Renold J. Blank diz que “a reencarnação é contraditória no seu ciclo cármico. Se o resultado de tantas reencarnações sucessivas é realmente um ser humano sempre mais evoluído, onde poderemos ver tais indivíduos já quase no fim de seus ciclos de reencarnações? Deveriam ser visíveis, já que são pessoas de ideais na quase - plenitude do seu existir. Onde estão eles? E se todos os seres humanos, desde o início do gênero humano, estão dentro deste ciclo de reencarnações cada vez mais perfeitas, tais pessoas quase perfeitas deveriam ser visíveis em massa. Deveria haver muitas delas. E onde estão elas? Mas, se não houver muitas delas, porque o processo evolutivo de perfeição fracassou na maioria das casos até agora, então devo dizer que essa perspectiva não é nada animadora".

A Bíblia responde que a história converge de forma linear para um fim já profetizado no Antigo e no Novo Testamento. E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas (Mateus 25:32).

Graça Maior - Édino Melo, . Disponível em: https://gracamaior.com.br/estudos/espiritismo/128-respostas-biblicas/reencarnacao-e-a-biblia/1011-a-negacao-do-ciclo-carmico.html. Acesso em 22 Julho 2017.