Apocalipse 21:1-3:

1 E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. 3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

A ideia de criar uma sociedade perfeita remonta a Platão. Tal propósito é perseguido intensamente na história da humanidade. Encontrar El Dourado, por exemplo, uma cidade mítica de ouro, motivou muitos conquistadores europeus a se aventurarem inutilmente por montanhas. Thomas More e Campanella também objetivavam construir uma sociedade perfeita, por isso receberam o rótulo de socialistas utópicos. Já Robert Woen tornou sua fantasia realidade, porém a fidelidade ao ideal de justiça social durou pouco tempo. Ao contrário desses projetos, João, no verso lido, prevê um plano de sucesso. Para habitar o novo céu e a nova terra, homens e mulheres cotidianamente têm se renovado. A história é repleta de tentativas frustradas, mas e você, como pode progredir hoje para residir à sublime realidade que se aproxima?

Graça Maior - GraçaMaior, . Disponível em: https://gracamaior.com.br/devocional/711-novos-ceus-e-nova-terra-quinta-feira.html. Acesso em 24 Junho 2019.
Envie suas perguntas