18 E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; 19 Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; 20 Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; 21 Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

Efésios 5:18-21

 

Agentes que alteram a consciência foram a muito tempo utilizados pela humanidade com ênfase medicinal. Todavia, atualmente o uso indevido desses elementos tem sido um grande problema de segurança e saúde pública. Por um período atuei num conselho de politicas sobre drogas. Durante esse tempo pude constatar que, dentre tantos vícios, a maior parte dos adictos tinha dificuldade para abandonar o álcool. É sabido por todos que a ingestão frequente de bebidas alcoólicas produz danos pessoais e efeitos negativos no meio familiar. Paulo nos orienta sobre a embriagues e sugere que nos enchamos do Espírito. Orar, cantar e refletir em algo nobre são atividades espirituais que, quando sinceramente feitas, produzem uma paz profunda e duradoura que excede todo o entendimento.

Graça Maior - Juliano Mainardes Waiga, . Disponível em: https://gracamaior.com.br/devocional/1186-a-lei-a-carne-e-o-espirito-domingo.html. Acesso em 29 Maio 2017.