As ideias defendidas na obra “Lost Christianities” [Cristianismos Perdidos] de Bart Ehrman minam o Cristianismo e a autoridade do Novo Testamento de uma forma fundamental, porque nos impedem de perguntar se a Bíblia é verdadeira. Ela muda a pergunta para: “Por que os cristãos são tão crédulos em acreditar em um livro que é simplesmente o resultado de jogos de poder eclesiásticos?”

Agora - eu gostei de ler o livro de Bart Ehrman, e seu estilo de escrita me atrai. No entanto, suas reivindicações centrais devem ser contestadas. Bart diz que o Cristianismo não é o resultado de:

  1. a vida, morte e ressurreição de Jesus de Nazaré;
  2. a vida e os escritos de seu círculo imediato (os apóstolos);
  3. a formação da Igreja baseada no testemunho apostólico.

Em vez disso, o Cristianismo é o resultado da vida de Jesus, seguida por séculos de batalhas entre grupos iguais e opostos, por um conjunto final de crenças cristãs que foram estabelecidas muito depois dos fatos. Eu acho que há boas razões para rejeitar as afirmações de Ehrman.

A “Batalha dos Textos” de Ehrman

Ehrman usa o termo “proto-ortodoxo” para se referir aos “vencedores” de sua suposta batalha do primeiro século pela religião cristã. Ele diz: “vamos considerar como os cristãos proto-ortodoxos se engajaram nessas batalhas destrutivas que acabaram levando à vitória”. [1] O partido proto-ortodoxo, para Ehrman, eventualmente se tornou o Cristianismo de hoje.

Ao usar este termo, Ehrman impõe uma suposição sem evidências em seu livro. Ele apresenta a ideia de vários grupos cristãos no primeiro século que estavam todos em pé de igualdade e eram igualmente válidos. No entanto, todos eles acreditavam em coisas diferentes. Agora, apenas um desses grupos poderia sobreviver, então eles lutaram em uma espécie de concurso de “sobrevivência teológica e literária do mais apto”. Ehrman assume isso sem demonstrar adequadamente a existência de múltiplos grupos cristãos do primeiro século em pés de igualdade.

Ehrman popularizou uma ideia antiga de Bauer do começo do século XX, que desde então tem sido desacreditada pela maioria dos estudiosos. Bauer assumiu que havia quatro centros do Cristianismo, na Ásia Menor, Egito, Edessa e Roma e eles eram centros de várias crenças como Gnosticismo, Docetismo e Marcionismo. Existem muitos problemas aqui.

  1. Como todas as boas teorias da conspiração, é um argumento do silêncio, impondo conjecturas ao primeiro século;
  2. Bauer importou dados do segundo século para o primeiro para fabricar seus dados;
  3. Bauer é visto como tendo falhado em considerar as evidências de que a ortodoxia poderia ter sido generalizada, enquanto as heresias poderiam ter existido em pequenos bolsões;
  4. Bauer falha em considerar a possibilidade de que um controle teológico padrão poderia ter existido na igreja do primeiro século. [2]

Além disso, o poder foi encontrado na mensagem do Evangelho cristão, não em um grupo de pessoas em particular. Sim, nas cartas de Paulo, lemos ele desafiando os judaizantes (“os cristãos precisam seguir o Judaísmo”) e as idéias gnósticas (conhecimento secreto, mundo material ruim). Mas estes parecem grupos localizados e fragmentados que estavam se infiltrando nas igrejas estabelecidas. Essas não parecem ser seitas cristãs igualmente válidas por direito próprio. No entanto, algumas idéias comuns existiram entre essas heresias. [3]

Ao apelar para a velha tese de Bauer, Ehrman fundamentalmente engana seu público.

Falsificação de Textos Sagrados

Ehrman afirma que alguns dos livros do Novo Testamento foram forjados, escritos por outras pessoas se passando por apóstolos de Jesus, para que as pessoas aceitassem suas crenças como verdadeiras. Ele afirma: “Documentos falsificados em nome dos apóstolos ... forneceram autorização para o seu próprio ponto de vista ... A batalha pelos convertidos foi ... a batalha pelos textos, e o partido proto-ortodoxo venceu a primeira batalha ganhando a segunda.” [4]

Em primeiro lugar, essa suposição ignora quatro evidências que definiram a trajetória da ortodoxia cristã. Pense nisso como um sistema de orientação inicial para o Cristianismo, antes da escrita de quaisquer livros que eventualmente constituíram o Novo Testamento. Eles desafiam a ideia de Ehrman de que diferentes grupos e diferentes crenças lutaram por convertidos, mostrando que havia um núcleo de fé cristã compartilhada antes dos textos serem escritos.

  1. A “Escritura” era a base cristã; assumir a continuidade com as Escrituras Hebraicas originais (Antigo Testamento) significava que eles estavam enraizados no monoteísmo judaico;
  2. As doutrinas cristãs originais foram “resumidas” e recitadas oralmente pela igreja, e então transmitidas por escrito [5];
  3. A Igreja “cantava” a Teologia e os temas de Yahweh na Antiga Aliança foram aplicados a Cristo nesses hinos [6];
  4. Em quarto lugar, o “sacramento” da comunhão [ceia do Senhor], praticado regularmente pela Igreja, representava a teologia cristã central.

Em segundo lugar, o Cristianismo foi literário e livresco desde o início. Essas pessoas não se encaixam na caricatura de pastores de cabras mudos. O Cristianismo foi inicialmente enraizado no Judaísmo, onde todos os meninos aprendiam a recitar a Torá desde tenra idade. Como tal, haveria controle de qualidade. Sim, existiam falsificações no mundo antigo, mas foram rejeitadas quando descobertas. Ocorreram falsificações entre os primeiros escritos cristãos, o “Evangelho de Pedro” é um exemplo , mas foram rejeitadas quando descobertas. Não temos boas razões para presumir que falsificações entraram no Novo Testamento. Novamente, Ehrman está importando uma ideia em seu livro que serve à sua tese, mas não reflete a evidência. Além disso, observe que a autoria dos quatro Evangelhos nunca foi questionada pelas primeiras testemunhas, embora exista alguma discussão sobre qual “João” escreveu o Evangelho. [7]

O Cânon É uma Coisa Posterior?

Ehrman sugere que a razão pela qual o cânon do Novo Testamento teve que ser coletado foi para que diferentes heresias do segundo século pudessem ser desafiadas, “movimentos proféticos de dentro de círculos proto-ortodoxos como o montanismo e oposição a forças heréticas fora desses círculos.” [8] E a ratificação final do cânon no quarto século foi a vitória final da proto-ortodoxia. Eles venceram a batalha dos textos!

Embora seja verdade que os textos canônicos emergentes ajudaram a manter a crença ortodoxa, acho que essa ideia deturpa a cultura que deu origem ao Cristianismo. Eu sugeriria que a evidência mostra que, em vez de ser imposto mais tarde como uma vitória final da proto-ortodoxia, o cânon emergiu gradualmente na segunda metade do primeiro século. As cartas de Paulo e os Evangelhos foram copiados e circulados entre a igreja cristã. 

As crenças dos cristãos do primeiro século eram baseadas no Judaísmo. Eles viveram no período do segundo templo e estavam esperando que Deus terminasse a história que lemos em nosso Antigo Testamento. Eles acreditavam que Jesus de Nazaré completou a história.

Os primeiros cristãos acreditavam que Jesus havia estabelecido uma nova aliança. Os convênios eram uma forma de acordo do antigo Oriente Próximo que se reflete nas Escrituras hebraicas originais. Os cristãos judeus esperavam que uma nova aliança fosse acompanhada por textos desde o início. E eles acreditavam que os apóstolos estavam autorizados a escrever o texto da nova aliança.

Dada essa cultura, era natural para os cristãos reconhecer um cânon emergente desde o início. [9]

Houve Diversidade e Desacordo sobre o Cristianismo?

Havia diversidade no Cristianismo primitivo? É claro que havia estilos e ideias diferentes que algumas pessoas tinham que não estavam de acordo com o núcleo cristão estabelecido e primitivo. Só porque essa diversidade existe, isso não prova nada. Certamente não prova a tese de Ehrman de que todos tinham idéias diferentes sobre o que era o Cristianismo. Só porque as pessoas discordam em uma pergunta, isso não significa que não haja uma resposta para essa pergunta.

Artigos Relacionados

Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento
Jesus Cristo é o cumprimento das promessas e profecias do Antigo Testamento...
Colossenses 2:16-17 Ensina a Abolição do Sábado? Colossenses 2:16-17 Ensina a Abolição do Sábado?
Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua...
A Bíblia É Realmente Confiável? A Bíblia É Realmente Confiável?
Nenhum livro deu mais o que dizer, seja bom ou ruim, do que a Bíblia. Atualmente, vivemos um tempo...
A Igreja Primitiva e as Leis Alimentares do Antigo Testamento A Igreja Primitiva e as Leis Alimentares do Antigo Testamento
A Igreja cristã primitiva possuía em alta conta os Dez Mandamentos (Êxodo 20). Nas palavras de...

Houve desacordo sobre o que constava do cânon do Novo Testamento? Sim. Mas sugerir que houve divergência fundamental sobre todos os livros é enganoso. Alguns dos livros eram controversos, mas os livros e cartas centrais não eram e tinham sido usados ​​e respeitados pela Igreja desde o início.

A História Pode Ser Escrita pelos Vencedores?

Ehrman criou uma “batalha dos textos” não evidenciada, uma luta pelo que o Cristianismo se tornaria. E assim, tendo começado aí, é natural para ele afirmar que o Novo Testamento final é um texto indigno de confiança do grupo proto-ortodoxo vencedor. “Você nunca pode confiar nos relatórios de um inimigo para uma apresentação justa e desinteressada.” [10]

Mas Ehrman estabelece uma exigência impossível para os autores do Novo Testamento aqui. Os escritores eram claramente pessoas apaixonadas, você pode ver isso no texto. E essa paixão é o que Ehrman usa para desqualificá-los. Mas os livros, palestras e debates de Ehrman também não são realizados com sua crença apaixonada, e portanto com preconceito pessoal? Por que se preocupar em dizer algo diferente? Claramente, Ehrman acredita que é capaz de comunicar idéias particulares de uma forma apaixonada. Então, que evidência ele tem de que o Novo Testamento é incapaz de fazer o mesmo? Ou Ehrman é o único em quem podemos confiar para dizer a verdade apaixonadamente? Não, claramente, “todos os escritores são tendenciosos, incluindo Ehrman!” [11] Exigir neutralidade é um padrão irracional para ser aplicado a todos.

É injusto de Ehrman, e outros, fazer a suposição inicial de que os escritores do Novo Testamento têm convicções fortes, e isso necessariamente significa que eles também são desonestos. A fé mais antiga em Jesus vem de testemunhas oculares com um “ponto de vista”, mas esse fato não “necessariamente impugna a credibilidade dos ... escritores”. [12] Supor que ele o faz leva a uma regressão sem fundo de suspeita sobre toda a comunicação escrita, incluindo a de Ehrman.

Referências

[1] Bart Ehrman, Lost Christianities: The Battles for Scripture and the Faiths We Never Knew, (New York: Oxford University Press, 2003), 7.

[2] Andreas J. Kostenberger and Michael J. Kruger, The Heresy of Orthodoxy How Contemporary Culture’s Fascination with Diversity has Reshaped Our Understanding of Early Christianity, (Wheaton: Crossway, 2010), 41-68.

[3] Kostenberger, 99.

[4] Ehrman, 180.

[5] 1 Coríntios 15:3-7 é um exemplo de um resumo cristão primitivo.

[6] Filipenses 2:9-11.

[7] Jonathan Morrow, Questioning the Bible: 11 Major Challenges to the Bible’s Authority, (Chicago: Moody Publishers, 2014), 76 – 91.

[8] Ehrman, 238.

[9] Morrow, 59 – 63.

[10] Ehrman, 103.

[11] Kostenberger, 73.

[12] Kostenberger, 74.

 

Traduzido e Adaptado a partir de: <https://respondblogs.wordpress.com/2019/10/18/were-there-lost-christianities>.

Artigos Relacionados

O que os Primeiros Cristãos Ensinaram sobre a Ceia do Senhor? O que os Primeiros Cristãos Ensinaram sobre a Ceia do Senhor?
Esse artigo pretende responder a uma pergunta importante do ponto de vista histórico. No entanto,...
Evidências da Observância do Sábado no Cristianismo Primitivo Evidências da Observância do Sábado no Cristianismo Primitivo
Tanto o Novo Testamento quanto a literatura cristã primitiva contêm indicações implícitas e...
Os Primeiros Cristãos Praticaram o Batismo de Bebês? Os Primeiros Cristãos Praticaram o Batismo de Bebês?
O Novo Testamento sempre apresenta a fé em Jesus Cristo e o arrependimento de pecados como condições...
Os Cristãos Primitivos e o Dom de Falar em Línguas Os Cristãos Primitivos e o Dom de Falar em Línguas
A principal distinção entre as igrejas pentecostais e carismáticas em relação às igrejas cristãs...

Envie suas perguntas