Espiritismo

Allan Kardec diz que "a casa do Pai", referido por Jesus em João 14:16 quando disse: Na casa de meu Pai há muitas moradas..., trata-se do Universo.

A Bíblia responde em Apocalipse 21 e Apocalipse 22 que a habitação de Deus está além deste Universo.

Finalmente, Nonnan Geisler diz que não há como alguém sair do inferno. A Bíblia responde que existe um grande abismo, de modo que ninguém pode sair (Lucas 16:26). O julgamento começa após a morte (João 8:21; Hebreus 9:27). Não é diferente do fato de algumas decisões na vida serem irreversíveis. O suicídio é caminho sem volta.

A Bíblia responde (João 3:19-21,36) que apesar de muitos crerem que o inferno não é razoável, segundo Jonathan Edwards, um bom argumento pode ser estabelecido a favor de sua racionalidade:

É muito irracional supor que não deveria haver castigo futuro, supor que Deus, que fez o homem como criatura racional, capaz de entender seu dever e ciente de que merece castigo quando não o cumpre, deveria deixar o homem sozinho, e deixá-lo viver como quer, e jamais castigá-lo por seus pecados, e não diferenciar o bem do mal [...] É muito irracional supor que aquele que fez o mundo deveria deixar as coisas em tal confusão, e não cuidar do governo das suas criaturas, e que ele nunca julgará suas criaturas racionais.

Edwards, v.2 p.884

Até os ateus como Sartre, diz Norman Geisler, sugerem que a porta do inferno é trancada por dentro. “Somos condenados à liberalidade de estar sem Deus. A presença divina do céu seria a tortura para quem a rejeitou.

A Bíblia responde que o grande tormento está em viver com as consequências de nossas más escolhas. É o choro e ranger de dentes que resulta da consciência de que fracassamos e merecemos as consequências. Assim como no inferno sabem que a dor que sofrem é auto-infligida”

E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

João 3:19-21,36

A natureza do inferno é uma realidade horrível. Nonnan Geisler diz que é como ser deixado do lado de fora, no escuro, para sempre (Mateus 8:12).

A Bíblia responde que é como uma estrela errante (Judas 1:13), uma nuvem sem água (Judas 1:12), e um lugar de grande agonia (Lucas 16:28), um fogo inextinguível (Marcos 9:43-48) e prisão (lPe 3.19).

Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas; Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.

Judas 1:12-13

Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.

Lucas 16:28

43 E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, 44 Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. 45 E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga, 46 Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. 47 E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno, 48 Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.

Marcos 9:43-48

No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;

1 Pedro 3:19

A Bíblia responde que Deus não manda ninguém para o inferno, a pessoa vai com os próprios pés (João 3:16-18). O inferno é um grande monumento erigido pela própria liberdade humana. A pessoa é livre inclusive para ir para o inferno! No final da vida e da história, C.S. Lewis diz que há dois tipos de pessoa:

aquelas que dizem para Deus: 'Seja feita a Tua vontade', e aquelas a quem Deus diz, no final: 'Seja feita a tua vontade'. Todos que estiverem no inferno terão escolhido isso”

C.S. Lewis O grande abismo, p. 69

“O amor de Deus exige o inferno. Um Deus de amor não pode forçar as pessoas a amá-Lo. Os que escolhem não amar a Deus devem ter o direito de ficar longe dEle. O inferno permite esta separação de Deus.” Como diz C.S. Lewis: “Ele não pode forçar. Só pode atrair”. Saiba o que a Bíblia responde:

QUANDO Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho. Mas, como os chamavam, assim se iam da sua face; sacrificavam a baalins, e queimavam incenso às imagens de escultura. Todavia, eu ensinei a andar a Efraim; tomando-os pelos seus braços, mas não entenderam que eu os curava. Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e lhes dei mantimento.

Oséias 11:1-4

A justiça divina exige o inferno. Nem toda justiça é feita nesta vida (SI 73). Logo, a existência de um lugar de castigo é necessária para manter a justiça de Deus (Romanos 2:11; Gênesis 18:25). Pense: como Stalin e Hitler receberiam ajusta punição, se não houvesse o inferno? A não ser que haja inferno, não há vitória sobre o mal.

Veja o que a Bíblia responde:

E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.

Daniel 12:2

E, recebendo-o, murmuravam contra o pai de família, Dizendo: Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e a calma do dia. Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço agravo; não ajustaste tu comigo um dinheiro? Toma o que é teu, e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti. Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?

Mateus 20:11-15

Dizem que o inferno é aqui, pois aqui se faz e aqui se paga! Seria bom! Pense: inferno com sorvete, bolo de chocolate, torta de banana, e bombom... Allan Kardec afirmou que o inferno está dentro de cada um. Isto explica, então, um pouco das revelações que ele escreveu. Agora sabemos de onde vieram, já que ele diz que o inferno está dentro de si. É admirável como o diabo e os demônios cabem dentro de uma pequena pessoa! Na história do Rico e de Lázaro a Bíblia responde que o inferno se localiza após a morte.

Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.

Lucas 16:19-31