Os céticos/deístas/ateístas muitas vezes levantam a questão da Terra sendo colocada sobre pilares em 1 Samuel 2:8 como supostamente provando que os escritores da Bíblia ensinaram uma teoria não-científica. Aqui está uma breve resposta a este absurdo:

O comentário de John Gill, publicado originalmente em 1766, explica:

Porque as colunas da Terra são do Senhor, e Ele pôs o mundo sobre elas.

A Terra tem seus fundamentos sobre os quais está assentada, e seus pilares, pelos quais é sustentada; mas estes não são outros senão o poder e a providência de Deus; por outro lado, a Terra está suspensa sobre o nada, ao ar aberto e circum-ambiente: e que Deus pode e faz isso dessa maneira, bem pode ser pensado, e fazer todas as coisas acima em providência e graça, como relatado nos versículos precedentes. Em suporte e como prova disso, eis que isto é observado. Figurativamente, os pilares da Terra podem designar os príncipes do mundo, os seus governantes supremos, e os magistrados civis, que às vezes são chamados de pedras angulares e escudos da Terra (Zacarias 10:4 Salmos 47:9) e assim pilares, porque eles são o meio de cimentar, apoiar e proteger as pessoas da Terra, e de preservar a sua paz e propriedade. Da mesma forma, os homens bons podem ser entendidos num sentido figurado, os quais, como sal da Terra, são os pilares da mesma, por causa de quem ela foi feita e é apoiada e continuada em existência; a igreja é a coluna e o fundamento da verdade; e todo homem bom é uma coluna na casa de Deus, especialmente os ministros do Evangelho (veja Apocalipse 3:12 1 Timóteo 3:15 Gálatas 2:9 Provérbios 9:1).

Fica claro que, no contexto, a referência é sobre nobres, príncipes, e não à Terra física. Imediatamente antes, o contexto é sobre pessoas e, imediatamente após, o contexto é também sobre pessoas. É bem claro que este é o significado, como Gill aponta (as notas da Bíblia de Estudo de Ryrie também dizem a mesma coisa).

Compare isso com Jó 26:7: “Ele suspende a Terra sobre nada.” Isto está no contexto das descrições da criação física e é difícil ver como esta afirmação poderia ter um significado figurado de qualquer tipo.

 

Traduzido por Fabricio Luís Lovato, a partir de <http://creation.com/pillars-of-the-earth-does-the-bible-teach-a-mythological-cosmology>

Artigos Relacionados

Joias e adornos: o que a Bíblia diz sobre seu uso? Joias e adornos: o que a Bíblia diz sobre seu uso?
Algumas denominações religiosas proíbem seus membros de utilizarem adornos como brincos, colares ou pulseiras. Acreditam que os princípios de mod...
Uma Bíblia Feminista e um Deus que não é Pai Uma Bíblia Feminista e um Deus que não é Pai
Algo comumente alegado pelo movimento feminista é o papel historicamente opressor da fé cristã sobre as mulheres. Regina Schwartz, em seu livro ‘...
Tabela comparativa de religiões e seitas Tabela comparativa de religiões e seitas
Descubra quem é o fundador, a mensagem principal, quem é Deus, Jesus e a igreja para as principais religiões e seitas. Leia também sobre como...
Sobre as práticas do baixo-espiritismo
Uma vez que o passe e as práticas do baixo-espiritismo estão relacionadas com os demônios, elas aprisionam a pessoa em laços e pactos...

Graça Maior - Don Batten, . Disponível em: https://gracamaior.com.br/estudos/apologeticos/1231-pilares-da-terra-a-biblia-ensina-uma-cosmologia-mitologica.html. Acesso em 19 Novembro 2017.