Para os espíritas o caso de 1 Samuel 28 quando Saul tenta se comunicar com Samuel, já morto, é uma evidência da prática da mediunidade. Dizem que quem de fato apareceu foi Samuel. Todavia, numa simples análise, a Bíblia responde exata- mente o contrário. Por que não era Samuel?

  1. Em 1 Samuel 15:23 o profeta rejeita a prática de mediunidade, condenando-a. Leia Levíticos 20:6-27. A ordem dada em Israel era para que se extirpassem os médiuns e adivinhos.
  2. Como Saul morreu dias após a consulta à pitonisa, não foi ele quem repassou a história. O fato foi contado pelos seus servos (1 Samuel 28:7-8), que eram estrangeiros (1 Samuel 21:7). Foram eles mesmos que levaram Saul à médium (1 Samuel 28:7) indicando que a história sofreu influência de suas crendices.
  3. 1 Samuel 28:11-14 revela que a manifestação foi subjetiva. Não foi Saul, mas a própria mulher que entrou em transe e disse ter visto um homem subindo. Pela descrição, Saul sem ver, concluiu que fosse Samuel.
  4. Seria de Deus tal manifestação? Não! 1 Crônicas 10:13-14 mostra que Saul morreu por causa da transgressão que cometeu ao consultar uma necromante. Como poderia ter morrido em juízo por algo que Deus mesmo teria aprovado? Na verdade, essa manifestação foi diabólica. O senhor o rejeitou como rei porque consultara a médium. Leia Levíticos 20:6 e Levíticos 20:27 e veja o que Deus pensa dos médiuns e de quem os consulta.
  5. Esse Samuel teria falado a verdade? Não. Ele não era o profeta Samuel! Samuel era um homem de Deus e jamais mentiria. Satanás, porém, é o pai da mentira (João 8:44). E, na verdade, o que ocorre em 1 Samuel 28:19 é que um espírito enganador, da parte de Satanás, se passa por Samuel. Ele afirma que Saul seria entregue nas mãos dos filisteus. Contudo, essa predição por ser mentirosa, não aconteceu. 1 Samuel 31:4 mostra que Saul tentou o suicídio. Finalmente, quem o matou foi um amalequita e não filisteu (2 Samuel 1:1-16) sendo cremado depois pelos homens de Jabes-Gileade. Eles também não eram filisteus.
  6. Além desse erros, ele também predisse que todos os filhos de Saul morreriam. 1 Samuel 31:8 e 2 Crônicas 10:2-6 mostram sua mentira ao mencionar que somente Jônatas morreu. 2 Samuel 21:8 fala que Armoni e Mefibosete escaparam e Isbosete reinou por dois anos (2 Samuel 2:10).
  7. Para terminar, observe que ele prediz que Saul morreria no dia seguinte. Isso também não ocorreu (1 Samuel 30:1-8).

A Bíblia responde que o suposto Samuel subiu da terra (1 Samuel 28:11-13). Ora, de onde vem quem vem do céu, já que estamos falando de um homem de Deus? Em hipótese alguma poderia ser de baixo! Esse fato só comprova portanto, que, na verdade, se trata de um espírito maligno, pois quem emerge do abismo, de acordo com Apocalipse 9:2-11, são demônios e não gente de Deus.

Graça Maior - Édino Melo, . Disponível em: https://gracamaior.com.br/estudos/espiritismo/129-respostas-biblicas/mediunidade-e-a-biblia/1028-pitoniza-de-endor.html. Acesso em 21 Julho 2017.