A palavra “dom” provém do latim de “domum” e “donare” (doar), e quer dizer “dádiva ou presente”. Dom é tudo o que Deus nos dá: salvação, vida, saúde, etc. O batismo com o Espírito Santo também é um dom de Deus. Primeiro Deus nos batiza com o Espírito Santo, e Este nos presenteia com os dons espirituais. Os dons espirituais são habilidades devidamente comunicadas para o serviço de Deus, tanto na Igreja como fora dela. Em Romanos 12:6-9, estão discriminados os seguintes dons para o serviço ministerial: profecia, pastoral, ensino, exortação, filantropia e administração. Também consta, em 1 Coríntios 12:8-10, outra sequência de dons espirituais: sabedoria, fé, conhecimento, cura, milagres, profecia, discernimento de espírito, línguas e interpretações de línguas. Todos estes dons espirituais são presentes ou dádivas que a pessoa recebe para o ministério do Evangelho, após estar selada ou batizada com o Espírito Santo, Efésios 1:13 ; 1 Coríntios 12:11; 28-31 .

O Que Significa Ser Batizado Com O Espírito Santo?

Quando cremos em Deus e aceitamos o Senhor Jesus como o nosso Salvador pessoal, ele nos batiza (sela) com o Espírito Santo, Efésios 1:13 Depois Este nos presenteia com os dons espirituais e, à medida  que vamos nos consagrando a Deus, Ele nos enche do seu poder para que haja em nós e na igreja edificação e crescimento espirituais. O batismo com o Espírito Santo não significa um segundo batismo especial, semelhante ao batismo nas águas.

O batismo nas águas é público e visível porém, o batismo com o Espírito Santo é invisível, 1 Coríntios 2:10-15 . Jesus o compara com o vento, que só se manifesta pelos seus efeitos. Da mesma forma, só podemos saber se uma pessoa está realmente batizada com o Espírito Santo pela manifestação de suas obras, Gálatas 5:22-26; Romanos 5:5; 1 Coríntios 12:13 ; Efésios 4:16 ; João 3:8.

Este batismo espiritual se torna necessário a todos os cristãos, visto que somente o Espírito Santo é quem nos guia a toda a verdade, é quem nos ensina e nos revela os mistérios da palavra de Deus, é quem nos faz lembrar das palavras proferidas por Jesus, Seus ensinamentos, Suas profecias, e Seus sábios e santos conselhos. Enfim, necessitamos do batismo espiritual para nos fortalecermos a fim de podermos vencer o pecado, os principados, as potestades, os dominadores deste mundo tenebroso e as forças espirituais do mal.

Pela ação do Espírito Santo, somos regenerados mediante o novo nascimento espiritual, tornando-nos filhos de Deus e membros do corpo de Cristo, que é a sua igreja invisível, João 14:17 26; 1 Coríntios 12:27 ; Efésios 6:10-12 ; 1 Coríntios 13:1-7 ; Romanos 8:9-11.

O Que Significa Ser Revestido Ou Cheio Do Espírito Santo

Após o crente ser batizado (selado) com o Espírito Santo, Efésios 1:13  e viver na prática de uma vida em harmonia com a palavra de Deus e em constante espírito de oração, Deus reveste-o, ou enche-o do Espírito Santo a fim de que ele tenha poder e autoridade para testemunhar com sabedoria e humildade acerca do Evangelho do reino. Excepcionalmente, por uma providencia divina especial, esse revestimento espiritual poderá ocorrer antes do batismo visível, como no caso de João Batista, Lucas 1:17 Lucas 1:67-80; Atos dos Apóstolos 4:31; 2:4; 6:5,8; 7:55; 13:9; Lucas 24 49.

Artigos Relacionados

Profecias Bíblicas - Prova da Existência de Deus Profecias Bíblicas - Prova da Existência de Deus
O estudo da profecia bíblica nos faz cristãos mais qualificados, mais capacitados e ativos, cristãos que têm Jesus no centro de suas vidas e...
Homossexualismo: Uma Análise Bíblica Homossexualismo: Uma Análise Bíblica
Esta é uma era de crescente aprovação e aceitação do homossexualismo. O homossexualismo é retratado por muitos no governo, na educação pú...