetados para serem um acréscimo ao cânon das Escrituras. Eles são, no entanto, as mensagens de Deus para a igreja remanescente e devem ser recebidos como as mensagens dos profetas. Como Samuel era profeta em Israel em seus dias, como Jeremias era profeta em Israel nos dias do cativeiro, como João Batista veio como um mensageiro especial do Senhor para preparar o caminho para o aparecimento de Cristo, então nós acreditamos que a Sra. White foi profetisa na Igreja de Cristo hoje. E assim como as mensagens dos profetas foram recebidas nos tempos antigos, suas mensagens devem ser recebidas no tempo presente.”

Review and Herald, 4 de outubro de 1928

Nota: Os cristãos aceitam os escritos dos profetas, Samuel, Jeremias, como inspirados por Deus e seus escritos, como a Sagrada Escritura. Para seguir o que a Igreja Adventista do Sétimo Dia diz a seus membros, aqueles que acreditam que E. G. White é inspirada teriam que considerar seus escritos como Escrituras (da mesma maneira) que os profetas da Bíblia. Mas então a igreja diz que seus escritos não são um complemento ao cânon das Escrituras! Isso te confunde? Se você entende como isso é possível, por favor, explique para mim! 


Ellen G. White afirmou infalibilidade para os Testemunhos? Sim!

“No entanto, agora quando eu envio a vocês um testemunho de advertência e reprovação, muitos de vocês declaram que isso é apenas a opinião da irmã White. Dessa forma, vocês insultam o Espírito de Deus.”

Testemunhos 5, p. 64

“Nessas cartas que escrevo, nos depoimentos que presto, estou apresentando a vocês o que o Senhor me apresentou. Não escrevo nenhum artigo expressando apenas minhas próprias idéias. Eles são o que Deus abriu perante mim em visão - os preciosos raios de luz brilhando do trono.”

Testemunhos 5, p. 67

“Se você diminui a confiança do povo de Deus nos testemunhos que Ele lhes enviou, você está se rebelando contra Deus como Corá, Datã e Abirão.”

Testemunhos 5, p. 66

“Os testemunhos são do Espírito de Deus ou do diabo. Ao se colocar contra os servos de Deus, você está fazendo uma obra para Deus ou para o diabo.”

Testemunhos 4, p. 230

Traduzido e adaptado a partir de Ellen White contradicts the Bible over fifty times <http://www.truthorfables.com/EGW_Contradicts.htm>.

Artigos Relacionados

A Bíblia É Realmente Confiável? A Bíblia É Realmente Confiável?
Nenhum livro deu mais o que dizer, seja bom ou ruim, do que a Bíblia. Atualmente, vivemos um tempo...
Jesus Ensina que Deus É Injusto? Jesus Ensina que Deus É Injusto?
Algumas pessoas argumentam a partir da Bíblia que Deus condena as pessoas que rejeitam Sua revelação...
A História Mais Estranha sobre Circuncisão na Bíblia: Análise de Êxodo 4:24-26 A História Mais Estranha sobre Circuncisão na Bíblia: Análise de Êxodo 4:24-26
Se você fizesse uma pequena lista dos parágrafos mais estranhos da Bíblia, Êxodo 4:24-26 certamente...
Por Quem e Quando Foi Escrito Cada Livro da Bíblia? Por Quem e Quando Foi Escrito Cada Livro da Bíblia?
Bíblia é o livro sagrado de todos os cristãos. É a palavra de Deus, que foi registrada por escrito...

Envie suas perguntas