A palavra “dom” provém do latim de “domum” e “donare” (doar), e quer dizer “dádiva ou presente”. Dom é tudo o que Deus nos dá: salvação, vida, saúde, etc. O batismo com o Espírito Santo também é um dom de Deus. Primeiro Deus nos batiza com o Espírito Santo, e Este nos presenteia com os dons espirituais. Os dons espirituais são habilidades devidamente comunicadas para o serviço de Deus, tanto na Igreja como fora dela. Em Romanos 12:6-9, estão discriminados os seguintes dons para o serviço ministerial: profecia, pastoral, ensino, exortação, filantropia e administração. Também consta, em 1 Coríntios 12:8-10, outra sequência de dons espirituais: sabedoria, fé, conhecimento, cura, milagres, profecia, discernimento de espírito, línguas e interpretações de línguas. Todos estes dons espirituais são presentes ou dádivas que a pessoa recebe para o ministério do Evangelho, após estar selada ou batizada com o Espírito Santo, Efésios 1:13 ; 1 Coríntios 12:11; 28-31 .

O Que Significa Ser Batizado Com O Espírito Santo?

Quando cremos em Deus e aceitamos o Senhor Jesus como o nosso Salvador pessoal, ele nos batiza (sela) com o Espírito Santo, Efésios 1:13 Depois Este nos presenteia com os dons espirituais e, à medida  que vamos nos consagrando a Deus, Ele nos enche do seu poder para que haja em nós e na igreja edificação e crescimento espirituais. O batismo com o Espírito Santo não significa um segundo batismo especial, semelhante ao batismo nas águas.

O batismo nas águas é público e visível porém, o batismo com o Espírito Santo é invisível, 1 Coríntios 2:10-15 . Jesus o compara com o vento, que só se manifesta pelos seus efeitos. Da mesma forma, só podemos saber se uma pessoa está realmente batizada com o Espírito Santo pela manifestação de suas obras, Gálatas 5:22-26; Romanos 5:5; 1 Coríntios 12:13 ; Efésios 4:16 ; João 3:8.

Este batismo espiritual se torna necessário a todos os cristãos, visto que somente o Espírito Santo é quem nos guia a toda a verdade, é quem nos ensina e nos revela os mistérios da palavra de Deus, é quem nos faz lembrar das palavras proferidas por Jesus, Seus ensinamentos, Suas profecias, e Seus sábios e santos conselhos. Enfim, necessitamos do batismo espiritual para nos fortalecermos a fim de podermos vencer o pecado, os principados, as potestades, os dominadores deste mundo tenebroso e as forças espirituais do mal.

Pela ação do Espírito Santo, somos regenerados mediante o novo nascimento espiritual, tornando-nos filhos de Deus e membros do corpo de Cristo, que é a sua igreja invisível, João 14:17 26; 1 Coríntios 12:27 ; Efésios 6:10-12 ; 1 Coríntios 13:1-7 ; Romanos 8:9-11.

Artigos Relacionados

A História Da Nossa Salvação A História Da Nossa Salvação
"No princípio criou Deus os Céus e a terra” e o homem para habitá-la. Saído das mãos de Deus, o homem era inocente, justo, santo; não tinha...
Costumes de Natal Costumes de Natal
Além dos costumes tradicionais de Natal que observamos, sem perceber, importamos outros mais que, mesmo sendo de origem pagã, são logo aceitos com...

O Que Significa Ser Revestido Ou Cheio Do Espírito Santo

Após o crente ser batizado (selado) com o Espírito Santo, Efésios 1:13  e viver na prática de uma vida em harmonia com a palavra de Deus e em constante espírito de oração, Deus reveste-o, ou enche-o do Espírito Santo a fim de que ele tenha poder e autoridade para testemunhar com sabedoria e humildade acerca do Evangelho do reino. Excepcionalmente, por uma providencia divina especial, esse revestimento espiritual poderá ocorrer antes do batismo visível, como no caso de João Batista, Lucas 1:17 Lucas 1:67-80; Atos dos Apóstolos 4:31; 2:4; 6:5,8; 7:55; 13:9; Lucas 24 49.