Texto de Estudo

Gênesis 2:18:

18 E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.

 

INTRODUÇÃO

Tanto no texto do Salmos 139:14-16 como no de Jeremias 1:5 o ser humano é colocado sob o ponto de vista arrebatadoramente significativo. Ponto de vista, aliás, que não costumamos olhar com frequência. O que há de tão arrebatador nestes textos é a ideia de que somos conhecidos antes de conhecer! Ou seja, antes mesmo de tomarmos ciência de que somos alguém e de que fazemos parte de contextos familiar e geográfico, já fazíamos sentido para outra pessoa. Fomos concebidos muito antes de nossos pais pensarem em nós; fomos concebidos por Deus, o Criador. 

Se assim compreendermos nossa origem e existência, logo entenderemos o propósito para o qual fomos criados. E saberemos que as complexas relações em que nos envolvemos, ao longo da vida, fazem parte de um todo maior. Um contexto que engloba passado, presente e futuro. Algo que, com certeza, não conseguimos dar conta, mas que deve nos induzir a uma atitude de humildade e de sede de conhecimento. Colocados sob esse pano de fundo, teremos a oportunidade de refletir, neste trimestre, sobre uma das matérias mais importantes para nós: a Família. É, pois, um assunto da mais alta importância, e não é difícil depararmo-nos com os mais variados subtemas que dele se originam. Todavia, atentaremos apenas para o conceito de que a família foi criada por Deus, tem um padrão e que, por isso, enfrenta desafios diante da sociedade que oferece certa resistência.  

 

UMA “PALAVRINHA” ANTES DE TUDO

Por um bom tempo, a ideia de família como criação de Deus gozou de prestígio, aceitabilidade e de defesa por parte das pessoas de uma forma geral. Mas, com as mudanças mais acentuadas que ocorrem desde 1960 até os nossos dias, esse conceito veio se apagando e tem sido combatido por aqueles que não simpatizam com a religião. Uma vez que a vida em sociedade passou a ser matéria de análises e estudos, muitas questões foram levantadas, como, por exemplo, a tensão gerada por nossas escolhas, seus limites e repercussões. O diálogo entre visão bíblica e o cenário da sociabilidade cotidiana torna-se cada vez mais tenso e, às vezes, mostra-se longe de caminhar de mãos dadas. A razão disso tudo é que a Bíblia vem sendo combatida. E há forte consenso de que ela deva ser banida do debate público, ou assumida por uma sociedade como regra de fé e prática. Porém, o alívio dessa tensão não depende da exclusão da Bíblia da arena pública! O grande gerador de conflito, no atual cenário da vida social, são as próprias pessoas que a compõem. Em cada uma há uma cabeça; e, em cada cabeça, uma sentença! Não são a visão cristã de família e a Bíblia como manual prático de fé os responsáveis pelos conflitos atuais. 

É preciso sempre afirmar que, se uma parte dos indivíduos de nossa sociedade assume uma visão bíblica de família, logo deve ser respeitado e ouvido como indivíduo livre que é. Assim, não deve ser tratado como um grupo que atrapalha o andar da carruagem. É preciso lembrar que os problemas familiares que, muitas vezes, saem do ambiente doméstico e refletem na sociedade, não têm como causa a perspectiva bíblica. Os princípios contidos na Bíblia, os quais visam e orientam um estilo de vida moderado, agregador e benéfico, estão lá. Mas nem todos os aplicam da mesma forma e intensidade . O fato de famílias cristãs estarem enquadradas em pesquisas que apontam para certos problemas da vida doméstica não desautoriza a Bíblia, ou põe por terra, sua mensagem. O que ela faz é mostrar o quanto o ser humano é frágil e precisa de ajuda. Antes de ser vista como inimiga, a Palavra de Deus deve ser encarada como importante aliada na causa das famílias, hoje em dia. 

 

POR QUE DEUS CRIOU A FAMÍLIA?

De acordo com nosso texto de estudo de hoje, Deus criou a família porque não era bom que Adão estivesse só. Mesmo vivendo em um momento existencial sem a presença, influência e frutos do pecado, o texto de Gênesis 2:20 aponta para algo de que Adão precisava. O contexto da narrativa informa que ele estava trabalhando; e seu ofício era nomear os animais que Deus trazia. É aí que entra o verso 20: “... todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea”. 

Adão, possivelmente, refletiu sobre a maneira como aquelas várias espécies de animais estavam relacionadas e que havia o par. Logo percebeu que estava sozinho em relação à sua espécie. A necessidade de Adão era de alguém que fosse semelhante a ele e, ao mesmo tempo, diferente. O projeto inicial de Deus previa que aquele homem precisaria de uma parceira, de um par, pois está escrito: “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2:18).

O interessante desta narrativa é que, apesar de Deus já saber que não era bom que o homem estivesse só, ele deixou que Adão percebesse a falta de um par por si mesmo! O texto bíblico não apresenta uma fala de Adão, nem mesmo um suspiro de lamentação. Mas, se Deus considerava que a solidão não era boa, imagine o próprio Adão!  

Foi só por isso que Deus criou o casamento? Obviamente, não. Há também o fato da procriação, do engajamento no mandato cultural para tomar conta da terra que Deus havia criado (Gênesis 1:26-28) e o prazer sexual. Vale destacar que o casamento foi criado para que o ser humano pudesse desenvolver uma de suas capacidades mais espetaculares: a de amar, a de se relacionar! Como bem disse Elben César, ao abordar o amor como uma razão para o casamento: “Ainda nos casamos por causa do amor, que é o sentimento que predispõe duas pessoas do sexo oposto a se aproximarem e a permanecerem juntas. Segundo o dicionário técnico de Psicologia, amor é aquele sentimento ‘cuja característica dominante é a afeição e cuja finalidade é a associação...” . Essas outras razões ou necessidades podem ser encontradas em outras passagens bíblicas. Porém, não é nosso objetivo explorá-las. 

 

 

QUE ESTRUTURA O SENHOR DEU À FAMÍLIA?

Segundo a visão bíblica o casamento criado por Deus é heterossexual (entre um homem e uma mulher), monogâmico (somente com uma mulher) e estável (até que a morte separe). Tal estrutura vem sendo questionada, de forma cada vez mais intensa, nos últimos anos. A discussão se dá tanto no aspecto individual (opiniões privadas) quanto no coletivo. Este se destaca por levar o debate à esfera pública, exigindo inclusive que o Estado faça valer ou crie leis que concedam o direito de liberdade e igualdade àqueles que têm pensamento sobre ‘opção sexual’ e casamento divergente da sociedade em geral.

Artigos Relacionados

A Bíblia e o Bhagavad Gita: Alguma Similaridade? A Bíblia e o Bhagavad Gita: Alguma Similaridade?
Questão: Obrigado por responder minhas muitas perguntas. Meu amigo hindu insiste que o Bhagavad...
Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento
Jesus Cristo é o cumprimento das promessas e profecias do Antigo Testamento. Ele é a semente...
Jesus e o Yom Kippur Jesus e o Yom Kippur
Milhões de judeus em todo o mundo celebram anualmente o "Yom Kippur" (o "Dia da Expiação"). Essa...
Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento
Jesus Cristo é o cumprimento das promessas e profecias do Antigo Testamento...

O pecado infectou a moral e a razão humana. A própria Bíblia traz casos desse desvio do que Deus havia planejado. O livro de Gênesis, que conta a origem da raça humana e de seus primeiros passos no mundo, não esconde os casos de poligamia (Gênesis 4:19), libertinagem nos relacionamentos (Gênesis 6:2), relações com pessoas do mesmo sexo (19:5), relação sexual entre filha e pai (19:30-38), estupro (34:2) e relação sexual entre enteado e madrasta (35:22). 

Observe como os textos voltados à área sexual são fartos. Isso revela o quanto o desejo sexual humano é importante. Assim, o diabo e os desejos da carne têm ali uma área promissora para desvios. Esses dados mostram, de forma realista, como o ser humano vem reescrevendo sua história. O apóstolo Paulo deixou isso bem claro em Romanos 1:18-32. De fato, a Bíblia defende, em seus princípios, uma estrutura de família ou casamento, que vai contra o parecer e a atitude de muitos, hoje em dia. Todavia, tal posicionamento não deve impor sobre a Palavra de Deus um rótulo de impositora e ferramenta de controle da opinião dominante. Ou seja, muitos alegam que a Bíblia deve ser banida da discussão por ter servido aos ideais dos machistas e dos radicais religiosos, maioria na sociedade. 

Entretanto, se sairmos da zona de confusão e dos discursos inflamados, poderemos nos perguntar: mas o que há de errado com o padrão estabelecido por Deus? Nada. Não há erro no padrão inventado por Deus. O problema não está na estrutura homem  mulher, pai mãe filhos. O equívoco está no ser humano em si, independentemente de sua classe social, cor ou raça. Nós, humanos, somos muito complicados, e relacionar-se com outra pessoa - cônjuge, filhos, amigos, parentes - não é tão fácil como escrever nossos nomes depois de alfabetizados. Relacionar-se exige conhecer mais sobre si mesmo, conhecer a outra pessoa e conhecer a Deus. Esse conhecimento vem de um aprendizado constante e exige investimento de tempo e interesse. Nunca há uma medida satisfatória; o que é satisfatório é aprender sempre. Assim, erraremos menos e amadurecemos mais. 

Se as famílias buscarem viver sob os padrões de Deus, não teremos uma sociedade doente. Obviamente que não resolveremos todas as mazelas domésticas e sociais; afinal, isso depende das escolhas de cada um. Contudo, sabemos que, se estivermos mais comprometidos com valores como compaixão, compreensão, empatia e paciência, nossos lares e a sociedade terão sempre motivo de ter esperança e de glorificar a Deus por meio de nossa boa conduta. 

 

 

 

A POSTURA DAS FAMÍLIAS CRISTÃS FRENTE AOS DESAFIOS DE HOJE

O principal comportamento que as famílias devem tomar é de não pedir desculpa por viverem o padrão de Deus. Assim como as minorias que discordam do padrão divino cobram tolerância, respeito, cidadania, as famílias cristãs podem e devem fazer o mesmo. As regras valem para todos. Se, por um lado, é verdade que algumas famílias da sociedade brasileira (que, em outras décadas, dizia-se conservadora e preocupava-se em se identificar como cristãs) falharam em seguir os padrões divinos, também é pertinente que muitas acertaram. Não podemos ser injustos, pois o passado é pintado, inúmeras vezes, com cores feias. É moda dizer que os pais de hoje ouvem mais os filhos, ou que os filhos têm mais voz. Logo, acredita-se que isso não acontecia outrora. Óbvio que havia diferenças contrastantes entre o nosso tempo e os passados quando o assunto é relacionamento familiar. Por exemplo, o simples fato de a maioria da população brasileira morar na zona rural até 1960  já se mostra um fator fortíssimo que contribui para as diferenças. O pouco acesso à educação e a forma unilateral de ver a masculinidade, a feminilidade e seu papel em casa e na sociedade adiou bastante os assuntos familiares que, hoje, discutimos. Isso não quer dizer que a população, ao se tornar mais urbana, é melhor que a anterior. Não precisamos ver tudo como uma questão de qualidade; mas, sim, de oportunidade. Tudo isso revela apenas as dificuldades naturais surgidas diante de mudanças rápidas e de grandes proporções. 

Outro posicionamento que as famílias cristãs devem tomar é buscar se atualizar sem ter de colocar de lado a fé. Ou seja, devemos conhecer mais profundamente a Bíblia e os dilemas familiares que ela apresenta. Precisamos conhecer mais a realidade à volta. Significa que devemos abrir uma porta de conversa com o mundo, por mais desafiador que nos pareça. Além de falar, também devemos adquirir a desejável qualidade de saber ouvir; só assim aplicaremos a Palavra de Deus de forma mais precisa. Contudo, muitos vêm entendendo errado essa ‘fala’ e essa ‘escuta’. Alguns cristãos acham que o simples fato de ouvir mais de perto os desabafos ou argumentos dos divorciados, homossexuais, poligâmicos e amasiados é sinônimo de ser liberal ou de cometer uma fraqueza na fé. 

Não há dúvida de que a luta por direito de adoção pelos casais homossexuais e a iniciativa de pais/mães solteiros optarem por fertilização em laboratório como saída para constituir uma família  vêm trazendo grandes mudanças e, por conseguinte, inúmeras discussões. Isso mexe com o pensamento e o valor das pessoas. Por isso, é inevitável que discordâncias aconteçam. Um dos efeitos colaterais de se articular mudanças é o de se apressar em taxar como ruim tudo aquilo que se quer deixar para trás. E é aqui que está o “x” da questão. Muitos querem abandonar os princípios divinos em nome de um suposto progresso! Ou seja, acham que a Bíblia é ultrapassada. Que progressos as famílias contemporâneas vem experimentando pelo simples fato de deixarem os princípios bíblicos de lado? Se a visão cristã é fator que atrapalha, por que as sociedades que não a adotam têm problemas familiares tanto quanto as famílias cristãs? 

 É válido darmos mais atenção ao texto de Atos dos Apóstolos 13:36 no qual encontramos: “Por que, na verdade, tendo Davi servido à sua própria geração,...”. Você percebeu? Davi foi um homem de seu tempo. Assim como Abraão, Moisés e Daniel. Todos viveram em tempos diferentes; o mundo à volta de cada um não foi o mesmo e teve suas particularidades. Mesmo assim, os três viveram pela fé que um dia lhes foi revelada! Nós somos os cristãos de nosso tempo, uma época desafiadora à família. Eis um tempo em que ainda podemos adotar o padrão de Deus como modelo a ser seguido. 

 

CONCLUSÃO

Muito se tem falado sobre o perfil da nossa atual sociedade, e algo mencionado com frequência é o relativismo. Ou seja, não há um padrão absoluto a reger a vida das pessoas, ainda mais com o passar dos anos. Cada sociedade e cada pessoa dentro de si têm de buscar o próprio caminho. 

Já conhecemos o suficiente da História da humanidade para saber aonde isso leva: frustração, desorientação, culpa, desgastes emocionais, perda de identidade, preconceitos, guerras etc. Como viveremos em tempos assim? Primeiramente devemos nos apresentar como opção viável para, depois, identificarmo-nos como padrão inalterável. Talvez você não goste disso, não é? Soa tão fraco... Quer dizer, nós, os cristãos, devemos fazer “barulho”, devemos fazer com que o mundo nos ouça. Sem dúvida, a voz do Evangelho deve soar aos quatro cantos. Mas pense: se a sociedade brasileira está se aculturando a um mercado religioso variado, com muitas opções, poderemos fazer desse limão uma limonada; ou não? Claro que sim! Se, em vez de forçarmos a entrada nos lares alheios, atrairmos as outras famílias para o nosso lar, os resultados possivelmente serão outros. 

No entanto, há problema nisso tudo... Não são apenas as outras famílias que devem mudar, mas nós também. Por isso, é necessário vivermos em Deus e para Deus. Vamos ser fiéis ao nosso chamado, nossa vocação: sermos sal e luz! 

A vida da família cristã, quando está saudável, funciona como um poderoso ímã; não somente atrai pelo exercício da compaixão e do amor, mas se torna contagiante. Não somos as únicas famílias no acostamento de uma pequena estrada; na verdade, somos mais uma às margens de uma rodovia movimentadíssima. Por um lado, isso nos traz o sentimento de impotência; mas, por outro, pode nos levar ao aperfeiçoamento e ao crescimento da vida na fé. Uma vez que estejamos mais preparados, ganharemos a chance de ficar por mais tempo na luta pelas famílias. Da mesma forma, com as famílias lutando pela Igreja de Cristo.  

 

Artigos Relacionados

Cada Livro da Bíblia em Uma Palavra Cada Livro da Bíblia em Uma Palavra
Deus Se revela através de Sua Palavra. Quando Ele fala, Ele nos ensina como Ele é, como Ele age e...
Diferenças entre os Gêneros Apoiadas pelas Escrituras e pela Ciência Diferenças entre os Gêneros Apoiadas pelas Escrituras e pela Ciência
As questões de gênero são um tópico de notícias frequentes. Qual é a posição do cristão sobre esse...
Confissões Católicas sobre o Sábado e o Domingo Confissões Católicas sobre o Sábado e o Domingo
1) James Cardinal Gibbons, The Faith of our Fathers, 88. ed., p. 89. "Mas você pode ler a Bíblia de...
Adições de Ellen White à Bíblia Adições de Ellen White à Bíblia
Nota do Tradutor: No artigo anterior, Mais de 50 Contradições entre Ellen White e a Bíblia, dezenas...

Envie suas perguntas