Respostas sobre a mediunidade e a Bíblia

Allan Kardec diz que “As instruções dadas pelos espíritos são verdadeiramente as vozes do céu que vêm esclarecer os homens e convidá-los à prática do Evangelho"(Evangelho Segundo o Espiritismo, Introdução, item I). Para fundamentar esta crença, os espíritas usam diversos textos bíblicos. Analise-os a seguir.

Este verso contradiz o ensino bíblico a respeito da ressurreição? Norman Geisler diz que “o primeiro conjunto de passagens revela que haverá a ressurreição de todos os mortos” (Atos dos Apóstolos 24:15; João 5:28-29). O próprio Jó expressou sua crença na ressurreição declarando: “E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus” (Jó 19:26). O que ele quis dizer quando falou sobre alguém que desce à sepultura e não toma mais (7.9) é explicado no versículo seguinte: “Nunca mais tornara à sua casa” (v. 10). Aqueles que morrem não retomam às suas vidas mortais novamente. A Bíblia responde que a ressurreição é para a vida imortal (1 Coríntios 15:53) e não para o mesmo tipo de vida que a pessoa tinha antes. Jó 14:12 não nega a ressurreição, mas afirma que ela não ocorrerá até o final dos tempos.

Sobre o cego de nascença (João 9)

A Bíblia responde que este homem não nasceu cego para pagar pelos erros da vida passada, mas para a glória de Deus.

Aqui Jó 1:20-21 fala de uma pessoa retomando ao corpo após a sua própria morte. Norman Geisler argumenta que Jó não está se referindo ao retomo da alma a outro corpo com a finalidade de viver novamente, mas do retomo à sepultura. O termo hebraico utilizado pra ventre (shammah) é usado referindo-se à terra. As ideias de terra e ventre são utilizadas no Salmos 139 referindo-se ao fato de Deus nos ter criado: Entreteceste-me no ventre da minha mãe, nas profundezas da terra (vv. 13,15). Insistir na compreensão literal desse texto, não provaria a reencarnação. Apenas poderia mostrar que uma pessoa retorna ao ventre de sua própria mãe após a sua morte, o que é um absurdo. Jó não cria na reencarnação em um corpo mortal.

A Bíblia responde que ele acreditava na ressurreição:

Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,

Jó 19:25-26

Os espíritas dizem que o novo nascimento, referido por Jesus na conversa com Nicodemos em João 3 está relacionado à reencarnação. Esta tese, porém, não é verdadeira. Nesse mesmo texto Jesus deixa claro que não se trata do nascimento físico, mas sim espiritual (João 1:12-13).

A Bíblia não se contradiz. Em Hebreus 9:27 a Bíblia responde que ao homem está ordenado morrer apenas uma vez. João 3.3 refere-se à transformação operada em Cristo como exigência para entrar no Reino de Deus. Leia 2 Coríntios 5:17.

Os espíritas dizem que ali se deu uma sessão ao ar livre e que evidencia a reencarnação de Elias e João, o Batista (Mateus 17:1-13). Esta última afirmativa carece de fundamentos, como já foi analisado.

A Bíblia responde que no próprio texto Jesus explica a vinda de Elias. Seus discípulos compreenderam que se referia a João, o Batista. Como Elias teria voltado se Ele não morreu (2 Reis 2:11)? A finalidade do acontecimento foi mostrar que Jesus é o Messias: Moisés representa a Lei; Elias, os Profetas, e Jesus é o seu cumprimento definitivo. Além do mais, João Batista tinha acabado de ser morto. Pense bem: se a reencarnação fosse verdade, a aparição deveria ter sido de João Batista, já que ele seria a última encarnação de Elias! (Jeremias 23:36-40)

Os espíritas dizem que João, o Batista, foi a reencarnação de Elias, baseado em Mateus 11:10-14. Esta passagem está relacionada à profecia de Malaquias 4:5 e o seu cumprimento. A reencarnação é inaceitável neste caso, porque os próprios judeus não criam nela e sim na ressurreição.

A Bíblia responde que João, o Batista, disse que não era Elias (João 1:21). Quando Jesus mencionou João como o Elias que havia de vir, queria dizer que o ministério profético de João era semelhante ao de Elias em caráter e em poder. A revelação a Zacarias deixa isso bem claro (Lucas 1:17).

Para os espíritas o caso de 1 Samuel 28 quando Saul tenta se comunicar com Samuel, já morto, é uma evidência da prática da mediunidade. Dizem que quem de fato apareceu foi Samuel. Todavia, numa simples análise, a Bíblia responde exata- mente o contrário. Por que não era Samuel?

  1. Em 1 Samuel 15:23 o profeta rejeita a prática de mediunidade, condenando-a. Leia Levíticos 20:6-27. A ordem dada em Israel era para que se extirpassem os médiuns e adivinhos.
  2. Como Saul morreu dias após a consulta à pitonisa, não foi ele quem repassou a história. O fato foi contado pelos seus servos (1 Samuel 28:7-8), que eram estrangeiros (1 Samuel 21:7). Foram eles mesmos que levaram Saul à médium (1 Samuel 28:7) indicando que a história sofreu influência de suas crendices.
  3. 1 Samuel 28:11-14 revela que a manifestação foi subjetiva. Não foi Saul, mas a própria mulher que entrou em transe e disse ter visto um homem subindo. Pela descrição, Saul sem ver, concluiu que fosse Samuel.
  4. Seria de Deus tal manifestação? Não! 1 Crônicas 10:13-14 mostra que Saul morreu por causa da transgressão que cometeu ao consultar uma necromante. Como poderia ter morrido em juízo por algo que Deus mesmo teria aprovado? Na verdade, essa manifestação foi diabólica. O senhor o rejeitou como rei porque consultara a médium. Leia Levíticos 20:6 e Levíticos 20:27 e veja o que Deus pensa dos médiuns e de quem os consulta.
  5. Esse Samuel teria falado a verdade? Não. Ele não era o profeta Samuel! Samuel era um homem de Deus e jamais mentiria. Satanás, porém, é o pai da mentira (João 8:44). E, na verdade, o que ocorre em 1 Samuel 28:19 é que um espírito enganador, da parte de Satanás, se passa por Samuel. Ele afirma que Saul seria entregue nas mãos dos filisteus. Contudo, essa predição por ser mentirosa, não aconteceu. 1 Samuel 31:4 mostra que Saul tentou o suicídio. Finalmente, quem o matou foi um amalequita e não filisteu (2 Samuel 1:1-16) sendo cremado depois pelos homens de Jabes-Gileade. Eles também não eram filisteus.
  6. Além desse erros, ele também predisse que todos os filhos de Saul morreriam. 1 Samuel 31:8 e 2 Crônicas 10:2-6 mostram sua mentira ao mencionar que somente Jônatas morreu. 2 Samuel 21:8 fala que Armoni e Mefibosete escaparam e Isbosete reinou por dois anos (2 Samuel 2:10).
  7. Para terminar, observe que ele prediz que Saul morreria no dia seguinte. Isso também não ocorreu (1 Samuel 30:1-8).

A Bíblia responde que o suposto Samuel subiu da terra (1 Samuel 28:11-13). Ora, de onde vem quem vem do céu, já que estamos falando de um homem de Deus? Em hipótese alguma poderia ser de baixo! Esse fato só comprova portanto, que, na verdade, se trata de um espírito maligno, pois quem emerge do abismo, de acordo com Apocalipse 9:2-11, são demônios e não gente de Deus.