Neste estudo você amigo leitor, perceberá que embora tenha havido mudanças no calendário, o dia da semana não foi alterado como você mesmo pode comprovar.

Tentando achar razões para a observância da adoração no domingo, algumas pessoas recorrem as mudanças do calendário. Considerando que ele foi mudado no mundo inglês em 1.752, eles argumentam que nós não podemos saber qual dia é o sétimo. Deste modo é “sem razão apoiar que o sábado é o sétimo dia da semana”. Mas será verídico este argumento?

 

O sétimo dia em nosso calendário esta no mesmo ciclo de sete dias do calendário judeu ortodoxo. Este ciclo foi usado por eles durante mais de 5.700 anos. Por exemplo, o ano 2.000 é o ano 5.760 no calendário judeu. O sábado de hoje está no mesmo ciclo semanal que foi usado quando Jesus esteve na terra. O sábado sagrado sempre caiu no sétimo dia da semana em nosso calendário.

 

O Que Mudou No Calendário Desde Cristo?

Artigos Relacionados

A Mentira Branca A Mentira Branca
A obra “The White Lie” (A Mentira Branca), de autoria do ex-pastor Adventista Walter Rea, foi publicada nos EUA em 1982 desmascarou a ficção...
O que o logotipo Batista do Sétimo Dia representa? O que o logotipo Batista do Sétimo Dia representa?
O logotipo Batista do Sétimo Dia é o símbolo que usamos para representar nossas igrejas, nossos ministérios e nossa Conferência. Há mais de 100...

 O Calendário Juliano

O calendário Juliano foi introduzido por Júlio César em 48 d.C. Este calendário tinha 365 dias, com todo quarto ano tendo 366 dias, assumindo que o ano tinha 365 – 1/4 (um quarto) dias de duração.

O Calendário Gregoriano

Em 1.582, Sob o reinado de Gregory XIII, foi descoberto que o ano tinha de fato mais tempo: 365 dias, 5 horas, 48 minutos, e 50 segundos – 11 minutos e 10 segundos menos que os cálculos Julianos. Até 1.582, este erro tinha causado um lucro de DEZ dias no calendário.

Depois de muito estudo decidiu-se por compensar esses dez dias. Mas esta mudança, não afetou a ordem dos dias da semana, apenas as datas dos dias do mês. O novo calendário Gregoriano foi adotado em outubro de 1.582. Ele tinha a quinta-feira, 4 de outubro, seguida pela sexta-feira, 15 de outubro:

Outubro de 1.582

Artigos Relacionados

Perguntas Frequentes Sobre o Sábado Sagrado Perguntas Frequentes Sobre o Sábado Sagrado
Como membro da Igreja Batista do Sétimo Dia eu gosto de dar a meus irmãos e irmãs cristãos respostas para perguntas comuns sobre minha igreja, o s...
Declaração de Fé Batista do Sétimo Dia Declaração de Fé Batista do Sétimo Dia
Abaixo estão descritos sucintamente os 11 principais pontos que definem a fé Batista do Sétimo Dia e que compõe a nossa declaração de fé....

DomSegTerQuaQuiSexSáb
  1 2 3 (4) (15) 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            

Houve alguma outra mudança?
Na Inglaterra a mudança não foi feita até 1.752. Até este tempo, 11 dias haviam sido ganhos.

Quando o calendário Gregoriano foi adotado, esses 11 dias foram compensados, e a quarta-feira, e de setembro, foi seguida pela quinta-feira, 14 de setembro. Aqui novamente foram mudadas as datas do mês, mas não a ordem dos dias da semana.

 

Setembro de 1.752

DomSegTerQuaQuiSexSáb
    1 (2) (14) 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

 W.J Eckert do Observatório Naval, diretor do Almanaque Náutico, disse, “A mudança do calendário Juliano para o Gregoriano de nenhuma maneira afetou o ciclo semanal. Este ciclo não foi alterado em nenhum dos registros e relatos que temos disponíveis”.

Artigos Relacionados

Declaração de Francis Bampfield Declaração de Francis Bampfield
Esse artigo é a continuação do artigo "Quem São Os Batistas Do Sétimo Dia", portanto remendamos que você saiba "Quem São os Batistas do Sétimo...
Quem São Os Batistas Do Sétimo Dia Quem São Os Batistas Do Sétimo Dia
Os Batistas do Sétimo Dia consideram a liberdade de consciência debaixo da direção do Espírito Santo ser essencial a fé e prática. Então nos...

 

Qual Deveria Ser Nosso Compromisso?

 O Sábado sagrado que Jesus honrou foi o mesmo sábado que os seus compatriotas honraram, e o mesmo que os seus primeiros seguidores observaram. Eles o honraram por séculos. Este dia é o mesmo Sábado hoje! È o sétimo dia de cada semana nos calendários que no usamos agora.

Quão distante nós estamos de seguir o exemplo de Cristo na observância do Sábado Sagrado?

Com estas afirmações históricas podemos afirmar que:
O SÉTIMO DIA DA BÍBLIA É O SÉTIMO DIA DO CALENDÁRIO!