100 Respostas Bíblicas para o Espiritismo

A ideia da reencarnação é construída nos mesmos moldes da doutrina hindu de transmigração da alma em várias formas de vida. A teoria da reencarnação apresenta diversos erros. Alguns beiram o ridículo. Certo ator de Hollywood disse que já reencarnou num cavalo. Naturalmente se ele quer sentir-se um cavalo, o problema é dele. Ele acredita, como muitos, que a alma renasce 84 Laksa (8.400.000 vezes): onze como inseto, quatro como macaco, etc. Depois nascerá 200.000 vezes como gente. Portanto, tenha cuidado! Não mate a mosca, ela pode ser seu parente em evolução. Você já viu algum animal ter crise de consciência? Os animais não são seres morais. Portanto, seria um absurdo afirmar que um cavalo é a reencarnação de um homem para pagar os pecados da vida anterior!

A Bíblia responde em Gênesis 1:26-27 fomos feitos à imagem de Deus.

Este verso contradiz o ensino bíblico a respeito da ressurreição? Norman Geisler diz que “o primeiro conjunto de passagens revela que haverá a ressurreição de todos os mortos” (Atos dos Apóstolos 24:15; João 5:28-29). O próprio Jó expressou sua crença na ressurreição declarando: “E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus” (Jó 19:26). O que ele quis dizer quando falou sobre alguém que desce à sepultura e não toma mais (7.9) é explicado no versículo seguinte: “Nunca mais tornara à sua casa” (v. 10). Aqueles que morrem não retomam às suas vidas mortais novamente. A Bíblia responde que a ressurreição é para a vida imortal (1 Coríntios 15:53) e não para o mesmo tipo de vida que a pessoa tinha antes. Jó 14:12 não nega a ressurreição, mas afirma que ela não ocorrerá até o final dos tempos.

Sobre o cego de nascença (João 9)

A Bíblia responde que este homem não nasceu cego para pagar pelos erros da vida passada, mas para a glória de Deus.

Aqui Jó 1:20-21 fala de uma pessoa retomando ao corpo após a sua própria morte. Norman Geisler argumenta que Jó não está se referindo ao retomo da alma a outro corpo com a finalidade de viver novamente, mas do retomo à sepultura. O termo hebraico utilizado pra ventre (shammah) é usado referindo-se à terra. As ideias de terra e ventre são utilizadas no Salmos 139 referindo-se ao fato de Deus nos ter criado: Entreteceste-me no ventre da minha mãe, nas profundezas da terra (vv. 13,15). Insistir na compreensão literal desse texto, não provaria a reencarnação. Apenas poderia mostrar que uma pessoa retorna ao ventre de sua própria mãe após a sua morte, o que é um absurdo. Jó não cria na reencarnação em um corpo mortal.

A Bíblia responde que ele acreditava na ressurreição:

Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,

Jó 19:25-26

Os espíritas dizem que o novo nascimento, referido por Jesus na conversa com Nicodemos em João 3 está relacionado à reencarnação. Esta tese, porém, não é verdadeira. Nesse mesmo texto Jesus deixa claro que não se trata do nascimento físico, mas sim espiritual (João 1:12-13).

A Bíblia não se contradiz. Em Hebreus 9:27 a Bíblia responde que ao homem está ordenado morrer apenas uma vez. João 3.3 refere-se à transformação operada em Cristo como exigência para entrar no Reino de Deus. Leia 2 Coríntios 5:17.

Os espíritas dizem que ali se deu uma sessão ao ar livre e que evidencia a reencarnação de Elias e João, o Batista (Mateus 17:1-13). Esta última afirmativa carece de fundamentos, como já foi analisado.

A Bíblia responde que no próprio texto Jesus explica a vinda de Elias. Seus discípulos compreenderam que se referia a João, o Batista. Como Elias teria voltado se Ele não morreu (2 Reis 2:11)? A finalidade do acontecimento foi mostrar que Jesus é o Messias: Moisés representa a Lei; Elias, os Profetas, e Jesus é o seu cumprimento definitivo. Além do mais, João Batista tinha acabado de ser morto. Pense bem: se a reencarnação fosse verdade, a aparição deveria ter sido de João Batista, já que ele seria a última encarnação de Elias! (Jeremias 23:36-40)

Os espíritas dizem que João, o Batista, foi a reencarnação de Elias, baseado em Mateus 11:10-14. Esta passagem está relacionada à profecia de Malaquias 4:5 e o seu cumprimento. A reencarnação é inaceitável neste caso, porque os próprios judeus não criam nela e sim na ressurreição.

A Bíblia responde que João, o Batista, disse que não era Elias (João 1:21). Quando Jesus mencionou João como o Elias que havia de vir, queria dizer que o ministério profético de João era semelhante ao de Elias em caráter e em poder. A revelação a Zacarias deixa isso bem claro (Lucas 1:17).

Para os espíritas o caso de 1 Samuel 28 quando Saul tenta se comunicar com Samuel, já morto, é uma evidência da prática da mediunidade. Dizem que quem de fato apareceu foi Samuel. Todavia, numa simples análise, a Bíblia responde exata- mente o contrário. Por que não era Samuel?

  1. Em 1 Samuel 15:23 o profeta rejeita a prática de mediunidade, condenando-a. Leia Levíticos 20:6-27. A ordem dada em Israel era para que se extirpassem os médiuns e adivinhos.
  2. Como Saul morreu dias após a consulta à pitonisa, não foi ele quem repassou a história. O fato foi contado pelos seus servos (1 Samuel 28:7-8), que eram estrangeiros (1 Samuel 21:7). Foram eles mesmos que levaram Saul à médium (1 Samuel 28:7) indicando que a história sofreu influência de suas crendices.
  3. 1 Samuel 28:11-14 revela que a manifestação foi subjetiva. Não foi Saul, mas a própria mulher que entrou em transe e disse ter visto um homem subindo. Pela descrição, Saul sem ver, concluiu que fosse Samuel.
  4. Seria de Deus tal manifestação? Não! 1 Crônicas 10:13-14 mostra que Saul morreu por causa da transgressão que cometeu ao consultar uma necromante. Como poderia ter morrido em juízo por algo que Deus mesmo teria aprovado? Na verdade, essa manifestação foi diabólica. O senhor o rejeitou como rei porque consultara a médium. Leia Levíticos 20:6 e Levíticos 20:27 e veja o que Deus pensa dos médiuns e de quem os consulta.
  5. Esse Samuel teria falado a verdade? Não. Ele não era o profeta Samuel! Samuel era um homem de Deus e jamais mentiria. Satanás, porém, é o pai da mentira (João 8:44). E, na verdade, o que ocorre em 1 Samuel 28:19 é que um espírito enganador, da parte de Satanás, se passa por Samuel. Ele afirma que Saul seria entregue nas mãos dos filisteus. Contudo, essa predição por ser mentirosa, não aconteceu. 1 Samuel 31:4 mostra que Saul tentou o suicídio. Finalmente, quem o matou foi um amalequita e não filisteu (2 Samuel 1:1-16) sendo cremado depois pelos homens de Jabes-Gileade. Eles também não eram filisteus.
  6. Além desse erros, ele também predisse que todos os filhos de Saul morreriam. 1 Samuel 31:8 e 2 Crônicas 10:2-6 mostram sua mentira ao mencionar que somente Jônatas morreu. 2 Samuel 21:8 fala que Armoni e Mefibosete escaparam e Isbosete reinou por dois anos (2 Samuel 2:10).
  7. Para terminar, observe que ele prediz que Saul morreria no dia seguinte. Isso também não ocorreu (1 Samuel 30:1-8).

A Bíblia responde que o suposto Samuel subiu da terra (1 Samuel 28:11-13). Ora, de onde vem quem vem do céu, já que estamos falando de um homem de Deus? Em hipótese alguma poderia ser de baixo! Esse fato só comprova portanto, que, na verdade, se trata de um espírito maligno, pois quem emerge do abismo, de acordo com Apocalipse 9:2-11, são demônios e não gente de Deus.

Veja o que a Bíblia responde em 1 Coríntios 15 e também em:

Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

1 Tessalonicenses 4:13-18

E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.

Apocalipse 20:13

 

A Bíblia responde que será um novo corpo:

Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.

Romanos 6:9-10

Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível; é semeado em desonra e ressuscita em glória; é semeado em fraqueza e ressuscita em poder; é semeado um corpo natural e ressuscita um corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.

1 Coríntios 15:42-44 (NVI)

Leia 1 Coríntios 15 inteiro.

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O espiritismo está ligado à origem da humanidade. O movimento moderno, porém, propagou-se a partir de 30 de abril de 1856, na França, com Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869). Ele ficou  popularmente conhecido pelo pseudônimo de Allan Kardec, pois acreditava ser a encarnação  de um poeta celta com esse nome. Hippolyte Léon Denizard Rivail escreveu posteriormente O Evangelho segundo o Espiritismo, O Livro dos Médiuns, O Céu e o Inferno e Gênesis.

As americanas Magie e Katie Fox deram início definitivo ao espiritismo moderno em Hydesville (no estado de Nova Iorque) e 1848. Morreram alcoolizadas (Deuteronômio 18:20-22)

Hebreus 9:27 diz: "...aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo". Há vários erros, escandalosos, na teoria da reencamação. 

Allan Kardec diz que “As instruções dadas pelos espíritos são verdadeiramente as vozes do céu que vêm esclarecer os homens e convidá-los à prática do Evangelho"(Evangelho Segundo o Espiritismo, Introdução, item I). Para fundamentar esta crença, os espíritas usam diversos textos bíblicos. Analise-os a seguir.

Allan Kardec disse que não há concordância sobre reencarnação nem entre os espíritos. Diversos espíritas da Inglaterra e dos EUA receberam mensagens de espíritos contrários à reencarnação. Há o caso de Stainton Moses que se negava a crer na reencarnação por ter recebido, a 16 de novembro de 1874, uma mensagem de seu “espírito-guia” chamado Kabbila, na qual este afirmava ser falsa essa doutrina, pois há mais de quatro mil anos esse “espírito” havia deixado a Terra, e jamais reencarnara, nem existia possibilidade alguma disso acontecer. (Veja: COSTA, Jefferson Magno. Porque Deus Condena o Espiritismo, CPDA: 1987, p. 145/147).

O Dr. Marcos Martins diz no livro O que diz a Bíblia sobre reencarnação (São Paulo, SP., Ed. Press Abbab, 2004) que Allan Kardec reconheceu a possibilidade de espíritos embusteiros se esconderem atrás de nomes emprestados, a fim de fazerem aceitar suas utopias. Afirmou ainda que “a única garantia segura do ensino dos Espíritos está na concordância das revelações feitas espontaneamente, através de um grande número de médiuns, estranhos uns aos outros, e em diversos lugares”. Mas quem garante que essa concordância é a garantia da verdade? Os espíritos? Todavia, quem são esses espíritos? São realmente anjos de luz?

A Bíblia responde que são espíritos enganadores (1 Timóteo 4:1-2; Jó 7:8-10).

O espiritismo ensina que o céu e o inferno

são apenas alegorias (inferno e paraíso). Há, por toda parte, Espíritos felizes e infelizes. Contudo como já o dissemos, os espíritos da mesma ordem se reúnem por simpatia. Mas, quando perfeitos, podem reunir-se onde queiram. Levamos em nós mesmos o nosso inferno e o nosso paraíso. O céu é o espaço universal; são os planetas, as estrelas, e todos os mundos superiores, onde os Espíritos gozam de todas as suas faculdades..." .

Livro dos Espíritos, q 1012,1016,1017

Equivocadamente, Allan Kardec afirma que “o mundo espírita preexiste e sobrevive a tudo. Os Espíritos estão por toda parte; povoam o espaço infinito” (Livro dos Espíritos, q. 85 e 87).

Apesar de a Bíblia condenar duramente a mediunidade e toda e qualquer iniciativa de contactar os espíritos, como já foi demostrado aqui, Allan Kardec afirmou que Deus só se comunica com os homens por intermédio dos espíritos (O Evangelho Segundo Espiritismo, introdução, item VI). Mas, Allan Kardec cai no próprio engodo e acaba traindo o espiritismo ao delatar a verdadeira natureza do seu ensino, quando sugere: ponde, em lugar da palavra demônio, a palavra espírito e tereis a doutrina espírita (Evangelho Segundo Espiritismo, introdução, item VI). Aí está, o próprio decodificador do espiritismo revelando a sua identidade.

Segundo Allan Kardec há espíritos mentirosos, travessos, vingativos, hipócritas; costumam dar nomes e identidade falsos, mesmo sendo espíritos superiores. Sendo assim, como confiar neles? (João 8:44)

De acordo com Natanael Rinaldi o primeiro movimento organizado do espiritismo, no Rio, começou em 2 de agosto de 1873, com a fundação da Sociedade de Estudos Espiríticos Grupo Confucio, sob direção dos dr. Francisco de Siqueira Dias Sobrinho. O Grupo Confucio tinha como divisa sem caridade não há salvação', sem caridade não há verdadeiro espírita (Espiritismo Básico. Pedro Franco Barbosa. FEB. 2o Edição, p. 70).