Devemos batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo? Ou em nome de Jesus?

Muitos grupos religiosos insistem em declarar que o único e verdadeiro batismo é aquele que se realiza com a fórmula batismal "em nome de Jesus". O que os líderes destas seitas desconhecem é que para o estudo da bíblia deve-se usar regras genuínas e autênticas para um correto entendimento. Essas regras são a hermenêutica e a exegese.

 

Há na exegese bíblica um recurso usado na revelação que chama-se AUTORIDADE CONFERIDA, é o recurso usado para conferir autoridade e representação, como se fosse uma procuração que confere o poder de falar e agir "em nome" de outra pessoa. 

Exemplo De Autoridade Conferida No Antigo Testamento 

Êxodo 3:4    - "E vendo o Senhor que ele se virara para ver..."
Êxodo 3:5    - "Prosseguiu Deus: não te chegues para cá..."
Êxodo 3:7    - "Então disse o Senhor..."
Êxodo 3:11  - "Então Moisés disse a Deus..."

Pelos textos supra citados, podemos inferir que houve um diálogo entre Deus e Moisés, porém, apenas uma leitura superficial do texto pode concluir erradamente que foi o próprio Deus que falou com Moisés, pois o contexto esclarece o contrário: "E apareceu-lhe o ANJO DO SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça..." Êxodo 3:2.
Estevão foi mais categórico ainda: "E passados mais quarenta anos, apareceu-lhe UM ANJO no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo no meio de uma sarça... soou a voz do Senhor: Eu sou o Deus de teus Pais... Disse-lhe então o Senhor..." Atos dos Apóstolos 7:30-33.

Notamos que foi o "anjo" que falou com Moisés, e demonstra ter autoridade de Deus para falar em nome dEle. Como podemos entender melhor esta questão?

Como foi que Deus falou com Moisés? Êxodo 19:20 -- "E tendo o Senhor descido sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou a Moisés ao cume do monte: e Moisés subiu". Comparemos Agora.

"Vós tende visto que do céu eu vos falei", Êxodo 20:22

"Do céu te fez ouvir a sua voz, para te instruir, e sobre a terra te mostrou o seu grande fogo, do meio do qual ouviste as suas palavras", Deuteronômio 4:36.

Portanto, a manifestação de Deus "sobre a terra", por intermédio de um anjo, chamado "anjo do pacto" ou "anjo do concerto" ou "anjo do Senhor", era um anjo que tinha da parte de Deus autoridade para falar em Seu nome. Quando o anjo falava era como se o próprio Deus estivesse falando. O anjo falava e agia "em nome" de Deus, pois ninguém jamais viu Deus, João 1:18; Deuteronômio 4:14; João 6:46.

Outros exemplos de AUTORIDADE CONFERIDA no A.T. Êxodo 4:14-16; Êxodo 7:1; Zacarias 12:8 - "A casa de Davi será como Deus..."

"Moisés será como Deus".

Como No Novo Testamento Foi Usado O Recurso Da Autoridade Conferida.

João 3:22 26 – Aparentemente ensina que Jesus batizava, João 4:1-2 esclarece que Jesus batizava, pela representação conferida aos Seus discípulos, eram na verdade os discípulos que batizavam e ao faze-lo, era como se o próprio Jesus estivesse batizando, então eles batizavam pela AUTORIDADE CONFERIDA por Jesus, por esta razão se diz que batizavam  “em nome de Jesus” , ou seja, “pelo poder e autoridade conferida por Jesus”, batizavam em representação dEle.

É o mesmo que o embaixador do Brasil no exterior, ele recebe do Brasil a procuração de agir “em nome” do Brasil, recebe a autoridade de representar o país e decidir em nome do Brasil, isto é AUTORIDADE CONFERIDA, foi o Brasil o país que ele representa que o autorizou a fazer assim. Ele realiza atos e assina documentos em nome do Brasil.

O Batismo Em Nome De Jesus É Representativo Da Ordem De Jesus E Não Uma Formula Batismal

Os quatro textos no livro de Atos:

Versão revisada: Imprensa bíblica Brasileira. 1990

Atos dos Apóstolos 2:38 “... em nome de Jesus Cristo...”
Atos dos Apóstolos 8:16 “... em nome do Senhor Jesus...”
Atos dos Apóstolos 10:48 “... em nome de Jesus Cristo...”
Atos dos Apóstolos 19:5 “... em nome do Senhor Jesus...” 

Versão em Espanhol, Casiodoro de Reina, Sociedades Bíblicas, 1.960.

Atos dos Apóstolos 2:38 “.. .en nombre del Jesucristo...”
Atos dos Apóstolos 8:16 “... en nombre del Jesus...”
Atos dos Apóstolos 10:48 “... en nombre del Señor Jesus...”

Hebraico, University press, Cambridge, Sine data.

Atos dos Apóstolos 2:38 “.. .em nome de Jesus Cristo...”
Atos dos Apóstolos 8:16 “... em nome do Senhor Jesus...”
Atos dos Apóstolos 10:48 “... em nome do Senhor...”

Católica, Edições Loyola, 1.983.

Atos dos Apóstolos 2:38 “.. .em nome de Jesus Cristo...”
Atos dos Apóstolos 8:16 “... em nome do Senhor Jesus...”

Qual de todas estas frases é a que deve ser usada no ato batismal?
Qual é a frase que serve de modelo? Se uma só esta certa, as outras estão erradas?
Portanto, notamos que o livro de atos não ensina nada sobre uma formula batismal. O que Atos ensina é a AUTORIDADE CONFERIDA.

Os que alegam um batismo só em nome de Jesus, discutem com a declaração de que Pai não é nome, é título, que Filho não é nome, é título, o que estes religiosos desconhecem é o uso hebraico e aramaico nos tempos bíblicos, onde a palavra PAI e a palavra FILHO são também citados como nome. Vejamos as provas:

Hebraico aB  = Pai
Gênesis 17:5 AB—raão = Pai elevado ou Pai de nações
Gênesis 4:2 AB—el = meu Pai é Deus
1 Samuel 8:2 AB—ias = meu Pai é o Senhor
Gênesis 26:1 AB—imeleque = meu Pai é rei
I Crônicas 11:32 AB—iel é o mesmo de 2 Samuel 23:31 = AB—ialbom, AB—salon = Pai de paz
Gênesis 25:13 AB—deel
I Crônicas 6:44 AB—di

Finalmente temos o testemunho de Paulo: “ ... Esses são filhos de Deus”. Porque  não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos AB—A = PAI. Romanos 8:15 e também: “E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de Seu Filho, que clama AB—A = PAI”, Gálatas 4:6

Hebraico BEN = Filho
Gênesis 35:18

BEN — ONI = Filho da minha tristeza
BEN — JAMIM = Filho da minha destra

Josué 19:45 BEM — e — Beraque = filho de Beraque
1 Samuel 8:2 BEM – aias

 Em Marcos 3:17 encontramos uma derivação samaritana que se aproxima do hebraico BENEI – RANESH, onde a palavra Benei significa filhos. Foi traduzido para o português como BOANERGES.  Somos batizados em “Cristo Jesus”, Romanos 6:3 e “em um só Espírito fomos todos nós batizados”, portanto, fazer destas frases FORMULAS ou doutrinas batismais é um erro muito grande. (veja também Gálatas 3:27). Por que Paulo ensina que os israelitas foram batizados EM Moisés?
I Corintios 10:1, 2. É óbvio que agora que entendemos o que significa  AUTORIDADE CONFERIDA, entendemos o significado do “batismo em Moisés”.
Lembre-se de Êxodo 4:16 e 7:1

Batismo Em Nome De Jesus Ou Batismo Em Nome Do Pai Do Filho E Do Espírito Santo?

Qual deve ser então a fórmula empregada no ato do batismo? Será que o simples fato de o Novo Testamento fazer menção aos novos crentes que eram batizados em nome de Jesus, significa que esta expressão deve ser usada como fórmula no ato do batismo?
Não, de forma alguma, Veja por que:

Artigos Relacionados

Homem deificado ou Deus que se fez homem? A antiguidade da crença na divindade de Jesus Homem deificado ou Deus que se fez homem? A antiguidade da crença na divindade de Jesus
“Nessa reunião - prosseguiu Teabing -, foram discutidos e votados muitos aspectos do cristianismo: a data da Páscoa, o papel dos bispos, a...

  1. A única fórmula batismal encontra-se em Mateus 28:19. Observe que temos aqui um MANDAMENTO! Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Lembremo-nos das palavras de Jesus, se me amardes, guardareis os meus mandamentos e se dissermos que temos conhecimento d’Ele e não observarmos os seus mandamentos somos mentirosos, e em nós não está a verdade.
  2. A fórmula batismal de Mateus 28:19 além de ser a única, é aquela que inclui as três pessoas como que todas participantes da redenção.
  3. O Pai é a fonte da autoridade do Filho, que é a fonte da autoridade do Espírito João 17:1 2 ; 15:26 ; 16:7. Na fórmula de Mateus 28:19 as três pessoas da divindade se interligam num só Deus.
  4. Assim como as três pessoas da Divindade estiveram presentes na criação Gênesis 1:1; João 17:1-3; Gênesis 1:2 também se fizeram presentes na obra da redenção Mateus 3:16 17. Por mais esta razão, Mateus 28:19 é a fórmula batismal que deve ser usada no ato do batismo

Batismo Em Nome De Jesus?

  1. Todo o batismo já é em nome de Jesus, visto ter sido o Senhor quem concedeu a AUTORIDADE a Seus discípulos para batizar, conforme Mateus 28:19. Segundo as escrituras, tudo deve ser feito em nome de Jesus, ou seja, de acordo com AUTORIDADE CONFERIDA por ele a Sua Igreja.
  2. Se em nome de Jesus deve ser entendido como fórmula batismal, quais das formas encontradas no livro de Atos deve ser usada? Sim, porque temos ali no mínimo quatro formas diferentes. Atos dos Apóstolos 2:38; 8:16; 10:48; 19:5. Qual fórmula usam os nossos antagonistas? Em nome do Senhor, em nome do Senhor Jesus, ou em nome do Senhor Jesus Cristo?
  3. Descreve pelo menos uma destas passagens de atos o ato do batismo?  É óbvio que não. Então nenhuma destas frases pode ser usada como fórmula batismal. Em Mateus 28:19, temos, entretanto, o MANDAMENTO:
    “IDE... ENSINAI... BATIZANDO-OS...”.
  4. Insistem os defensores do batismo em nome de Jesus que Pai, Filho e Espírito Santo não são Nomes, e sim, Títulos. Ocorre que todo nome é um título: todo nome tem um sentido, um significado. O que diriam eles de Atos dos Apóstolos 10:48, onde os da casa de Cornélio foram batizados em nome do Senhor? Senhor não é também um título? É claro que sim. O próprio nome Jesus é um título, significando Salvador. Mateus 1:21 e Cristo  é ainda mais claramente, um título João 1:41 significando Messias ou Ungido.
  5. Observe que em Atos dos Apóstolos 19:3 eles tinham apenas o conhecimento do batismo de João, ou seja, do batismo em sua AUTORIDADE. Paulo então falo-lhes de Jesus, batizando-os em seu nome, ou seja, de acordo com a AUTORIDADE conferida à ele pelo Senhor. Será que quando João batizava, ele pronunciava uma fórmula do tipo, / eu te batizo em nome de João? / não, não há apoio para isto nas Escrituras.

Graça Maior - GraçaMaior, . Disponível em: http://gracamaior.com.br/estudos/batistas-do-setimo-dia/158-os-batistas-do-setimo-dia-nao-sao-politeistas.html. Acesso em 24 Abril 2017.