Sábado é auma criação de Deus para o benefício do homem

Deus criou o sábado não para ele descansar, mas para os homens descansar neste dia. Na criação do sábado podemos perceber o quanto Deus ama os homens a ponto de proporcionar-lhes um dia de descanso. 

Sábado! Criação de Deus Para o Nosso Benefício

Deus concebeu o sábado ao criar o resto do universo. Em seis dias criou os céus e a terra. Mas, no sétimo dia, descansou. Ele também abençoou o sétimo dia, o sábado, e o santificou. O sábado não foi criado somente para os judeus. Jesus, em Marcos 2:27 disse:

O sábado foi estabelecido por causa do homem.

Ele é um presente maravilhoso concedido a toda a humanidade. O sábado foi feito para o bem do homem. É um presente em forma de tempo dado ao homem para que ele possa focalizar toda a sua atenção em Deus.

Após criar o sábado na primeira semana, as Escrituras não falam mais nada a seu respeito até os israelitas estarem no deserto. Deus enviou o maná durante seis dias e declarou o sétimo dia, o sábado, santo.

Pouco tempo depois, Deus escreveu os Dez Mandamentos nas tábuas de pedras com o próprio dedo. O quarto mandamento (Êxodo 20:8) é:

Lembra-te do dia de Sábado, para  santificar.

O Mandamento continua dizendo a todos para descansar no sétimo dia, o sábado, porque é o dia apontado por Deus quando criou os Céus e a terra.

Jesus veio a terra para tornar possível a todas as pessoas relacionarem-se corretamente com Deus. Jesus morreu na cruz e derramou seu sangue para assim haver perdão dos pecados. O primeiro credo da igreja cristã foi a declaração, “Jesus é Senhor”. O Senhor Jesus tinha algo a dizer a respeito do sábado em Marcos 2:27-28:

O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o filho do homem é senhor também do sábado.

A Bíblia nos diz que era costume de Jesus cultuar no sábado. Lucas 4:16. Há várias passagens no livro de atos dos apóstolos, que nos dizem que Paulo cultuava no sábado, Atos dos Apóstolos 18:4. Com referência ao sábado, temos a ordem divina nos Dez Mandamentos, e os exemplos de Jesus Cristo e do apóstolo Paulo.

Determinar qual dia é o sábado é fácil. Israel é o relógio de Deus. Desde que o maná foi enviado no deserto até hoje, Israel nunca perdeu o ciclo semanal de sete dias. Embora os calendários tenham, mudado, o ciclo semanal jamais foi alterado. O sétimo dia da semana no calendário é o mesmo sétimo dia da semana iniciado na criação. O sétimo dia pode ser designado por diferentes nomes e receber números diferentes a cada mês, mas ele sempre foi o sétimo dia da semana.

Neste estudo, examinaremos todos os assuntos mencionados acima e outros mais. Oro para que o coração e a mente de vocês sejam abertos para ouvir a verdade divina a partir da Palavra de Deus.

O Sábado e a Criação

A essência do Cristianismo é o homem ser trazido ao correto relacionamento com Deus. De fato, Deus criou o homem para desfrutar de um relacionamento de amor com ele.

Deus criou o homem (Gênesis 1:27) e, então, criou o sábado (Gênesis 2:1-4), como o período de tempo no qual Deus receberia toda a atenção do homem. O sábado é um período de tempo, presenteado ao ser humano por Deus para o benefício da humanidade.

No começo, bem no começo, não havia nada exceto Deus. A partir desse “nada”, Deus criou os céus e a terra. Gênesis, capítulo 1, nos conta que Deus falou, e então passou a existir um belo universo cheio de coisas vivas. Entre todas as coisas belas e vivas, não havia nenhum objeto ou ser que Deus amasse até criar o homem.

Artigos Relacionados

O Sábado Sagrado Do Senhor O Sábado Sagrado Do Senhor
O Sábado sagrado da bíblia, o sétimo dia da semana, é tempo sagrado, um dom de Deus para todas as...
Lei Moral x Leis Cerimoniais Lei Moral x Leis Cerimoniais
A grande maioria dos evangélicos, não distinguem a diferença entre o que é lei moral e o que é leis...
Jesus Não Ressuscitou no Domingo Jesus Não Ressuscitou no Domingo
Se Jesus tivesse morrido na sexta-feira como dizem a maioria dos evangélicos, ele teria que...
Sábado: Santo Dia de Deus Sábado: Santo Dia de Deus
O Santo Sábado é segundo a bíblia o quarto mandamento da lei de Deus. É também um memorial da...

O homem foi criado de tal forma semelhante a Deus, que Deus podia amá-lo. Esta semelhança e chamada “imagem de Deus”. (Gênesis 1:27). O Homem foi criado perfeito e em harmonia com o resto da criação perfeita de Deus. Em Gênesis 1:31 após Deus ter criado o universo,

Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom

Embora os céus e a terra estivessem prontos no sexto dia da semana da criação, havia uma coisa a mais a ser criada, o sábado.

Gênises 2:1-3 diz:

ssim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera”

A bíblia não nos diz o que o homem fez no sétimo dia da criação, mas aquele fora o primeiro dia completo do homem na terra. Naquele dia havia um homem perfeito relacionando-se com o Deus perfeito, que guardava o primeiro sábado – o sétimo dia. A primeira percepção do homem acerca de Deus seria vê-lo como Senhor do Sábado. Neste primeiro Sábado da semana da criação, Deus descansava e se deleitava com sua criação e com seu relacionamento com o homem. A história da criação divina do sábado (Gênesis 2:2-3) nos mostra três coisas que Deus fez com o sétimo dia. (Apesar de a palavra “sábado” não aparecer na história da criação em Gênesis, está claro que o sábado foi instituído).

Inicialmente, Deus descansou no Sétimo dia. O Deus todo-poderoso não estava cansado da criação dos céus e da terra; no entanto, a Bíblia mostra que ele descansou no sétimo dia. Santificar o sábado por meio do descanso foi o primeiro exemplo divino para o homem. Aqui “descanso” simplesmente significa que Deus parou, ou cessou seu trabalho criativo. O descanso de Deus não foi o descanso da inatividade. Foi um descanso para distinguir seus atos de criação realizados nos seis dias anteriores.
Em segundo lugar, Deus abençoou o Sétimo dia.

Isto significa que Deus conferiu ao sétimo dia uma MARCA especial de bondade. Ele Criou um tipo de benção para o sétimo dia não concedida a nenhum outro dia da semana. Repare que nenhum outro dia da semana foi abençoado, somente o sétimo dia.
Em terceiro lugar, Deus SANTIFICOU, ou tornou santo, o sétimo dia. Ao santificar, ou tornar santo o sétimo dia, Deus declarou e tornou o sétimo dia um tempo santo ou consagrado.

Deus fez mais do que meramente descansar no primeiro sábado. “Deus abençoou o sétimo dia, e o santificou.” (Gênesis 2:3). Este foi o ato final de Deus durante a semana da criação. Ele tomou o último dia da semana da criação (o sétimo dia) e o separou como um dia especial. Deus fez o sétimo dia, o Sábado, especial ao abençoá-lo e separá-lo dos outros seis dias.

O sábado é parte da ordem da criação e tem sua origem naquele tempo. No princípio, Criou Deus os Céus, a terra, o homem e o sétimo dia, o sábado.

O sétimo dia foi a única parte da criação testemunhada por um ser humano. O descanso divino no sétimo dia seria o primeiro exemplo para o homem que, mais tarde Deus esperaria que seu povo seguisse. 

O Sábado e o Maná

Após a criação do universo, do homem e do sábado, a rebelião humana rompeu o relacionamento com Deus. Em decorrência disso, Deus expulsou o homem e a mulher (Adão e Eva) do Jardim do Éden.

A Bíblia não menciona nada sobre o sábado desde a queda até a época de Moisés. Deus não havia abandonado o sábado; Ele esperou até que seu povo estivesse pronto para recebê-lo. Deus tirou os israelitas da escravidão do Egito e os levou ao deserto. Então, ensinou-lhes o princípio da guarda do sábado. Deus escolheu ensinar este povo obstinado o princípio da guarda do sábado por intermédio do estômago deles. Deus usou o maná como lição prática, que prepararia os Israelitas para receberem o quarto mandamento. O maná foi uma lição de fé ensinada por Deus concernente ao seu dia.

Deus deu instruções a respeito da colheita do maná no sábado. As instruções eram específicas e requeriam fé por parte dos ouvintes. O maná foi uma lição sobre fé e guarda do sábado.

Ao sexto dia, colheram pão em dobro, dois gômeres para cada um; e os principais da congregação vieram e contaram-no a Moisés. Respondeu-lhes ele: Isto é o que disse o Senhor: amanhã é repouso, o Santo Sábado do Senhor; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobrar separai, guardando para amanhã seguinte. (Êxodo 16:22-23). 

Artigos Relacionados

A Finalidade Da Lei De Deus A Finalidade Da Lei De Deus
O objetivo desta lição é apresentar e ilustrar ao leitor que não são os legalistas que serão salvos...
Perguntas Frequentes Sobre o Sábado Sagrado Perguntas Frequentes Sobre o Sábado Sagrado
Como membro da Igreja Batista do Sétimo Dia eu gosto de dar a meus irmãos e irmãs cristãos respostas...
Oseias 2:11 é uma profecia sobre a abolição do Sábado? Oseias 2:11 é uma profecia sobre a abolição do Sábado?
TEXTO: Acabarei com a sua alegria: suas festas anuais, suas luas novas, seus dias de sábado e...
Deuteronômio 5:12-15 ensina que o Sábado era apenas para Israel? Deuteronômio 5:12-15 ensina que o Sábado era apenas para Israel?
Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR teu Deus. Seis dias...

Envie suas perguntas