Graça Maior - Verdades Bíblicas

Caso você sentir o desejo de colaborar entre em contato

Faça parte de nossa equipe

Home Estudos IBSD x Outras Denominações O Sétimo Dia Da Bíblia E O Sétimo Dia Do Calendário

Quinta21 Agosto 2014

"Texto fora do contexto é pretexto para heresias", portanto leia sempre o contexto e nunca baseie uma doutrina num texto isolado.

O Sétimo Dia Da Bíblia E O Sétimo Dia Do Calendário

Neste estudo você amigo leitor, perceberá que embora tenha havido mudanças no calendário, o dia da semana não foi alterado como você mesmo pode comprovar.

Tentando achar razões para a observância da adoração no domingo, algumas pessoas recorrem as mudanças do calendário. Considerando que ele foi mudado no mundo inglês em 1.752, eles argumentam que nós não podemos saber qual dia é o sétimo. Deste modo é “sem razão apoiar que o sábado é o sétimo dia da semana”. Mas será verídico este argumento?

 

O sétimo dia em nosso calendário esta no mesmo ciclo de sete dias do calendário judeu ortodoxo. Este ciclo foi usado por eles durante mais de 5.700 anos. Por exemplo, o ano 2.000 é o ano 5.760 no calendário judeu. O sábado de hoje está no mesmo ciclo semanal que foi usado quando Jesus esteve na terra. O sábado sagrado sempre caiu no sétimo dia da semana em nosso calendário.

 

O Que Mudou No Calendário Desde Cristo?

 O Calendário Juliano

O calendário Juliano foi introduzido por Júlio César em 48 d.C. Este calendário tinha 365 dias, com todo quarto ano tendo 366 dias, assumindo que o ano tinha 365 – 1/4 (um quarto) dias de duração.

O Calendário Gregoriano

Em 1.582, Sob o reinado de Gregory XIII, foi descoberto que o ano tinha de fato mais tempo: 365 dias, 5 horas, 48 minutos, e 50 segundos – 11 minutos e 10 segundos menos que os cálculos Julianos. Até 1.582, este erro tinha causado um lucro de DEZ dias no calendário.

Depois de muito estudo decidiu-se por compensar esses dez dias. Mas esta mudança, não afetou a ordem dos dias da semana, apenas as datas dos dias do mês. O novo calendário Gregoriano foi adotado em outubro de 1.582. Ele tinha a quinta-feira, 4 de outubro, seguida pela sexta-feira, 15 de outubro:

Outubro de 1.582

DomSegTerQuaQuiSexSáb
  1 2 3 (4) (15) 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            

Houve alguma outra mudança?
Na Inglaterra a mudança não foi feita até 1.752. Até este tempo, 11 dias haviam sido ganhos.

Quando o calendário Gregoriano foi adotado, esses 11 dias foram compensados, e a quarta-feira, e de setembro, foi seguida pela quinta-feira, 14 de setembro. Aqui novamente foram mudadas as datas do mês, mas não a ordem dos dias da semana.

 

Setembro de 1.752

DomSegTerQuaQuiSexSáb
    1 (2) (14) 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

 W.J Eckert do Observatório Naval, diretor do Almanaque Náutico, disse, “A mudança do calendário Juliano para o Gregoriano de nenhuma maneira afetou o ciclo semanal. Este ciclo não foi alterado em nenhum dos registros e relatos que temos disponíveis”.

 

Qual Deveria Ser Nosso Compromisso?

 O Sábado sagrado que Jesus honrou foi o mesmo sábado que os seus compatriotas honraram, e o mesmo que os seus primeiros seguidores observaram. Eles o honraram por séculos. Este dia é o mesmo Sábado hoje! È o sétimo dia de cada semana nos calendários que no usamos agora.

Quão distante nós estamos de seguir o exemplo de Cristo na observância do Sábado Sagrado?

Com estas afirmações históricas podemos afirmar que:
O SÉTIMO DIA DA BÍBLIA É O SÉTIMO DIA DO CALENDÁRIO!

Graça Maior - Compromisso com a verdade

Colabore com o Graça Maior:

  • Enviando perguntas, dúvidas, comentários e dicas para melhorarmos;
  • Colocando um link do Graça Maior no seu site ou fóruns que participa, isso fará com que este site seja mais conhecido;
  • Se você tiver alguma matéria que acha que seria interessante colocar neste site, não hesite em nos enviar, assim que avaliado e aprovado colocaremos on-line e daremos todo o credito para você;
  • Caso queira colaborar com estas ou outras maneiras, envie ume email;