Graça Maior - Verdades Bíblicas

Caso você sentir o desejo de colaborar entre em contato

Faça parte de nossa equipe

Home Estudos IBSD x Outras Denominações Lei Moral x Leis Cerimoniais

Quinta21 Agosto 2014

"Texto fora do contexto é pretexto para heresias", portanto leia sempre o contexto e nunca baseie uma doutrina num texto isolado.

Lei Moral x Leis Cerimoniais

A grande maioria dos evangélicos, não distinguem a diferença entre o que é lei moral e o que é leis cerimoniais. A maioria, não aceitam, as duas leis, pensam serem as mesmas. Para eles existem apenas uma lei. A partir de agora vamos estudar os textos um por um e vamos notar que existe uma grande diferença entre as duas leis em questão.

Primeiramente, temos que ter em mente que a Bíblia é um livro inspirado por Deus e que nela não existe contradição. É impossível Deus se contradizer. A contradição é um atributo do ser humano.Vamos comparar os textos e o amigo leitor tirará a sua própria conclusão.

Em, Mateus 5:17-18 lemos:

Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir, porque em verdade vos digo: "até que o Céu e a terra passem nem um I ou um TIL jamais passará da lei, até que tudo se cumpra."

Este texto por si só diz muita coisa.Vejamos: na Bíblia existem várias passagens que indicam que Deus fará novos Céus e nova terra. Citaremos apenas 2 Pedro 3:7-13. O texto de Mateus diz:

... até que o Céu e a terra passem nem um I ou um TIL se passará da lei sem que tudo se cumpra.

Sabemos muito bem que a terra em que vivemos é a mesma desde a fundação do mundo. Deus ainda não fez o novo Céu e a nova terra, por conseguinte, a lei continua sendo a mesma de Êxodo 20:3-17. Ainda não caiu nem um I ou um TIL. Tudo esta em vigor absoluto até a volta de Jesus, pois o novo céu e a nova terra só serão feitos após a vinda de Jesus. Ainda em Mateus lemos: não penseis que vim revogar a lei, não vim revogar, mas vim cumprir. Todo o bom cristão sabe muito bem que Cristo em tudo foi o nosso exemplo.

Ele cumpriu a lei para que servisse de exemplo para nós fazermos o mesmo. Hoje temos a obrigação de cumprir assim como Jesus cumpriu. A desculpa de muitos evangélicos é a seguinte: se ele cumpriu não precisamos mais cumprir. Infelizmente muitos pensam e ensinam desta forma, mas não é isto que diz o texto sagrado. Ele não revogou. Se Ele tivesse revogado, então estaria certa a afirmação dos oponentes a lei de Deus. É evidente que nestes textos, Jesus está se referindo aos DEZ mandamentos.


A Parede De Separação Entre Judeus E Gentios.

Analisaremos a seguir os textos de Colossenses 2:14 e Efésios 2:14-16.

Diz o texto de  Efésios:

Porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede de separação que estava no meio, a inimizade, aboliu na sua carne a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.

Em Colossenses diz: Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz. Será que Cristo se equivocou, ou nosso irmão Paulo está doido?  Jesus afirma em Mateus que não veio abolir ou revogar a lei, Paulo afirma que a lei foi cancelada na forma de ordenanças. Será que existe esta contradição na Bíblia?  É de suma importância que o amigo leitor saiba que os Dez Mandamentos ou a Santa Lei de Deus nunca foi chamada de: “leis de ordenanças ou cerimoniais”. É evidente que não existe esta contradição na Bíblia. A lei que Jesus está se referindo em Mateus não é a mesma que nosso irmão Paulo esta se referindo em Colossenses e Efésios. Jesus está falando da Santa Lei de Deus os Dez Mandamentos o Decálogo. Estes são imutáveis não poderiam ser revogados nem mesmo por Jesus, pois este não foi seu propósito. Paulo por sua vez está se referindo as leis de Moises ou leis de ordenanças ainda conhecida como leis cerimoniais.

No que consiste as leis de ordenanças? A lei de Moises Deuteronômio 31:9 foi dado ao povo judeu. Deus mandou Moises escrever num livro. Deuteronômio 32:24 e este livro foi colocado no lado de fora da arca da Aliança. Deuteronômio 31:25-26. Esta lei chamada de cerimonial ou de ordenanças, consistia em todos os rituais judaicos que são: Os sacrifícios de animais que derramavam seu sangue em prol de todos os pecadores, todas as festas religiosas, a páscoa, as ervas amargas, lua nova, a circuncisão e os SÁBADOS CERIMONIAIS.

A palavra sábado quer dizer descanso ou cessar de fazer alguma coisa. Em Israel, existiam muitos sábados cerimoniais, que eram dias festivos que os judeus não trabalhavam e ficavam em repouso absoluto, apenas cumpriam os rituais estabelecidos para aquele dia. Todo dia de feriado em Israel, para eles é um sábado. Estes sábados também faziam parte das ordenanças, por isso, foram cravados na cruz, Oséias 2:11. Não podemos confundir estes sábados com o Sábado do quarto mandamento da lei de Deus.

A Bíblia nos diz que as leis de ordenanças nos serviram de aio ou tutor para nos conduzir a Cristo, Gálatas 3:24 -29. Ela era apenas uma sombra do verdadeiro cordeiro que era Cristo, Hebreus 10:1. Quando Cristo foi crucificado, tudo o que era ordenanças ou cerimoniais foi abolido na cruz. O véu que separava o lugar Santo do lugar Santíssimo, rasgou-se de auto a baixo invalidando assim todo o ritual judaico. Hoje não precisamos mais circuncidar nossos filhos, não precisamos mais comer ervas amargas, nem sacrificar animais, porque cristo foi o último cordeiro a ser sacrificado. O sangue de Cristo uma vez por todas fez a expiação pelos nossos pecados.

Todas as leis cerimoniais foram abolidas, anuladas na cruz de Cristo. A lei moral os Dez Mandamentos não foi e nem será abolido até a volta de Jesus. Infelizmente em pleno século XXI, ainda a maioria esmagadora dos evangélicos não entendem a diferença das duas leis. Pensam igualzinho a igreja católica romana. Em Romanos 10:4 diz: O fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Como já explicamos, verdadeiramente Cristo foi o fim de todas as cerimônias judaicas. Nada do que é ordenanças tem valor algum para nós que estamos em Cristo Jesus. Por isso o fim das leis cerimoniais é Cristo.

A Função Das Leis Cerimoniais Era Tirar O Pecado Do Povo, Isto Jesus Fez Na Cruz. A Função Da Lei Moral É Mostrar O Pecado Ao Povo

A Lei Moral os Dez Mandamentos evidencia que somos pecadores e que precisamos continuamente de um salvador. Romanos 7:7-25; 3:20, 2:12.

A Bíblia diz que onde não há lei não pode haver pecado, pois pecado é a transgressão da lei de Deus. Romanos 4:15 1 João 3:4 Romanos 3:20 5:13; I Corintios 15:56
É exatamente por isso que Jesus disse que não veio anular a lei, mas cumprir. Se Cristo tivesse anulado a lei moral Ele também teria anulado de uma vez por todas o pecado.

Sabemos que Cristo perdoou todos os nossos pecados, mas nós ainda estamos sujeitos ao pecado. Enquanto satanás existir estamos propensos a pecar. Tiago diz: aquele que considera atentamente, na lei perfeita, lei de liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem aventurado no que realizar. Se observarmos toda a lei, nós estaremos nos desviando do pecado. É a Lei Moral que nos diz: não faça isto, não faça aquilo, faça isto e faça aquilo. Tiago 2:10-12. Quem é o escravo da lei? É aquele que não esta em dia com a lei. Comparamos a lei de Deus com a lei de transito. Quem é punido pela lei DE  TRÂNSITO? por ventura não é somente aquele que estiver em desarmonia  com ela?. Se você estiver irregular, sem carteira de habilitação, correndo acima da velocidade permitida ou furar um sinaleiro certamente serás multado.

Jesus disse que não cairia um “I ou um TIL” da lei, Tiago diz: Não adianta guardarmos alguns mandamentos, temos que guardar toda a lei, ou somos culpados de toda a lei. Se observarmos nove mandamentos como ensinam alguns evangélicos, somos transgressores de toda a lei, por conseguinte, somos pecadores. 1 João 3:4; Romanos 4:15 3:13; 1 Coríntios 15:56. Se a lei de Deus  consiste em Dez Mandamentos, então porque muitos tentam ensinar que um foi abolido?. João 2:7 nos diz que não nos daria um mandamento novo, mas o mandamento antigo o qual desde o principio tivestes. Deuteronômio 6:5; 1 João 3:11 5:2-3; João 14:15-21, 15:10-12; 2 João 1:5-6; Levíticos 9:18.

Os dominguistas se equivocam quando pensam que quando Jesus resumiu os 10 mandamentos em dois, Ele estava invalidando os outros oito mandamentos. Se isto fosse verdade, então não seria mais pecado, matar, roubar, adulterar ou fazer imagen de escultura, etc. Jesus apenas estava ensinando que tudo o que fizermos tem que ser por amor ou não tem valor algum. Os dez mandamentos foram escritos em duas tábuas de pedras símbolo de eternidade. Na primeira tábua foram escritos os primeiros quatros mandamentos.

  1. Não terás outros deuses diante de mim;
  2. Não farás para ti imagens de escultura;
  3. Não tomarás o nome do senhor teu Deus em vão;
  4. Lembra-te do Dia de Sábado para santificar;

Estes primeiros quatros mandamento referem-se aos deveres do homem paras com o seu criador (Deus). Quem observa estes quatros primeiros  mandamentos está amando a Deus.

Os últimos seis mandamentos;

  1.  Honra teu pai e tua mãe;
  2. Não matarás;
  3. Não adulterarás;
  4. Não furtarás;
  5. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo;
  6. Não cobiçarás a casa do teu próximo e nada que pertença ao teu próximo.

Foram escritos em uma outra tábua, e referem-se aos deveres do homem para com o seu próximo. Se observarmos bem, toda a lei se resume em amor. Pois quem ama a Deus, não faz outros deuses, não faz imagem de escultura, não coloca o nome de Deus em vão, Santifica o Santo dia de Sábado.

Quem ama o seu próximo, honra os pais, não mata, não adultera, não furta, não fala mal do seu irmão e não cobiça as coisas que pertence ao seu próximo. É exatamente por isso que Jesus resumiu os 10 mandamentos em dois, porque Deus é amor e deseja que o homem faça tudo por amor. Quem ama guarda os meus mandamentos. João 14:15-21; 15:10-12; Deuteronômio 6:5. Os dez mandamentos são e sempre serão os mesmos de Êxodo 20:3-17. Quem cumprir apenas uma parte é transgressor dos 10. Tiago 2:10-12.

Assim, pois todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão, e todos os que com a lei pecaram mediante a lei serão julgados. Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser JUSTIFICADOS. Romanos 2:12-13. A lei na verdade não salva ninguém, quem salva é Cristo, porém somente os salvos guardam a lei.

Rom. 2:13. Somente os que guardam a lei hão de ser JUSTIFICADOS. Como amigo leitor podemos refutar esta verdade?
Em outras palavras podemos afirmar que somente os salvos é que guardam a Santa Lei de Deus.


Sábado O Santo Dia Do Senhor

A palavra santo quer dizer separado para um fim específico. 

Somente o dia de Sábado leva este título, pois só ele foi santificado e abençoado por Deus. Todos os outros dias foram abençoados, porém o Sábado foi abençoado e santificado. Não é um simples dia entre os sete, ele foi reservado por Deus para adoração e santificação. Êxodo 20:11. Não existe nenhum outro dia santificado por Deus. Por isso ele é o DIA DO SENHOR. Marcos 2:27 ; Apocalipse 1:10; Mateus 12:8. Se Jesus é o senhor do Sábado, isto quer dizer que o Sábado é o dia do Senhor.

Infelizmente muitos evangélicos que se denominam cristãos, querem forçar a substituição das bênçãos do Sábado para o domingo. Somente o Sábado é denominado o dia do Senhor.

Se o Sábado foi abolido como querem os dominguistas e a igreja católica romana que na verdade foi  criadora deste mandamento de acordo com o catecismo. Como eles podem explicar Hebreus 4:4-11, onde diz: que Deus descansou no sétimo dia e que resta entrarem alguns neste repouso.
O Sábado é uma instituição de Deus para o beneficio de todo o homem.

O Domingo é uma invenção da igreja católica romana iniciando com Constantino em 321 - 325 AD, e aderido pela maioria dos evangélicos que não examinam as escrituras.
1)     Quem são os Salvos? Apocalipse 14:12
     R: Os fieis guardadores dos mandamentos de Deus. João viu os salvos os que guardavam o santo Sábado.

2)     Qual é o sinal de Deus que identifica os salvos? Ezequiel 20:20
     R: O Sábado

3)     Quem possui o verdadeiro amor uns para com os outros?  1 João 5:2 3; 2:3, 3:23; João 14:15-21; 15:10.
     R: Os que guardam os mandamentos de Deus.

4)     Adianta sabermos que são dez os mandamentos e guardarmos apenas oito ou nove? Tiago 2:10-12.
      R: NÃO

5)     Se a lei de Deus foi abolida, como o escritor de Hebreus afirma que Deus ainda fará uma nova aliança com o povo de Israel, e que colocará a sua lei em seus entendimentos? Hebreus 8:10 ; 10:16-17.
      R: A lei que foi abolida foi à lei cerimonial. Quando Deus mandou Moisés escrever num livro, ele sabia que ela teria uma duração determinada. Então quando Cristo morreu na cruz, tudo o que era cerimonial perdeu o valor, Jesus invalidou na cruz, ou seja, foi totalmente cumprida em Jesus. Colossenses 2:14 e Efésios 2:11-16.

Na verdade este é um assunto de muita controvérsia, temos que estudar todos os textos sem a pretensão de dar a nossa interpretação ao texto, nunca, jamais estudar um texto isoladamente e tirar uma conclusão precipitada ou errada. Temos sempre que pedir a orientação de Deus para entender o texto, pois bem sabemos que na Bíblia não pode haver contradições, e se existisse apenas um ponto de contradição na Bíblia, muitos deixariam de acreditar nela. Em Romanos 2:13 afirma que os que praticam a lei hão de ser justificados, e o próprio Paulo afirma em sua carta aos Gálatas 3:11 que a lei não justifica ninguém. Como podemos entender isto? É evidente que no livro de Gálatas, Paulo esta falando da lei cerimonial, o livro todo de Gálatas esta se referindo sobre cerimônias e principalmente sobre a circuncisão, que faz parte das práticas cerimoniais, abolidas por Jesus na cruz do calvário. Para ficar bem claro que no livro de Gálatas, Paulo esta falando das leis cerimoniais, ele mesmo afirma que esta lei foi escrita num livro. Gálatas 3:10 nós sabemos muito bem que os dez mandamentos foram escritos em duas tábuas de pedras.

Os que dizem que a lei de Deus foi abolida, não sabem o que estão falando e nem conhecem as escrituras. Esquecem que o decálogo são os dez mandamentos e se caiu um caiu todos. Eles afirmam que a lei de Deus foi abolida e ao mesmo tempo ensinam que não podemos roubar, adulterar, matar, cobiçar, etc. Na realidade eles querem afirmar que o Sábado foi abolido. Esquecem que os dez mandamentos, são um conjunto de leis que Deus deu em beneficio dos homens, e que invalidando um invalida todos.

Tiago 2:10-12. Normalmente pegam textos isolados, onde Jesus esta curando aos Sábados para dizerem que Jesus não observava o santo Sábado, mas estão redondamente enganados, pois Jesus disse que é lícito fazer bem ou boas obras ao nosso próximo no dia de Sábado. Por falta de conhecimento, confundem a lei moral com as leis cerimoniais ou leis de Moises.


“Sábados Cerimoniais Ou Dias De Festas”

Os Sábados no (plural) que Paulo se refere em Colossenses 2:16  e Oséias 2:11, são dias festivos. A palavra sábado quer dizer: descanso.Em Israel existiam mais de 40 sábados festivos. Eram feriados religiosos que eram chamados de sábados. Não está se referindo ao sábado do quarto mandamento da lei de Deus. Se assim fosse as escrituras estariam se contradizendo, pois a lei moral não pode deixar de existir enquanto este mundo existir. Mateus 5:17-18 ; 2 Pedro 3:7-14. O fato de Jesus ter curado no sábado não invalida a lei de Deus. Os judeus o condenaram porque também não conheciam as escrituras. Mateus 22 29. O trabalho de Jesus era fazer bem ao próximo, isto nunca foi proibido fazer no Sábado. Na semana em que Jesus morreu houve dois sábados um caiu na quinta feira e era o Sábado cerimonial após a páscoa, neste dia festivo começava a festa dos pães ásmos e ervas amargas que durava sete dias e que no primeiro dia da festa e no último dia da festa sempre era um sábado cerimonial, o outro foi o Sábado do quarto mandamento da lei de Deus. Comparar Marcos 16:1 com Lucas 23:56 . Em Marcos diz que passado o Sábado. Isto é, passado o Sábado cerimonial, elas foram comprar aromas para ungir a Jesus. Na verdade elas compraram aromas na sexta-feira, mas não deu tempo de ungir a Jesus e em seguida começou o Sábado do quarto mandamento e elas descansaram. Lucas 23:56 . Voltaram novamente ao findar do sábado do quarto mandamento ao sepulcro e Cristo não estava mais lá. Mateus 28:6. Jesus ressuscitou no findar do Sábado. 

Muitos dos dominguistas afirmam que todo o velho testamento foi abolido. Por qual motivo então usam o antigo testamento para pedir dinheiro aos fiéis. Malaquias 3:10? Na verdade são pessoas desonestas, ou ignorantes.
Vejamos o que Paulo fala das duas leis em apenas um verso das escrituras. Em I Corintios 7:19 ele afirma que a circuncisão e a incircuncisão não tem valor algum, mas sim a observância dos mandamentos da lei de Deus.A circuncisão faz parte das leis cerimoniais abolidas na cruz de Cristo, porém os mandamentos a que se refere são os da lei Moral. A Santa Lei de Deus que é imutável.
 
HEBREUS.7:12,18-19
Nesta passagem o autor do livro de Hebreus está se referindo a lei cerimonial. Moises escreveu as leis cerimoniais ou de ordenanças com uma vigência pré-estabelecida. A vigência dela findaria em Cristo.Você amigo leitor pode observar que no texto fala de ordenanças, e a lei moral não é constituída de ordenanças.

6)    Qual a função da lei de Deus? Romanos 3:20; 7:7-13.
     R: Mostrar o pecado ao homem

7)     Quem somente pode possuir o Espírito Santo de Deus? João 14:15-17; 15:10; 1 João 3:24 e Atos dos Apóstolos 5:32.
      R: Somente quem guarda os dez mandamentos da Santa Lei de Deus. Palavras do próprio Jesus.

8)     Porque devemos guardar os dez mandamentos? Eclesiastes 12:13 e João 13:15.
   R: Porque é dever de todo homem, e Jesus nos deu o exemplo em tudo.

9)     Jesus guardava o Sábado? Lucas 4:16-31,32; 6:2; 13:10 e Marcos 1:21
    R: Sim. Não consta em nenhuma parte das escrituras que ele ensinava o povo em outro dia, porém temos várias referencias que ensinava no Sábado. É lícito fazer bem ao Sábado.

10)    Os discípulos de Jesus guardavam o Sábado?Atos dos Apóstolos 13:14-15,27,42,44; 16:13; 17:2; 18:4; e Lucas 23:56.
    R: SIM. Não havia, não houve e nem haverá outro dia de descanso solene conforme o mandamento deixado por Deus para o homem observar. Êxodo 16:26-27; Hebreus 4:3-11.

11)    Quando Jesus disse que o Sábado foi feito para o homem e não o homem para o Sábado, o que Jesus estava afirmando? Marcos 2:27; 1 Coríntios 11:9.
    R: Jesus estava dizendo que o Sábado foi dado em beneficio do homem. Após uma semana de trabalho árduo o homem precisa descansar um dia para repor suas energias e também para usar este dia para fazer bem ao próximo e ainda para adorar a Deus. Imagine se você tivesse que trabalhar 365 dias ao ano sem descansar, além de ser muito cansativo, seria também muito triste, pois seríamos verdadeiros escravos do trabalho. Ainda bem que Deus pensou tudo direitinho e nos deu o Santo Sábado para o nosso descanso semanal. O sábado é um dia natalício, pois a cada sete dias, lembramos da criação de Deus. Gênesis 2:2-3. Sempre que observamos o Sábado, estamos comemorando o dia da criação de Deus.O objetivo principal do Sábado não é comemorarmos o dia da criação e sim adorarmos a Deus e descansarmos neste dia. Porque este é o único dia na Bíblia separado para este fim.
 
12)    O que Jesus quis dizer ser ele o senhor do Sábado? Marcos 2:28
     R: Ele disse que ele é o criador do Sábado, foi Ele quem fez o Sábado em beneficio do Homem. O homem precisa do Sábado para descansar e adorar a Deus. O Sábado é o dia do Senhor. Mateus 12:8. O domingo é uma invenção pagã.
Deus não precisa do Sábado para descansar; o homem é que precisa. Por Deus amar muito aos homens deu este presente a eles.

13)    Será que existe algum outro requisito para sermos salvos além de crer no senhor Jesus? Mateus 19:17; 28:19-20
    R: SIM. Crer e observar são os dois requisitos. A lei por si só não tem o poder de nos salvar, porém ela nos revela o caminho certo o qual devemos seguir. Temos que obedecer a Santa Lei de Deus e ter o testemunho de Jesus, sem isto não veremos a alva. Isaías 8:20; Apocalipse 12:17Romanos 2:13 e Apocalipse 14:12
A lei de Deus é considerada Santa Justa e Boa. Romanos 7:12-16.

14)     Quem escreveu os dez mandamentos? Êxodo 1:18; 32:16
    R: Deus.

15) Quem deve obedecer aos dez mandamentos? Eclesiastes 12:13-14
    R: Todo o homem

16) O que acontece com quem não obedece a lei de Deus? Provérbios 28:9
    R: Até a sua oração é abominável. E não será salvo Mateus 19:17.

17) Podemos ter certeza que Deus não mudou os dez mandamentos? Amós 3:7
    R: SIM. Podemos ter certeza, porque se mudasse ele nos avisaria e isto não aconteceu. Não encontramos esta mudança nem por Jesus e nem pelos discípulos.

18) A Igreja do novo testamento, que somos nós, deve guardar o Sábado ou o domingo? Atos dos Apóstolos 13:14-15,27,42,44; 16:13; 18:4 2 Lucas 23:56.
    R: O SÁBADO.


A Reunião Em Jerusalém

Todos nós sabemos que os discípulos estiveram mais de três anos com Jesus. Jesus foi o instrutor de todos os discípulos. Certamente que tudo o que tinha que ser ensinado a eles Jesus ensinou. Acreditamos que aqueles 11 homens que ficaram em Jerusalém, não possuíam dúvidas alguma sobre o dia de descanso. Com a entrada de novos discípulos e membros à igreja, algumas dúvidas surgiram referentes à comida sacrificada, do sangue da circuncisão e outras pequenas dúvidas. Os discípulos tiveram uma reunião em Jerusalém. Atos capítulo 15, e resolveram todas as dúvidas, porém nem se quer foi mencionado o Sábado. Por que? Simplesmente porque não era dúvida para ninguém, pois  o Santo Sábado era comum entre eles. Todos Guardavam os dez mandamentos inclusive o Sábado. Lucas 23:56. Os dez mandamentos sem o Sábado não existe, porque se um cai, cai os dez. Não existe, na Bíblia os nove mandamentos. Ou a substituição do Sábado pelo Domingo. Ou são dez ou nenhum. Tiago 2:10-12.

Certamente os discípulos aprenderam muito bem com Jesus sobre a observação do Sábado. Lucas.4:16, por isso não fez parte da pauta dos assuntos em discussão naquela reunião. A minha Bíblia não menciona que houve outra reunião para discutirem sobre o Sábado.

19)    O Santo Sábado foi dado aos Judeus?
    R: NÃO. É muito errado pensarmos deste jeito, pois o Sábado é um memorial da criação, não existia nenhum judeu ainda. Adão foi o primeiro ser humano a guardar o Sábado. Adão viveu pelo menos 2.000 anos antes de Abraão que foi o ascendente dos judeus. Isto significa que somente 20 séculos mais tarde é que o Sábado foi passado aos judeus. Neemias 9:12-14. Quando Deus deu os dez mandamentos a Moises no monte Sinai, ele disse: Lembra-te do dia de Sábado para santificar. Isto significa que já existia a muito mais tempo, pois você só pode lembrar-se de algo que já existia antes ou que aconteceu antes. Quando Deus criou o mundo também criou o Santo Sábado.Gen.2:2-3. Os judeus como nação foram os primeiros observadores do Sábado. Na realidade todo o cristianismo teve inicio com os judeus. Pois Jesus foi um judeu, e se nós quisermos ser salvos, teremos que nos tornarmos um judeu enxertado, ou não seremos salvos. A Bíblia diz que a salvação vem dos judeus. João 4:22.

20)    Deus se cansa para que precisasse descansar? Isaías 40:28.
    R: Sabemos que Deus não se cansa, porém ele descansou. Hebreus 4:10; Gênesis 2:2. Ele descansou, porque tudo o que ele fez foi para o nosso exemplo e tudo o que ele fez foi para o homem.Marcos 2:27. Jesus também não pecou, porém se fez pecado por nós. 2 Coríntios 5:21. A Bíblia diz que ao homem Deus deu o domínio de tudo sobre a face da terra. Deus também disse que o homem deveria suar o rosto para ganhar o pão de cada dia. Quando se trabalha se cansa e Deus sabia muito bem que o homem precisaria descansar um dia por semana para repor suas energias e voltar a trabalhar na semana seguinte. Deus não precisa descansar no Sábado, mas o homem precisa. Deus é amor por isso deu o Sábado para o homem descansar e adorar a Deus. Muitos rejeitam este presente de Deus, assim como rejeitam a Cristo o Senhor do Sábado.


Foram Os Sabatistas Que Mataram Jesus

21)    Os sabatistas que mataram Jesus?
    R: SIM. Foram os fanáticos sabatistas que não liam as escrituras, só escutavam os falsos lideres da época. É evidente que deveria ser os sabatistas, pois o domingo não era observado naquela época. Bem mais tarde no ano 321-325 ad, com Constantino é que começou a ser guardado o domingo.Tanto é verdade que nem existe esta palavra nos originais da Bíblia.Tinha que ser os fanáticos sabatistas para se cumprir as profecias. Os judeus são os únicos responsáveis pela morte de Jesus. Eu vim para os seus e os seus o rejeitaram. Marcos 8:31; Lucas 17:25. Os judeus condenaram Jesus, porque ele fazia milagres e curas no Sábado (Lucas 6:2). Jesus em várias ocasiões tentou lhes ensinar que é lícito fazer bem no Sábado. Mateus 12:1-13. A obra de Jesus era somente a de fazer o bem. Os lideres dos judeus fizeram do Sábado um fardo pesado demais para cumprir. Eles não caminhavam mais de 1000 metros, não acendiam fogo, e muitas outras atribuições deram ao Sábado que não existia no mandamento original. Isto os tornou fanáticos. O mandamento original não é um fardo e sim uma benção. Romanos 7:12-22; Êxodo 20:11 última parte.

Na verdade os sacerdotes e lideres dos judeus eram verdadeiros hipócritas, eles se escondiam atrás da lei, julgavam o povo através da lei, mas eles mesmos não observavam.Romanos 2:17-24. Colocaram fardos pesados sobre os ombros dos outros e eles mesmos nem tocavam. Não era só com o Sábado e sim com toda a lei. Isto não justifica dizer que Jesus aboliu o Sábado, ele apenas ensinou como se deve obedecer a lei. Jesus foi o mais fiel observador da lei. Tanto é verdade que ele não pecou. E pecado é simplesmente a transgressão da Santa Lei de Deus. 1 João 3:4; Romanos 4:15; 3:20 ; 7:7-13. A única coisa que a Bíblia diz ser pecado é transgredir a lei de Deus.

Os dominguistas apelam para o texto de João 5:15 que diz que Deus trabalha todos os dias inclusive no Sábado. Nós os Sabatistas concordamos que Deus trabalha todos os dias, porque o trabalho de Deus é somente o de fazer o bem à humanidade. Ele trabalha todos os dias na obra REDENTIVA da humanidade, porém da obra CRIATIVA ele descansou no Sétimo dia e não somente descansou, mas santificou ou separou este dia em beneficio do homem, por ser ele um Deus de amor, Romanos 7:22.

22)    Quando Bíblicamente começa o dia de Sábado?
    R: Ao por do sol. Gênesis 1:5-8,13,19,23,31; Levíticos 23:32; Neemias 13:19
 

Jesus Só Poderia Ter Ressussitado No Sábado 

23) O Sábado é um sinal da mesianidade de Jesus.
R: Jesus sendo o verdadeiro messias tinha que ressuscitar num dia de Sábado e verdadeiramente aconteceu. Mateus 28:1-6. Se Bíblicamente o dia começa e termina ao por do sol, Elas foram ao sepulcro no por do sol de Sábado para domingo, porém o mais importante é o que está escrito no vercículo seis (6); Ele não está mais aqui, já ressuscitou como havia dito.Vinde ver o lugar onde jazia. Marcos 16:6. No primeiro dia da semana já tinha ressuscitado. Lucas 24:6 confirma que Jesus ressuscitou antes delas chegarem, ninguém viu a hora exata, porém sabemos que ele foi sepultado quarta-feira. Daniel 9:27 ao por do sol Mateus 27:57 e que deveria ficar no sepulcro três dias e três noites Mateus 12:40; Mateus 27:63. Evidentemente se ele foi sepultado ao cair da tarde de Quarta-feira para quinta-feira, completaria os três dias e três noites  exatamente ao por do sol de Sábado para o domingo. Por isso elas foram ao sepulcro e não encontraram mais o messias. Para maiores informações sobre este assunto leia nossa matéria intitulada “JESUS NÃO RESSUSCITOU NO DOMINGO”.

24) Como Deus chama os que conhecem os dez mandamentos, porém, não observa todos?
R: Deus simplesmente chama-os de mentirosos. 1 João 1:3-5


Aparente Contradição

Se lermos atentamente Gálatas 3:15-22 e em seguida lermos Gálatas 3:23-29, Paulo afirma claramente em 3:21 que a lei não é contra a promessa de Deus a Abraão  em 3:25 diz claramente que não somos mais subordinados a lei ou  ao aio. Será que Paulo novamente esta se contradizendo?É claro e evidente que Nosso irmão Paulo inspirado pelo Espírito Santo de Deus, não estaria falando besteira. Ele na verdade esta falando das duas leis. Isto acontece muitas vezes em outras partes das sagradas escrituras que o escritor fala das duas leis ao mesmo tempo e muitas pessoas por falta de estudo não entende o que se diz e forçam uma interpretação errônea.

A lei moral é considerada por Paulo como sendo uma lei SANTA, JUSTA E BOA. Romanos 7:12-16, enquanto que a cerimonial o próprio Paulo a considerou MALDITA ou contra nós (Colossenses 2:14). A grande maioria do livro de Gálatas esta se referindo as leis cerimoniais principalmente a circuncisão. Se lermos atentamente o Livro de Gálatas, perceberemos que Paulo está dando uma dura repreensão em alguns discípulos inclusive em Pedro que tinha dúvidas sobre as leis cerimoniais e principalmente sobre a circuncisão. Pedro continuava pregando que os gentios teriam que ser circuncidados. Isto Paulo a considerou um absurdo, e deu uma dura advertência em Pedro.   

Algumas Diferenças Entre as Duas Leis, A Moral e a Cerimonial

 

  Lei Moral ou Os Dez Mandamentos            Leis Cerimoniais ou de Moisés
     
1 È chamada  lei de Deus. Salmos 1:2 É chamada a lei de Moises; Neemias 8:1
2 Foi escrita pelo próprio dedo de Deus; Êxodo 31:18 Foi escrita por Moises; Deuteronömio 31:9
3 Foi escrita em pedras; Êxodo 31:18 Foi escrita num livro; Deuteronômio 32:24
4 Foi colocada dentro da Arca; Deuteronômio 10:4-5; Foi colocada fora da arca; Deuteronômio 31:25-26
5 É uma lei perfeita; Salmos 19:7 Não era perfeita; Hebreus 7:19
6 É uma lei eterna; Mateus 5:18 Não era eterna; Romanos 10:4
7 É uma lei Santa Justa e Boa; Romanos 7:12 Era apenas sombra de bens; Hebreus 10:1
8 Não pode ser mudada; Lucas 16:17 Era constantemente mudada; Hebreus 7:12;
9 Não foi abolida; Romanos 3:31 Cristo aboliu; Efésios 2:15
10 Dá prazer; Romanos 7:22 Era contra nós; Colossenses 2:14

 


Caso você queira maiores informações sobre qualquer matéria não hesite em entrar em contato comigo!

Graça Maior - Compromisso com a verdade

Colabore com o Graça Maior:

  • Enviando perguntas, dúvidas, comentários e dicas para melhorarmos;
  • Colocando um link do Graça Maior no seu site ou fóruns que participa, isso fará com que este site seja mais conhecido;
  • Se você tiver alguma matéria que acha que seria interessante colocar neste site, não hesite em nos enviar, assim que avaliado e aprovado colocaremos on-line e daremos todo o credito para você;
  • Caso queira colaborar com estas ou outras maneiras, envie ume email;