Estudo de Texto

Isaías 9:6:

6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

INTRODUÇÃO

A palavra profética é constituída basicamente de denúncia e anúncio. Vimos que o profeta Isaías, após seu chamado, denunciou de forma intensa as práticas de um povo cujo coração estava contaminado pela soberba, ganância, injustiça, além de estar associado a ídolos variados. Esse era o contexto espiritual que se refletia nas liturgias vazias e nas relações sociais marcadas pela exploração e desigualdade.

Seguindo essa configuração, veio o momento de anunciar um Rei e, consequentemente, um reino bastante diferente do que estava estabelecido. Uma promessa é revelada no capítulo 9, e ainda no 11, já tendo sido indicada na parte 7, trazendo em seu conteúdo a informação de que as trevas seriam aniquiladas; a alegria, instaurada; o jugo, quebrado. E as guerras cessariam pela ação do messias, apresentado primeiramente na figura de um menino que carrega os títulos de Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz.

Um reino novo iria brotar do tronco de Jessé, um rebento que levaria adiante a missão de ser luz para todos os povos. Para isso, repousou sobre ele o Espírito do Senhor, conferindo-lhe tudo que faltava aos governantes da época, a saber: conselho, sabedoria, entendimento, fortaleza, conhecimento e temor do Senhor.

Enfim, ele traria tudo quanto estava em falta e colocaria ordem naquilo que se invertera. Também estenderia seu reinado para muito além das fronteiras de Israel, abrigando todas as nações na sombra do seu reino pleno, perfeito, e que jamais terá fim.

O ESTADO DE REBELDIA HUMANA

A história de Israel é uma ilustração da própria História humana. O cenário quase sempre era de pecado, no interior da nação, e opressão por parte de inimigos circunvizinhos. Espiritualmente, é grande a semelhança com a humanidade, tanto no aspecto coletivo como no individual. E pode-se perceber tal realidade de trevas por dentro e por fora, o que coloca o gênero humano em estado constante de guerra. 

A queda inaugurou o processo que se alastrou para todos os tipos possíveis de relacionamento humano, seja com Deus, com o próximo (que passou a ser visto como “o outro”), ou consigo. O conhecimento do bem e do mal, que estava no Criador, foi transferido ao homem, e tudo se relativizou. O que é o bem para um pode ser visto como mal para outro. Assim, a unidade humana foi minada, e estabeleceu-se o que se pode ver até hoje: um cenário de opressão e dominação de uns poucos sobre grandes massas, isto é, a manifestação clara de um espírito de injustiça por conta do estado de rebelião ao qual o ser humano aderiu. 

Reino após reino, ao longo da História, até o presente momento, a realidade seguiu igual, marcada pelo desequilíbrio, enfatizado nas palavras do profeta quando mencionou as trevas que dominavam o mundo.

Num contexto de escuridão, Deus revelou ao profeta algo mais sobre o messias. Ele nasceria de uma virgem, restauraria o trono de Davi e teria uma forte ligação com a região da Galileia. E viria trazendo a luz; na verdade, sendo a própria luz que, não só aquela região, mas da qual o mundo inteiro necessitava. 

PROMESSA DE DIAS MELHORES

Em contraposição à terrível angústia que sobreviria ao povo por causa da sua incredulidade (Isaías 7), Isaías retratou ao povo a gloriosa salvação de um futuro melhor. Em 9:6, essa profecia assumia um caráter messiânico explícito. O verso 1 menciona as áreas que mais sofreram quando os assírios vieram sobre Israel. Os territórios de Zebulom e Naftali, os quais ficam situados entre o mar da Galileia e o mar Mediterrâneo, tinham sofrido grandemente por causa das invasões assírias, de 734 a 732 a.C. (2 Reis 15:29). 

Tiglate- Pileser III fez de tais territórios uma província assíria, levou os habitantes para o exílio e trouxe os povos de outras nações para habitar ali. Ele também tomou Gileade, no outro lado do Jordão, e anexou parte da planície de Sarom, próxima ao mar Mediterrâneo. Mas a Galileia, onde o juízo de Deus primeiramente humilhou o seu povo nos dias de Isaías, seria honrada no futuro. Isso foi cumprido quando Jesus ministrou e escolheu os primeiros discípulos na Galileia — a qual ainda era menosprezada pelo povo de Jerusalém . Em contraste com a escuridão mencionada em 8.22, viria um dia quando a escuridão seria levantada da vida do povo de Deus.

Os versos 2  anunciam a transformação das trevas em luz, mediante o ministério do Messias, com profunda alegria. Não foi fácil reverter o cativeiro assírio e trazer um novo Dia. O ministério de Jesus foi mais além da Galileia, mas começou ali. A missão do Messias era mais lata que a própria terra de Israel, mas começou em Israel. O evangelho deveria levar a luz a todas as nações e, assim, um propósito divino universal foi posto em movimento na Galileia, como os antigos judeus dificilmente compreenderiam . 

Alguém já disse, e é uma verdade física, que a escuridão não existe; o que há é ausência de luz, ou seja, onde não se tem luz ali se produzem trevas. Isso significa que, para combater as trevas, a luz só precisa estar no lugar onde antes não estava. A Igreja é impelida pelo Espírito Santo a entrar nos territórios tenebrosos a fim de que a luz que possui dissipe as trevas que ali imperam.

O verso 3 também traz uma rica promessa ao povo: “Tens multiplicado este povo, a alegria lhe aumentaste; alegram-se eles diante de ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando repartem os despojos”. Nos dias de Isaías, a colheita de grãos fracassou. Os poucos sobreviventes do ataque assírio ficaram vagueando em meio às trevas, blasfemando contra o rei e contra Deus (cf. 8:21). Porém, a “multiplicação” tornara-se a palavra-chave; não subtração, nem divisão. Houve, então, antes, a mais profunda tristeza; porém, naquele momento, predominava alegria triunfante, a qual ocorria na presença do Poder de Deus, que possibilitou a reversão para condições jubilosas.

Haveria grande abundância para todos. O povo de Israel seria alimentado de novo e sentir-se-ia tão jubiloso como um exército que tivesse logrado grande vitória e estivesse dividindo os despojos. Naquele tempo passado, eles eram presas e despojos de exércitos pagãos. No futuro, porém, dividiriam os despojos da Vida Eterna .

As promessas de dias melhores cumpriram-se quando Jesus inaugurou o reino de luz. Literalmente a profecia descrita no verso 1 cumpriu-se em Mateus 4:12-17, quando Jesus, após a morte de João Batista, foi habitar na região da Galileia, em especial nos confins de Zebulom e Naftali. O povo dali experimentou a presença daquele que disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” (João 8:12).

Artigos Relacionados

Os Magos, a Estrela de Belém e a Astronomia Os Magos, a Estrela de Belém e a Astronomia
Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente...
Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento
Jesus Cristo é o cumprimento das promessas e profecias do Antigo Testamento. Ele é a semente...
Jesus e o Yom Kippur Jesus e o Yom Kippur
Milhões de judeus em todo o mundo celebram anualmente o "Yom Kippur" (o "Dia da Expiação"). Essa...
Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento
Jesus Cristo é o cumprimento das promessas e profecias do Antigo Testamento...

Jesus trouxe dias melhores à humanidade, pois nos tirou das trevas e transportou-nos para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Éramos saqueados e despojados pelo inimigo; mas Cristo, na cruz, deu-nos a vitória sobre todas as coisas. Ele transformou o nosso lamento em festa.

CARACTERÍSTICAS DO REI

Nos versos 4 a 7, encontramos as características do Rei que se levantaria para livrar seu povo. Ele seria o único a ter poder para quebrar o jugo do opressor (v.4). Aos olhos humanos, não havia quem pudesse se levantar e derrotar o poderoso exército assírio, mas o profeta lembrou que o mesmo aconteceu com Gideão, na vitória sobre os midianitas (Juízes 7); o Senhor fizera Gideão, com apenas 300 homens, prevalecer. O rei que se levantaria teria poder para derrotar o opressor do seu povo.

Mas quem era, e onde estava, aquele que iria empreender e realizar essas grandes coisas para o povo de Deus (e para a Igreja)? O profeta afirmou (vs. 6,7) que tudo seria realizado pelo Messias, o Emanuel, o filho de uma virgem, cujo nascimento ele havia predito (7:14). Então, falava sobre elas, no estilo profético, como algo já realizado : “um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros” (v.6). 

O Messias descrito pelo profeta possuía toda a autoridade, pois “o governo está sobre os seus ombros” (v.6). Jesus, como Rei prometido, reivindicou essa autoridade ao dizer: “Toda a autoridade me foi dada, no céu e na Terra” (Mateus 28:18). Isaías destacou algumas qualidades do Libertador que marcariam seu reinado:

Maravilhoso Conselheiro: Aqui se demonstra a sabedoria de Cristo. Não existem problemas, nos céus ou na Terra, que ele não possa resolver. Jesus é a sabedoria de Deus (1 Coríntios 1:30). O Messias foi dotado de uma autoridade que todo o homem ouvirá e seguirá .

Deus Forte: (hebraico, El Gibor; o Poder que prevalece). Reduzir isso a "divino em poder", ou "parecido com um deus", é perverter o título. A expressão ensina a deidade do Messias, que se elevava muito acima de todas as expectativas judaicas. Mediante aplicação, podemos ver no menino (Filho) o ser divino . 

Pai da Eternidade: Pode ser traduzido como “Pai (ou “Autor”) da Eternidade (ou “do Universo”). Isso se ajusta a João 1:3 no qual o Verbo vivo é aquele por intermédio de quem Deus fez tudo o que foi feito (cf. Hebreus 1:2). E também aponta seu cuidado fiel e amoroso, que é perpétuo . Jesus disse: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. (Apocalipse 22:13)

Príncipe da Paz: Aquele que traz a verdadeira paz, a qual inclui salvação, bênção, integridade, harmonia e bem- estar. Uma paz que Jesus dá agora (João 14:27)  e será plena no porvir. (Apocalipse 21:4).

CARACTERÍSTICAS DO REINO

Esse era o reino discernido por Daniel quando interpretou o sonho de Nabucodonosor (Daniel 2:44). Um novo estado de coisas começaria com uma pedra lançada na base do império das trevas. Ele esmiuçou todo aquele sistema marcado por profunda iniquidade. 

O capítulo 11 descreve como seria o reino do Emanuel, o Messias que estabeleceria um império justo e piedoso, o oposto da Assíria. Seria um descendente da prometida linhagem de Davi, Deus declarou-o. Depois de derrubada a árvore de Davi, ficando apenas o toco, o rebento brotaria. Seu reinado seria marcado pelas seguintes características:

Justiça: O versículo 4 mostra que o Messias julgaria justamente a causa das pessoas. Seria um juiz, mas distinto dos humanos; ele não teria que depender de evidências externas. Com percepção divina, veria dentro das mentes e dos corações das pessoas (cf. João 2:25). E saberia o que era ou não verdade (cf Mateus 7:21-23) . Não haveria mais corrupção, favoritismo, tampouco impunidade. Seu Reino seria um contraste com o que estava acontecendo nos dias de Isaías (1:4). Ao inaugurar o Reino de Deus na Terra, Jesus proferiu as seguintes palavras: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.” (Mateus 5:6). Seu reino sacia toda a fome e sede de justiça, pois Cristo é a verdadeira Justiça. 

Paz: As condições do Império de Cristo seriam de harmonia e paz, com base na verdadeira religião. A figura dos ferozes animais predatórios vivendo em paz com os fracos e indefesos simbolizou a remoção de toda a hostilidade natural e do temor entre os homens (vv. 6-8). O verso 9 destaca que “a Terra se encherá do conhecimento do Senhor”, e isso deveria ser a base da harmonia a prevalecer sobre o mundo. Todos os efeitos da maldição infligidos na Terra, por causa do pecado de Adão, seriam findos. A criação “será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus” (Romanos 8:21) .

CONCLUSÃO

Jesus foi a pedra que chegou como um menino, visto por alguns pastores numa manjedoura, adorado e presenteado por certos homens do Oriente, perseguido por Herodes, mas preservado por Deus. 

O Cristo é o portador da paz; é aquele em cujos ombros repousa o governo e onde seu reino chega. Ali se estabelece o que os judeus denominavam shalom, um estado de equilíbrio em que não há pendências, nem necessidades, pois todos desfrutam do que Deus é, e do que Deus doa.

Jesus de Nazaré foi ungido pelo Pai com o Espírito Santo para instaurar a justiça que promove a verdadeira paz. Ele pode fazer porque é Maravilhoso Conselheiro, ou seja, traz o conselho perfeito, o juízo verdadeiro, pois conhece os corações. É Deus forte, e aqui se afirma a divindade do Messias, o Deus feito homem, que construiu seu tabernáculo entre os seres humanos. É Pai da Eternidade, aquele que traz em si mesmo a semente do que é eterno. É Príncipe da Paz, o único que dá, conforme ele mesmo afirmou, a perfeita e a genuína harmonia por meio do seu reinado, que não é caracterizado pelo domínio opressor como os da História; mas, sim, por uma atmosfera de amor e serviço.

 

Artigos Relacionados

As Sete Igrejas do Apocalipse e a História do Povo de Israel As Sete Igrejas do Apocalipse e a História do Povo de Israel
Ao contrário da visão popular entre alguns cristãos de que as 7 igrejas de Apocalipse 2 e 3  (Éfeso...
Cada Livro da Bíblia em Uma Palavra Cada Livro da Bíblia em Uma Palavra
Deus Se revela através de Sua Palavra. Quando Ele fala, Ele nos ensina como Ele é, como Ele age e...
Adições de Ellen White à Bíblia Adições de Ellen White à Bíblia
Nota do Tradutor: No artigo anterior, Mais de 50 Contradições entre Ellen White e a Bíblia, dezenas...
Como os Judeus Interpretavam a Profecia do Servo Sofredor (Isaías 53)? Como os Judeus Interpretavam a Profecia do Servo Sofredor (Isaías 53)?
É comumente afirmado que Isaías 53 nunca foi considerado messiânico por rabinos e sábios judeus. Às...

Envie suas perguntas