Apóstolo é uma pessoa que foi comissionada, isto é, enviada por alguém. A palavra “apóstolo” traduz o grego apostolos, que significa “mensageiro” ou “enviado”. O grego apostolos deriva do verbo apostellein, que significa “enviar”, “remeter”, ou num sentido mais específico, “enviar com propósito particular”.

No uso teológico, o termo grego apostolos muitas vezes é utilizado para designar mensageiros, mas com ênfase em quem o enviou. Sob esse aspecto, o apóstolo representa aquele que o envia, e é investido de autoridade para tal. Dessa forma ele representa a personalidade e a influência de seu mandatário.

Mas o que a Bíblia diz sobre existirem apóstolos no dia de hoje? Quais as características de um verdadeiro apóstolo?

A Bíblia nos diz quais as características dos VERDADEIROS Apóstolos.

Vejamos quais são:

1. – Os apóstolos tinham de ser testemunhas daquilo que Jesus havia feito durante todo o tempo em que esteve em seu meio. Eles tinham de ser testemunhas pessoais de Sua morte e ressurreição.

É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.

Atos 1:21-23

2. – Todos os apóstolos foram chamados diretamente por Jesus - tanto os doze como, posteriormente, Paulo.

E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos: Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; E Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.

Lucas 6:12-17

Ler também Atos 9

3. – O ministério apostólico foi especial e exclusivo para a fundação da Igreja de Jesus

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

Atos 2:42

Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

Efésios 2:20-23

4. –  Os apóstolos tinham dons especiais para a realização de sinais e milagres destinados ao estabelecimento da Igreja de Jesus (Atos 5:12; 8:14-17).

Por isso, Paulo disse na 2 Coríntios 12:12 que "os sinais do seu apostolado" foram apresentados por meio dele. Essa afirmação mostra que os sinais apostólicos eram especiais e não podem ser atribuídos a outras pessoas.

E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão.

Atos 5:12

Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus). Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.

Atos 8:14-18

5. – A função apostólica nunca foi transmitida a outros. Mesmo tendo escolhido diáconos, obreiros e  presbíteros (Atos 14:23), os apóstolos nunca transferiram o seu ministério a alguém, porque ele é singular.

E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao SENHOR em quem haviam crido.

Artigos Relacionados

Existem apóstolos nos dias de hoje?

Nas últimas décadas, especialmente dentro de algumas alas do movimento Pentecostal/Neopentecostal,

Como Paulo Aprendeu Sobre Janes e Jambres?

PERGUNTA “Em sua segunda carta a Timóteo 3:8, Paulo se referiu a dois homens que ‘resistiram’ a

Atos 20:7 Comprova que o Domingo é o Dia do Senhor?

Atos dos Apóstolos 20:7 afirma: E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para

Apocalipse 1:10 e o “Dia do Senhor”

Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de

Atos 14:23

6. – Os doze apóstolos, todos de origem judaica, além do seu papel ligado à Igreja, também têm relação especial com o povo judeu. Um dia eles se assentarão com o Senhor em doze tronos e julgarão as doze tribos de Israel

Para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel.

Lucas 22:30 

7. – Apocalipse 21:14 indica que nunca houve nem haverá mais de doze apóstolos: 

E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

Apocalipse 21:14

Como os doze tronos e os doze fundamentos da cidade são limitados a esse número, não podemos aceitar mais apóstolos. De outra forma, seriam necessários tronos e fundamentos para todos os papas (e para todos os pseudos apóstolos que surgem a todo instante) que já existiram [quase 300].

O fato do papa aceitar manifestações de exaltação por parte de seus subordinados, que se ajoelham diante dele e beijam o seu anel, também não corresponde ao caráter dos apóstolos, que não admitiam tais honrarias. Quando Cornélio, o centurião romano, prostrou-se aos pés de Pedro - de quem o papa se considera sucessor - o apóstolo o corrigiu: 

E no dia imediato chegaram a Cesaréia. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos. E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.

Atos 10:24-27

Como podemos perceber através da Bíblia:

  1. Não podemos aceitar "substitutos" para os Verdadeiros Apóstolos escolhidos pelo Senhor;
  2. Não podemos aceitar a exaltação de um homem como "representantes" dos apóstolos;
  3. Não podemos aceitar essa novidade neo-pentecostal do "apostolado". Estas afirmações são mentirosas, pura balela e não merecem a mínima credibilidade.
  4. Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;

    1 Timóteo 4:2 
  5. EM Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo):

    Romanos 9:1
  6. Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.

    1 Timóteo 6:5
  7. E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.

    2 Timóteo 3:8
  8. E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

    2 Timóteo 4:4
  9. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.

    2 Pedro 2:2
  10. Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.

    1 João 4:6

Publicado em "Chamada da Meia Noite", edição de abril 2004, Página 15
Resumido por Miguel Ângelo Luiz Maciel, Adaptado por Douglas Machado

Artigos Relacionados

Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento

Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que

Se o sofrimento nesta vida sempre resulta do mal feito numa vida anterior, teria de haver uma

Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto